Ontologia de Redes de Valor Verdes

Autores

  • Juscimara Gomes Avelino Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Patrício de Alencar Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Palavras-chave:

Ontologia, Sustentabilidade Ambiental, Modelos de Redes de Valor.

Resumo

Este artigo descreve a especificação de uma ontologia para ampliar a modelagem de redes de valor com conceitos de sustentabilidade ambiental. Uma rede de valor é constituída por um arranjo de atores, atividades e objetos de valor comercial configurados para satisfazer uma necessidade de negócio de um segmento de mercado. O principal objetivo de um modelo de rede de valor é que os negócios configurados a partir desta técnica de modelagem sejam potencialmente sustentáveis. Entretanto, nem sempre a sustentabilidade é contemplada em suas três dimensões (econômica, social e ambiental) nesse tipo de modelagem conceitual. Sendo assim, esta pesquisa propõe uma ontologia que estende o estado da arte em modelagem de redes de valor com conceitos de sustentabilidade ambiental. A ontologia proposta permite a inferência semiautomática de modelos de redes de valor que podem auxiliar empresas a decidir sobre caminhos alternativos de provisão de produtos e serviços dependentes de certificações e acreditações ambientais. A construção da ontologia foi orientada por um ciclo de pesquisa em Design Science. A fase de investigação do problema foi realizada com base em uma revisão de literatura em modelagem de redes de valor; a fase de projeto do tratamento foi orientada por uma metodologia de Engenharia de Ontologias; e a fase de validação foi realizada com um estudo de caso real de exportação de frutas tropicais de uma empresa brasileira do agronegócio, com base no método de Pesquisa-Ação técnica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Cameron, K. (1980). Critical questions in assessing organizational effectiveness. Organizational dynamics, 9(2):66–80.

Clift, R. (1998). Engineering for the environment: the new model engineer and her role. Process safety and environmental protection, 76(2):151–160.

de Alencar Silva, P., Bukhsh, F. A., da Silva Reis, J., & de Castro, A. F. (2017). Agency monitoring patterns for value networks. In International Conference on the Economics of Grids, Clouds, Systems, and Services, pages 81–93.

Filho, A. G. & Watzlawick, L. F. (2008). Importância da certificação de um SGA-ISO 14001 para empresas. Revista Lato Sensu, (6):1–15.

Gómez-Pérez, A. (2004). Ontology evaluation.

Gordijn, J. & Akkermans, H. (2014). Value webs, understanding e-business innovation.

Gordijn, J. & Akkermans, J. M. (2003). Value-based requirements engineering: exploring innovative e- commerce ideas. Requirements engineering, 8(2):114–134.

Lopes, A. A. (2013). Medidas Construtivas Sustentáveis que Buscam Aumentar a Eficiência no Uso dos Recursos e Minimizar os Impactos ao Meio Ambiente. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Escola Politécnica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

Loucopoulos, P. & Kavakli, V. (1999). Enterprise knowledge management and conceptual modelling.

Lusch, R. F., Vargo, S. L., & Tanniru, M. (2010). Service, value networks and learning. Journal of the academy of marketing science, 38(1):19–31.

Medeiros, Y. (2013). A Contribuição das Certificações como Instrumentos Voluntários para a Avaliação da Sustentabilidade de Projetos Urbanos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) - Escola Politécnica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

Normann, R. & Ramirez, R. (1993). From value chain to value constellation: Designing interactive strategy. Harvard business review, 71(4):65–77.

Peppard, J. & Rylander, A. (2006). From value chain to value network:: Insights for mobile operators. European management journal, 24(2-3):128–141.

Reis, J. S. (2018). Redes de Valor Semânticas. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró.

Silva, P. d. A. (2013). Value activity monitoring.

Uschold, M. & King, M. (1995). Towards a methodology for building ontologies. Citeseer. Vrandeć, D. (2009). Ontology evaluation.

Wieringa, R. J. (2014). Design science methodology for information systems and software engineering. Springer.

Downloads

Publicado

2020-04-09

Como Citar

Avelino, J. G., & Silva, P. de A. (2020). Ontologia de Redes de Valor Verdes. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 13(2), 168–197. Recuperado de https://seer.unirio.br/isys/article/view/8955

Edição

Seção

SISTEMAS E PROTÓTIPOS, E SEUS CASOS DE APLICAÇÃO