ESPAÇO RÍTMICO: Provocações da escuta

Autores

  • Andreia Aparecida Paris Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2015.v7i1.p.%2040-53

Resumo

RESUMO: Este trabalho pretende abordar o conceito de “espaço rítmico” idealizado por Adolphe Appia (1862-1928) no início do século XX. Appia propõe o espaço rítmico como meio de expandir a presença do ator, quebrando a imobilidade do palco a partir da utilização de estímulos como plataformas, cubos e blocos. Ao se movimentar por estes “obstáculos” físicos, o ator ritmaria o espaço cênico e a sua própria expressividade, valorizando e ampliando as possiblidades criativas tanto do espaço quanto do ator. Como meio de aprofundamento deste conceito encontrou-se nos termos “escuta extraordinária” (extraordinary listening) e viewpoints de Anne Bogart (1951) possibilidades de diálogos. Para a diretora o ator sensibilizado corporalmente e em estado de escuta e de percepção, dialoga diretamente com a profusão de ritmos e elementos disponíveis nos espaços mesmo estes vazios, ampliando sua expressividade. Portanto, assim como Appia, propõe um diálogo com o espaço teatral que dilata a presença do ator. Palavras-chave: Espaço rítmico; Escuta Extraordinária; Viewpoints; Adolphe Appia; Anne Bogart. ABSTRACT: This paper aims to expand the concept of rhythmic space designed by Adolphe Appia (1862-1928) in the early twentieth century. Appia proposes the “rhythmic space” to expand the presence of the actor, breaking the stillness of the stage. Appia suggests to building platforms, cubes and blocks for the actor to move rhythmically and expanding the expressive possibilities of both the space and the actor. The concept of “extraordinary listening” and “viewpoints” of the American director Anne Bogart (1951) dialogues possibilities to expand the concept of the “rhythmic space”. The “extraordinary listening” is an state of the perception that the actor seeks to develop all their senses, so that they are sensitized, mobilized and aware. Anne Bogart believes that the actor needs to be deeply moved bodily, be in listening state, dilated perception, acute sensitivity to carry out their work, to perceive space, to the profusion of rhythms and all the elements that are available in space. Therefore, it is possible to revisit the concept the Appia’s “rhythmic space” and the concept the Bogart’s “extraordinary listening” for exceed the developed expressiveness at work the actor. Keywords: Rhythmic Space; Extraordinary Listening; Viewpoints; Adolphe Appia; Anne Bogart

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Aparecida Paris, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

É professora do Departamento de Teatro da Universidade Regional do Cariri (URCA). Doutora em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professor Department of Theatre of the Regional University of Cariri (URCA). PhD in Theatre from the University of the State of Santa Catarina (UDESC).

Downloads

Publicado

2016-06-13

Como Citar

Paris, A. A. (2016). ESPAÇO RÍTMICO: Provocações da escuta. O Percevejo Online, 7(1), p. 40–53. https://doi.org/10.9789/2176-7017.2015.v7i1.p. 40-53

Edição

Seção

Olhares Sobre a Dança