Evidências para o cuidado de Enfermagem na avaliação do Risco Coronariano em Pacientes Hospitalizados Evidence for nursing care in the evaluation of coronary risk in hospitalized patients
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4460-4471Resumen
Objetivo: discutir as evidências científicas sobre risco coronariano em pacientes hospitalizados de desenvolver um infarto agudo do miocardio nos próximos dez anos. Método: trata-se de um estudo descritivo de corte transversal. A amostra foi constituída por 42 pacientes hospitalizados. Os dados foram coletados no período de maio a junho de 2013. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia (protocolo 266.907). Resultados: foi verificado que 42,5% dos hospitalizados apresentam um alto risco para desenvolver infarto agudo do miocárdio nos próximos 10 anos. Conclusão: observou-se que existem pacientes hospitalizados com idade avançada que apresentam risco coronariano. Assim, sugere-se que a equipe de enfermagem promova a implantação de cuidados direcionados aos pacientes crônicos potencialmente vulneráveis ao infarto agudo do miocárdio. Descritores: Risco Coronariano. Fatores de Risco. Cuidados de Enfermagem.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.