Design Science Research para o Desenvolvimento de um Modelo da Participação em Bate-papo

Autores

  • Edmilson Barcelos Rocha Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Mariano Pimentel Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Morganna Carmem Diniz Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Flávia Maria Santoro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Resumo

O grande crescimento da Educação a Distância no Brasil e o intenso uso do bate-papo nessa modalidade motivaram o estudo apresentado neste artigo. A pesquisa tem um duplo objetivo: demonstrar a influência do tamanho do grupo na participação em bate-papo educacional e produzir um modelo matemático para estimar a quantidade máxima de alunos que devem participar de um bate-papo mantendo o nível de participação desejado pelo professor. A metodologia usada foi a Design Science Research, que orienta a realização de uma pesquisa comportamental aliada à produção de um artefato. As estimativas produzidas pelo modelo foram confrontadas com dados reais e mostraram precisão adequada corroborando para sua validade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmilson Barcelos Rocha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Doutorando em Informática no PPGI-Unirio pesquisando o uso de Sistemas Colaborativos na Educação a Distância.

Downloads

Publicado

2015-07-15

Como Citar

Rocha, E. B., Pimentel, M., Diniz, M. C., & Santoro, F. M. (2015). Design Science Research para o Desenvolvimento de um Modelo da Participação em Bate-papo. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 8(1), 18–41. Recuperado de https://seer.unirio.br/isys/article/view/4342

Edição

Seção

VERSÕES ESTENDIDAS DE ARTIGOS SELECIONADOS