9. SHAKESPEARE, BÉJART E JOSÉ CELSO: possibilidades da cidade como suporte da cena
DOI:
https://doi.org/10.9789/2176-7017.2009.v1i1.%25pResumo
Este artigo visa ampliar as noções de interface entre a cidade e o teatro, que não se resumem à dramaturgia ou à utilização do espaço urbano como cenografia. Para tal, foram analisados três eventos de naturezas distintas – o espetáculo de dança Bolero (1989), apresentado ao ar livre no Aterro do Flamengo; a adaptação de Na Selva das Cidades (1969) para a cidade de São Paulo, pelo Grupo Oficina, com cenografia de Lina Bo Bardi; e a “teatralização” da cidade de Verona a partir do clássico shakespeareano Romeu e Julieta – com base em conceitos de Pavis (1990), Boyer (1998) e Argan (1998). O resultado das análises comprova que a natureza das cidades é a mesma do teatro, natureza simbólica criada a partir do encontro de coletividades, que não se limita à materialidade. A relação entre cidade e teatro também não se restringe ao momento do evento teatral, propagando-se no tempo e reconstruindo-se dialeticamente. Palavras-chave | espaço teatral | espaço urbano | cenografia. Abstract This article aims to enlarge the interfaces between the city and the theater, which are not limited to the drama or to the use of the urban space as set design. For such, three events of different natures were analyzed - the show of dance Bolero (1989), presented outdoors in the Aterro do Flamengo; the adaptation of In the Jungle of the Cities (1969), focusing the city of São Paulo, by the Grupo Oficina, with set design by Lina Bo Bardi; and the "teatralization" of the city of Verona starting from the shakespearean classic Romeo and Juliet - with base in concepts of Pavis (1990), Boyer (1998) and Argan (1998). The result of the analyses proves that the nature of the cities is the same as that of theater, a symbolic nature that happens as the encounter of collectivities occurs, which is not limited to the materiality of the city. The relationship between city and theater is also not restricted to the moment of the theatrical event, spreading in time and being dialectically rebuilt. Keywords | Theatrical Space | Urban Space | Set Design. EVELYN FURQUIM WERNECK LIMA é arquiteta e urbanista pela FAU-UFRJ, mestre em História e Crítica da Arte (UFRJ), doutora em História Social (cidade e sociedade) pela UFRJ-EHESS, professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO - e professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Pesquisadora 1-D do CNPq e Cientista de Nosso Estado da FAPERJ. Pesquisadora da CAPES em estágio pós-doutoral (Paris X-EHESS). É Membro do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro. Foi Diretora do Departamento Geral de Patrimônio Cultural (1990-1992) e Coordenadora da Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto Metodista Bennett (1997-2005). Autora, entre outros livros, de Das Vanguardas à Tradição (2006), Arquitetura do Espetáculo (2000) – prêmio IAB/RJ, Avenida Presidente Vargas: uma drástica cirurgia (1990 e 1995) – prêmio Olga Verjovski. Co-organizadora de Espaço e Teatro (2008), Espaço e Cidade (2004 e 2007) e Cultura Patrimônio e Habitação (2004). Coordena o Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana da UNIRIO. EVELYN FURQUIM WERNECK LIMA is an architect and town planner (FAU-UFRJ), MSphil in History and Critic of Art (UFRJ), PHD in Social History (city and society) (UFRJ-EHESS), Associated Professor of the Federal University of the State of Rio de Janeiro - UNIRIO - working for the Program of Post Graduate degree in Scenic Arts. Researcher for the CNPq and FAPERJ. Researcher for CAPES (Paris X-EHESS). She is a Member of the Municipal Heritage Council of Rio de Janeiro. She was Manager of the General Department of Cultural Heritage (1990-1992) and Coordinator of the Masters degree in Architecture and City Planning of the Bennett Methodist Institute (1997-2005). Author, among other books, of From the Vanguards to Tradition (2006), Performing Architecture (2000) - IAB/RJ Award, President Vargas Avenue: a drastic surgery (1990 and 1995) - Olga Verjovski Award. Co-organizer of Space and Theater (2008) , Space and city (2004 and 2007), and Culture, heritage and housing (2004). She coordinates the Laboratory of Studies of the Theatrical Space and Urban Memory of UNIRIO. NIUXA DIAS DRAGO é arquiteta e urbanista pela FAU-UFRJ, atriz pela Escola Estadual de Teatro Martins Pena, mestre em Teatro pela UNIRIO e doutoranda em Artes Cênicas, também na UNIRIO. Foi pesquisadora do Laboratório de Análises Urbanas e Representação Digital da FAU/UFRJ (1997-2002) e professora substituta da EBA/UFRJ. Atualmente integra o elenco da Cia de Teatro Ícaros do Vale, atua como produtora cultural e desenvolve pesquisa sobre a cenografia de Tomás Santa Rosa, além de ser membro do Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana da UNIRIO. NIUXA DIAS DRAGO is an architect and town planner (FAU-UFRJ), actress (Escola de Teatro Martins Pena), MSphil in Theater (UNIRIO) and PHD student in Scenic Arts, UNIRIO. She was a researcher for the Laboratory of Urban Analyses and Digital Representation (FAU/UFRJ -1997-2002) and substitute teacher for EBA/UFRJ. Now she integrates the cast of Cia of Teatro Ícaros do Vale. She is a cultural producer and she develops research on Tomás Santa Rosa´s set design, besides being a member of the Laboratory of Studies of the Theatrical Space and Urban Memory of UNIRIO.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-01-03
Como Citar
Lima, E. F. W., & Drago, N. D. (2010). 9. SHAKESPEARE, BÉJART E JOSÉ CELSO: possibilidades da cidade como suporte     da cena. O Percevejo Online, 1(1). https://doi.org/10.9789/2176-7017.2009.v1i1.%p
Edição
Seção
Cidades representadas