Uso do Algoritmo Distância de Edição com Técnicas de Pré-Processamento para Apoiar a Identificação de Plágio em Códigos-Fonte de Problemas de Programação Introdutória
Resumo
Este trabalho aborda o problema de plágio no ensino de programação introdutória no contexto de um sistema de administração e correção automática de listas de exercícios. Com o objetivo de identificar uma ferramenta de detecção de plágio que pudesse ser incorporada no sistema, foi feito um levantamento bibliográfico que detalhou as soluções disponíveis. Diante da falta de soluções open-source que pudessem ser executadas localmente, optou-se pelo desenvolvimento de uma ferramenta própria, adaptada ao contexto de programação introdutória, com problemas simples, e modificações léxicas como principal estratégia de plágio. A proposta apresentada combina uma estratégia de normalização com o algoritmo Distância de Edição. A ferramenta foi testada com dados reais, oriundos de interações de alunos de programação introdutória com uma ferramenta de juiz online. O trabalho também abordada a análise do plágio em um contexto mais abrangente, como o comportamento de um aluno ou de uma turma com relação ao plágio. Os resultados indicam que análises detalhadas dos dados ocorrendo em um intervalo de tempo podem trazer uma perspectiva diferente que permite uma visão mais global do ambiente de ensino.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-27
Como Citar
Francisco, R. E., & Ambrósio, A. P. L. (2016). Uso do Algoritmo Distância de Edição com Técnicas de Pré-Processamento para Apoiar a Identificação de Plágio em Códigos-Fonte de Problemas de Programação Introdutória. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 9(2). Recuperado de https://seer.unirio.br/isys/article/view/5417
Edição
Seção
ARTIGOS DE EDIÇÃO ESPECIAL