11. A noção judaico-cristã do corpo e seus afetos plásticos na dança contemporânea

Autores

  • Márcia Almeida Instituto Federal Brasília

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2011.v3i1.%25p

Resumo

Resumo Tudo o que envolve o ser humano serve como referência na sua formação. No ocidente, a representação corporal se apresenta sob a égide da noção cristã do corpo segundo o modelo teológico. O corpo é desprezado em detrimento da valorização do espírito. A dança incita um julgamento moral cristão. O sentimento moral se confunde com o estético no momento da contemplação. Isso afeta o resultado da dança contemporânea que se vê no palco. Este texto, em tradução da autora, faz parte da tese intitulada: Les affections plastiques du corps et la danse contemporaine, defendida em 2009 na Universidade Paris I Panthéon-Sorbonne, Paris (FR) financiada pela CAPES. Palavras-chave | Arte coreográfica | Noção cristã do corpo | Dança contemporânea Abstract Everything that revolves around the human being serves as a reference to his or her own formation. In the West, the representation of the body is presented under the influence of the Christian notion of the body, according to the theological model in which the spirit is valued to the detriment of the body. Dance, then, encourages a judgment according to Christian morality. Upon contemplation, moral feeling, or reaction, is confused with the aesthetic. This affects one's perception of what is happening on stage. This essay, translated by its author, is part of her dissertation entitled: Les affections plastiques du corps et la danse contemporaine (Corporeal Affectivity in Contemporary Dance), defended in the University of Paris I Panthéon-Sorbonne, Paris (FR), in 2009 and funded by a grant from CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/ Coordinating Foundation for Graduate Programs). Keywords | Choreographic art | Christian notion of the body | Contemporary dance Marcia Almeida é Doutora em Estética/Dança pela Universidade Paris I Panthéon-Sorbonne. Desde 2010 é professora do curso de Licenciatura em Dança (Instituto Federal de Brasília). Coordena o grupo de pesquisa Arte Coreográfica/Dança Contemporânea IFB/CNPq. Interessa-se pelos afetos plásticos do corpo na dança contemporânea. Marcia Almeida holds a Doctorate in Aesthetics/Dance from the University of Paris I Panthéon-Sorbone. Since 2010, she has taught in the Undergraduate Program in Dance (Federal Institute of Brasília) and is Coordinator of the research group Choreographic Arts/Contemporary Dance IFB/CNPq. She is interested in the corporal affectivity of contemporary dance.

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Biografia do Autor

Márcia Almeida, Instituto Federal Brasília

Marcia Almeida é Doutora em Estética/Dança pela Universidade Paris I Panthéon-Sorbonne. Desde 2010 é professora do curso de Licenciatura em Dança (Instituto Federal de Brasília). Coordena o grupo de pesquisa Arte Coreográfica/Dança Contemporânea IFB/CNPq. Interessa-se pelos afetos plásticos do corpo na dança contemporânea. Marcia Almeida holds a Doctorate in Aesthetics/Dance from the University of Paris I Panthéon-Sorbone. Since 2010, she has taught in the Undergraduate Program in Dance (Federal Institute of Brasília) and is Coordinator of the research group Choreographic Arts/Contemporary Dance IFB/CNPq. She is interested in the corporal affectivity of contemporary dance.

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Como Citar

Almeida, M. (2012). 11. A noção judaico-cristã do corpo e seus afetos plásticos na dança contemporânea. O Percevejo Online, 3(1). https://doi.org/10.9789/2176-7017.2011.v3i1.%p