A crise de identidade dos cursos de Sistemas de Informação é percebida “além-muros” das universidades no sul do Brasil?
Palavras-chave:
Crise de Identidade, Sistemas de Informação, Além-muros, Sul do BrasilResumo
Uma das preocupações que envolvem tanto a pesquisa quanto a formação acadêmica brasileira em Sistemas de Informação (SI) diz respeito à identidade que os cursos de SI buscam alcançar. É sabido que há uma crise inerente a essa identidade devido às fundações da área terem sido construídas por duas comunidades divergentes e complementares entre si: de um lado a Computação - com sua objetividade algorítmica e soluções tecnológicas - de outro, a Administração, com sua subjetividade e reflexão sistêmica sobre os contextos em que as soluções tecnológicas estão inseridas. O objetivo deste trabalho é identificar se essa crise é percebida pelos estudantes antes de ingressar no curso ou somente depois, além de verificar como essa percepção é construída. Os procedimentos metodológicos incluíram métodos quantitativos e qualitativos para análise descritiva estatística e empírica de dados coletados de estudantes de cursos de SI, bem como estudo documental nos sites dos cursos de SI. Como resultado obtido, por meio de 133 estudantes de 4 cursos da região sul do Brasil, foi possível detectar que a crise pode sim ocorrer “além-muros”, visto que uma boa parcela de estudantes cria uma falsa expectativa quanto ao curso, esperando seu enfoque exclusivamente em programação.Downloads
Referências
ACM (2010), The Curriculum Guidelines for Undergraduate Degree Programs in Information Systems, Association for Computing Machinery and Association for Information Systems. https://www.acm.org/education/curricula-recommendations
Amorim, G. (2015) “O Mercado de Profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil: uma análise do período de 2006 a 2013”. http://www.brasscom.org.br/brasscom/Portugues/download.php?cod=1775.
Araujo, R., Ralha, C., Graeml, A. e Cidral, A. (2015). A Comunidade de Pesquisa em Sistemas de Informação no Brasil na perspectiva do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. iSys-Revista Brasileira de Sistemas de Informação, 8(1), 5-17. http://seer.unirio.br/index.php/isys/article/view/5136 [GS Search]
Benbasat, I. and Zmud, R. W. (1999). Empirical research in information systems: the practice of relevance. MIS Q. 23, 1 (March 1999), 3-16. doi: 10.2307/249403. [GS Search]
Cavalcante, F. P.L. e Embiruçu, M. S. (2013) Aprendizado com base em problemas: Como entusiasmar os alunos e reduzir a evasão nos cursos de graduação em engenharia; XLI Congresso Brasileiro de Ensino em Engenharia, v. 2013. http://www.fadep.br/engenharia-eletrica/congresso/pdf/116536_1.pdf [GS Search]
Dahlberg, T., Barnes, T., Rorrer, A., Powell, E. and Cairco, L. (2008). Improving retention and graduate recruitment through immersive research experiences for undergraduates. In Proceedings of the 39th SIGCSE Technical Symposium on Computer Science Education, SIGCSE ’08, pages 466–470, New York, NY, USA. ACM. doi:10.1145/1352322.1352293 [GS Search]
Davenport, T.H. Storming the Tower. (1997) CIO Magazine https://books.google.com.br/books?id=gAYAAAAAMBAJ.
Digiampietri, L. A., de Souza Lauretto, M. e Nakano, F. (2016). Estratégia de Análise Quantitativa para Revisão de Pré-requisitos em uma Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. iSys-Revista Brasileira de Sistemas de Informação, 9(2). http://seer.unirio.br/index.php/isys/article/view/5430 [GS Search]
Faquin, G. S. e Araújo, M. A. P. (2017). Uma Avaliação Preliminar da Relação Entre Desempenho Acadêmico e Tipo Psicológico em Acadêmicos de Sistemas de Informação. iSys-Revista Brasileira de Sistemas de Informação, 10(2), 138-152. http://seer.unirio.br/index.php/isys/article/view/6151 [GS Search]
Helfert, M. and Duncan, H. (2007). Evaluating information systems and business informatics curriculum. In Proceedings of the 2007 International Conference on Computer Systems and Technologies, CompSysTech ’07, pages 73:1– 73:5, New York, NY, USA. ACM. 10.1145/1330598.1330676 [GS Search]
Macedo, S. M. S., Barbosa, R. R. (2013) Information management, information technology and behavior and values relation to information in higher education institutions of Belo Horizonte. Brazilian Journal of Information Science, v. 7, n. Esp., 2013. http://search.proquest.com/openview/2031e1303f929c667f6b805e5bfbcff0/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2037570 [GS Search]
MEC (2012). Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Computação, Ministério da Educação. http://portal.mec.gov.br/mais-educacao/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/18689-computacao.
Medeiros, S. M. O. e Melo, J.C.B. (2011) Metodologias para o Ensino de Ciência da Computação na Educação Básica. XI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX 2011 – UFRPE. Recife http://www.eventosufrpe.com.br/2011/cd/resumos/R0325-2.pdf [GS Search]
Oliveira Nunes, A., Veloso da Silva, T., Moura Mota, J., Lima Ferrer de Almeida, A. and Bandeira Andriola, W. (2015). Developing an instrument for assessment of academic management in engineering courses. Latin America Transactions, IEEE Revista IEEE America Latina, 13(1):264–271. doi:10.1109/TLA.2015.7040657 [GS Search]
Rodrigues, F. J. e Ludmer, G. (2005). Sistema de Informação: que ciência é essa?. JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management, 2(2), 151-166. http://www.redalyc.org/html/2032/203219587004/ [GS Search]
Thompson, L. D., Eney, C., Davis, R. e Grady, T. (2014). Recruit and retain women in undergraduate computing: Success stories using research-based practices. In Proceedings of the 45th ACM Technical Symposium on Computer Science Education, SIGCSE ’14, pages 541–542, New York, NY, USA. ACM. doi:10.1145/2538862.2538865 [GS Search]