Memória e resistência: “Palestina”, de Joe Sacco

Autores/as

  • Maria Fernanda Nogueira Fundação Biblioteca Nacional

Palabras clave:

Histórias em quadrinhos, Memória Social, Palestina

Resumen

Tem como tema central histórias em quadrinhos como objetos de memória e resistência, fazendo uma análise de “Palestina”, de Joe Sacco (1960). Trabalha com a perspectiva de que os quadrinhos são, enquanto produto cultural, reflexos do pensamento dos autores ou da sociedade na qual estão inseridos, podendo servir de agentes libertadores ou corroborantes às ideias hegemônicas. Reforça que, por ser uma mistura de textos e imagens, as histórias em quadrinhos oferecem diversos vieses de estudo, inclusive sob as perspectivas da memória social. Afirma que a memória é uma construção, embutida no embate das relações de poder. Comenta a situação da Palestina, seu histórico, bem como o discurso discriminante ocidental em relação aos conflitos nos territórios do Oriente Médio. Analisa os depoimentos e as repressões sofridas pelos palestinos no quadrinho de Joe Sacco, apresentando como eles renegam ou coincidem com as práticas declaradas do governo israelense durante o período da Primeira Intifada (1987). Conclui que as histórias em quadrinhos, na condição de gênero único, podem aproximar a experiência do leitor ao fato ocorrido e aos agentes sociais participantes, expondo as memórias tanto dos depoentes quanto do próprio autor.

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Biografía del autor/a

Maria Fernanda Nogueira, Fundação Biblioteca Nacional

Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é bibliotecária da Divisão de Manuscritos da Fundação Biblioteca Nacional e graduanda em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Publicado

2017-05-23

Cómo citar

Nogueira, M. F. (2017). Memória e resistência: “Palestina”, de Joe Sacco. Revista Morpheus - Estudos Interdisciplinares Em Memória Social, 9(16), 143–163. Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/morpheus/article/view/6045

Número

Sección

Artigos originais