9. Corpo e voz, uma preparação integrada.
DOI:
https://doi.org/10.9789/2176-7017.2009.v1i2.%25pResumo
Este trabalho se baseia na trilogia dos aspectos essenciais ao ator – interpretação, corpo e voz – todos voltados para uma atuação mais verdadeira, procurando através dos sentidos, um conhecimento maior do funcionamento do ator como um todo. Partiu-se do princípio que, se podemos improvisar com corpo, podemos mais facilmente improvisar com palavras, com a voz. Neste trabalho foram selecionados exercícios de aquecimento de corpo e de voz, realizados simultaneamente, visando a preparação do ator para as encenações. Palavras-chave | corpo | voz | preparação corporal e vocal Abstract This article is a study of the three fundamentals that are essential to any actor: interpretation, body and voice. These elements are normally explored in theater courses with the intention of achieving a more truthful acting – as an attempt to help the student attain a greater knowledge of the functioning of an actor as a whole, by suggesting him to pay attention to, and through, the senses. We assume that if you can improvise with the body, you can more easily improvise with words and with the voice. In this paper we present a selection of warm-up exercices for body and voice which are executed simultaneously, with the intention of preparing the actor for the stage. Keywords | body | voice | body and voice preparation MARLY SANTORO DE BRITO é fonoaudióloga Especialista em Voz, Professora de Técnica Vocal da Escola de Teatro da UNIRIO, Co-autora do livro VOZ EM CENA. Preparadora vocal de atores de teatro, cinema e TV. MARLY SANTORO DE BRITO, PhD is a phonoaudiologist specialized in Voice, Professor of Vocal Technique at UNIRIO, co-author of the book Voz em Cena, and a Vocal Coach for theater, TV, and movie actors. ENAMAR RAMOS é pedagoga e Orientadora Educacional, Mestre em Educação Doutora em Teatro Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Execução da Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: movimento e voz, dança, pedagogia do corpo, Angel Vianna. Coordena e ministra aulas no Curso de Pós Graduação Lato Sensu Especialização em Teatro Musicado da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). ENAMAR RAMOS, PhD is a Pedagogue and Guidance Councilor, has a Master’s Degree in Education and a Doctorate in Theater. She is currently a level III Assistant Professor at UNIRIO, and has experience in Arts, emphasizing Dance, and working with the following themes: movement and voice, dance, pedagogy of the body, Angel Vianna. He also Coordinates and teaches a Lato Sensu Post Graduation Course at UNIRIO.Downloads
Não há dados estatísticos.
Como Citar
Ramos, E., & Brito, M. (2010). 9. Corpo e voz, uma preparação integrada. O Percevejo Online, 1(2). https://doi.org/10.9789/2176-7017.2009.v1i2.%p
Edição
Seção
Enfoques