Competências Conversacionais para a Governança Corporativa

Autores

  • José Coelho Avila Senado Federal
  • Gentil José Lucena Filho LabCon – Laboratório de Conversas.
  • Rejane Maria da Costa Figueiredo UnB - Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0001-8243-7924

Resumo

Governança corporativa é um instrumento de realinhamento das organizações num contexto global de mudanças culturais e de valores. Paradoxalmente, junto vem uma tradição histórica e de métodos tecnicistas que não condizem com um cenário onde as organizações buscam humanizar suas relações. Como então integrar questões humanas e sociais com questões técnicas de forma a obter resultados mais efetivos? Este artigo apresenta um estudo sobre um framework técnico e ontológico onde, via competências conversacionais, líderes e gestores assumem cuidar dessa integração. As teorias e estudo de caso real apresentados mostram a importância e efetividade das conversações na Governança Corporativa e seus resultados

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Biografia do Autor

José Coelho Avila, Senado Federal

Chefe do Escritório de Gestão da Secretaria de Tecnologia da Informação do Senado Federal. Docente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Especialista em Governança em Tecnologia da Informação e da Comunicação para o Setor Público pela Universidade de Brasília, especialista em Gestão por Processos de Negócio pela Universidade de Santa Cruz do Sul, graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília.

Gentil José Lucena Filho, LabCon – Laboratório de Conversas.

Pós-Doutor em Inteligência Artificial pela Universidade Nova de Lisboa. Ph.D. em Systems Design pela University of Waterloo, Canadá. M.Sc. em Sistemas e Computação e Bacharel em Física, pela Universidade Federal da Paraíba. Coach ontológico certificado pela The Newfield Group em parceria com a ITESM - Instituto Tecnológico de Estudos Superiores de Monterey). Membro da International Coach Federation. Fundador e Diretor Executivo do LabCon – Laboratório de Conversas. Certificações especiais: Coaching avançado pela Newfield Network (CHILE); Coach Executivo pela CEGO Corporación (VEN); e Retirement Coach Certificate (USA).

Rejane Maria da Costa Figueiredo, UnB - Universidade de Brasília

Doutora em Engenharia Mecânica pela EESC/USP. Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pelo ICMC/USP. Analista de Sistemas pela Universidade de Ribeirão Preto. Professora e pesuisadora pela Universidade de Brasília. Faculdade Gama - FGA. Coordenadora do centro  ITRAC – Information Technology, Research and Application Center. Coordenadora do Lato Sensu Governança em Tecnologia da Informação e Comunicação para o Setor Público pela UnB em parceria com o TCU. Áreas e interesses de pesquisa: Engenharia de Software e Governança em Tecnologia da Informação.

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Publicado

2017-06-04

Como Citar

Avila, J. C., Lucena Filho, G. J., & Figueiredo, R. M. da C. (2017). Competências Conversacionais para a Governança Corporativa. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 10(2), 85–110. Recuperado de https://seer.unirio.br/isys/article/view/6191

Edição

Seção

ARTIGOS DE EDIÇÃO ESPECIAL