Um Estudo de Mapeamento Sistemático sobre Metodologias de Avaliação em Interação Humano-Computador voltadas à Tecnologia Assistiva com foco em Pessoas com Deficiência Motora

Autores

Palavras-chave:

metodologias de avaliação, interação humano-computador, tecnologia assistiva, deficiência motora

Resumo

A proposição de uma Tecnologia Assistiva (TA) para a interação com o computador é ainda um grande desafio, uma vez que os dispositivos de interação precisam estar adaptados às necessidades e habilidades dos usuários. Este desafio é atualmente abordado pela área de Interação Humano-Computador (IHC), que explora o projeto, implementação e avaliação de sistemas informáticos computacionais interativos. No caso da avaliação de um dispositivo voltado para TA é ela que, além de outros fatores de performance, irá validar se a TA é realmente voltada para o público alvo. Este trabalho explora metodologias de avaliação em IHC com foco em pessoas com deficiência motora nos membros superiores, resultado de um mapeamento sistemático da literatura. Por fim, este trabalho incluí uma proposta de taxonomia de como estes dispositivos de TA são classificados quanto às suas formas de captação de dados. 

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Biografia do Autor

Andreia Sias Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Atualmente desenvolve pesquisa na área de Interação Humano-Computador, através do desenvolvimento e avaliação de dispositivos para a interação com o computador voltados para Tecnologia Assistiva (TA) para usuários deficientes físicos motores. Faz parte do grupo de pesquisa WeTech: Wearable Technology, Tecnologias Vestíveis focadas em TA. Foi gestora Institucional do Programa Ciências sem Fronteiras no IFSul. É aluna de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências da Computação da Universidade Federal de Pelotas - UFPel; Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC com ênfase em Banco de Dados. Graduada em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Desde 2008, atua como professora efetiva e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - IFSul na área de Ciências da Computação. Atuou também em projetos de pesquisa e extensão nas áreas de tecnologias educacionais, robótica educacional, inclusão digital e formação de professores do ensino fundamental e médio na área das ciências exatas.

Vinicius Kruger Costa, Universidade Federal de Pelotas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Atualmente é doutorando em Ciência da Computação (UFPel) com trabalho em desenvolvimento na área de Interação Homem-Computador (IHC), focado na proposição de novas formas de interação com Interfaces de Usuário (IU) para soluções que envolvem tecnologias vestíveis (wearable technology). Mestre em Ciência da Computação pela UFPel, possui especializações em Gerenciamento de Projetos pela FATec Pelotas e em Educação Profissional (hab. Docência) pelo IFSul, Bacharel em Design Gráfico pela UFPel. Tem experiência em diversos campos de atuação do Design e Tecnologia, com maior ênfase em Design Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: design digital, design de interação, interação humano-computador, arquitetura de informação e design de informação. Atua desde 2012 como professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Campus Pelotas nos cursos de Bacharelado em Design, Tecnólogo em Sistemas para Internet e Técnico em Comunicação Visual em disciplinas ligadas aos temas de pesquisa relacionados. Desenvolve suas pesquisas em conjunto com o grupo de Wearable Technology: WeTech criando tecnologias vestíveis e tecnologia assistiva.

Rafael Cunha Cardoso, Universidade Federal de Pelotas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Atualmente é doutorando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pelotas. O trabalho em desenvolvimento, na área de Interação Homem-Computador, foca na proposição, concepção e aprimoramento de soluções voltadas a Tecnologia Assistiva (TA) de alto nível para usuários deficientes físicos. Possui Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (2001) . Tem experiência na área atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de Sistemas Orientado a Objetos, Web Semântica, Sistemas de Recuperação de informações. Atuou diversos anos na indústria de TI, tendo trabalhado em projetos das empresas C.E.S.A.R, T&T/HP e Voiza. Desde 2010 é professor efetivo do Campus Pelotas do IFSul (Instituto Federal Sul-Riograndense). Foi coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet no biênio 2013/2014. Ministra disciplinas na área de programação: Linguagem e Programação Orientada a Objetos, Linguagem e Programação para Dispositivos Móveis, Estruturas de Dados e Tópicos Avançados em Programação. Orienta trabalhos de conclusão de curso, além de estar envolvido em em projetos de pesquisa e extensão no IFSul. Atualmente desenvolve pesquisa ligada ao grupo de pesquisa WeTech: Wearable Technology.

Marcelo Bender Machado, Universidade Federal de Pelotas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Atualmente é aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Computação da Universidade Federal de Pelotas. Tem mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Possui graduação em Licenciatura Plena - Esquema II pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1991). Possui especialização em Educação pela Universidade Católica de Pelotas (1993), e também especialização em Informática Industrial pela Universidade Tecnológica do Paraná (1994). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) desde 1992, onde atuou na gestão na chefia do Departamento de Ensino no Campus de Charqueadas (2006) e Diretor Geral do Campus de Venâncio Aires (2010). No período de 2013-2016 foi Reitor do Instituto Federal Sul-rio-grandense e também ocupou o cargo de presidente do Conselho das Instituições da Rede Federal (CONIF).

Tatiana Aires Tavares, Universidade Federal de Pelotas

Tatiana Aires Tavares é Bacharel em Informática pela Universidade Federal de Pelotas (1998), Mestre em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e pós-doutora pela Universidade do Estado de Nova Iorque/SUNY em Oswego (2013). Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é professora adjunta do Centro de Desenvolvimento Tecnológico, onde atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Computação, onde atua no GACI (Grupo de Arquiteturas e Circuitos Integrados). Na graduação leciona nos cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação onde atua nas disciplinas Interação Humano Computador, Engenharia de Software e Design da Interação. Na pós-graduação possui mais de vinte orientações de mestrado concluídas e duas orientações de doutorado em andamento. Como atividades de extensão atua em projetos de capacitação junto à centros comunitários, como também, no desenvolvimento de projetos de transferência tecnológica para capacitação profissional, educação infantil e preservação cultural. Sua principal área de interesse é Interação Humano Computador, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos de avaliação, projeto de interfaces não-convencionais, interação multidispositivo, acessibilidade.

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Publicado

2019-03-03

Como Citar

Rodrigues, A. S., Costa, V. K., Cardoso, R. C., Machado, M. B., & Tavares, T. A. (2019). Um Estudo de Mapeamento Sistemático sobre Metodologias de Avaliação em Interação Humano-Computador voltadas à Tecnologia Assistiva com foco em Pessoas com Deficiência Motora. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 11(3), 90–126. Recuperado de https://seer.unirio.br/isys/article/view/7144

Edição

Seção

LEVANTAMENTOS (SURVEYS)