Uma Experiência de uso da Gamificação em Plataformas de Participação Social
Resumo
As áreas de pesquisa em Democracia e Participação Eletrônica têm explorado soluções para diminuir o distanciamento habitual na relação entre governo e cidadãos com o uso de TICs. Apesar de terem sido propostas alternativas tecnológicas para a participação cidadã em assuntos de governo, esta colaboração não tem ocorrido facilmente. As plataformas criadas apresentam, na maioria dos casos, baixa audiência. Na tentativa de promover a participação, este trabalho explora o uso de mecanismos de gamificação como gatilho motivador ao engajamento de cidadãos em plataformas de participação eletrônica. Este artigo apresenta o design de uma plataforma de participação eletrônica com elementos de gamificação. A plataforma foi submetida a uma avaliação em um contexto real, no intuito de averiguar se os mecanismos de gamificação promovem uma maior participação dos envolvidos. Os resultados da avaliação demonstram em particular, uma maior participação com o uso da plataforma gamificada, sobretudo quando recursos de motivação extrínseca são aplicados.Downloads
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Publicado
2016-05-16
Como Citar
Classe, T. M. de, Silva, J., Pimentel, M., & Mendes de Araujo, R. (2016). Uma Experiência de uso da Gamificação em Plataformas de Participação Social. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 9(1), 58–80. Recuperado de https://seer.unirio.br/isys/article/view/5355
Edição
Seção
ARTIGOS DE EDIÇÃO ESPECIAL