A Evasão no Curso de Sistemas de Informação sob uma perspectiva tridimensional de fatores

Autores

  • Juliana Saraiva Universidade Federal da Paraíba
  • Amanda Cavalcante Universidade Federal da Paraíba
  • Vanessa Dantas Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Sistemas de Informação, Evasão, Fatores Humanos e Sociais, Desempenho acadêmico.

Resumo

Os altos índices de evasão na graduação vêm demandando pesquisas para entender este fenômeno, inclusive em cursos como Sistemas de Informação. Assim, este trabalho investigou a evasão sob a perspectiva de fatores acadêmicos, humanos e sociais na UFPB. Um survey foi respondido por 53 evadidos e uma análise quantitativa sobre dados gerados pelo Sistema de Controle Acadêmico da instituição - 243 registros -  foi realizada, indicando a falta de políticas públicas e universitárias referente a auxílios financeiros como uma das maiores causas de evasão. Os resultados sugerem que não há diferença no deficit de aprendizagem e nas taxas de cancelamento de matrícula de alunos de diferentes gêneros e origem escolar (pública ou privada), demonstrando que decisões institucionais devem ser tomadas levando em conta uma visão tridimensional sobre os fatores de evasão.

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Publicado

2020-06-18

Como Citar

Saraiva, J., Cavalcante, A., & Dantas, V. (2020). A Evasão no Curso de Sistemas de Informação sob uma perspectiva tridimensional de fatores. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 13(3), 05–24. Recuperado de https://seer.unirio.br/isys/article/view/9519

Edição

Seção

VERSÕES ESTENDIDAS DE ARTIGOS SELECIONADOS