A MOÇA DOS OLHOS DE SANGUE

Autores

  • Arheta Ferreira Andrade Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2016.v8i2.136-158

Resumo

RESUMO Este trabalho constitui parte de minha pesquisa de doutorado, a qual propôs interfaces entre os campos da Surdocegueira e da Arte. Através do método da cartografia, o trabalho foi desenvolvido com pessoas surdocegas, familiares desses sujeitos e profissionais do Programa de Atendimento e Apoio ao Surdocego – PAAS, do Instituto Benjamin Constant no Rio de Janeiro. Acompanhando processos de trabalho no PAAS, a pesquisa agenciou-se aos interesses do território estudado e dos sujeitos que se envolveram nos processos, dentre os quais destacamos neste artigo algumas das experiências vividas por uma das participantes. Os resultados apontam a relevância da arte para a expressão do ser, para a comunicação, a ampliação da percepção e o entendimento de mundo de pessoas surdocegas. Do mesmo modo, revelam a potência que o campo da surdocegueira traz para o campo das artes, suscitando ampliações e enriquecimentos nos modos de perceber, conceber, fazer e fruir arte. Para isso faz-se necessário considerar as maneiras de perceber, de ser, de entender, de se comunicar de pessoas com diferenças sensoriais e, mergulhados em seus universos, estabelecer diálogos descoloniais que possibilitem a partilha do sensível entre aqueles mundos e os nossos. Palavras-Chave: Arte, Deficiência e Invisibilidades ABSTRACT This work is part of my PhD research, which proposed interfaces between the Deafblind and Art fields. Through the cartography method, the work was developed with deafblind people, relatives of these subjects and professionals of the Program of Assistance and Support to the Deafblind - PAAS, of the Benjamin Constant Institute in Rio de Janeiro. Accompanying work processes in the PAAS, the research was conducted in the interests of the territory studied and the subjects involved in the processes, among which we highlight in this article some of the experiences lived by one of the participants. The results point to the relevance of art to the expression of being, to communication, to the expansion of perception and understanding of the world of deafblind people. In the same way, they reveal the power that the field of deafblindness brings to the field of the arts, provoking extensions and enrichments in the ways of perceiving, conceiving, making and enjoying art. For this, it is necessary to consider the ways of perceiving, of being, of understanding, of communicating of people with sensorial differences and, immersed in their universes, of establishing dialogues that allow the sharing of the sensible between those worlds and ours.  Keywords: Art, Disability and Invisibilities

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Biografia do Autor

Arheta Ferreira Andrade, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Artes Cênicas (UNIRIO), Mestre em Educação (PUC-Rio), Especialista em Acessibilidade Cultural (UFRJ) e em Ensino de Arte (UFPE), Graduada em Licenciatura em Artes Cênicas (UFPE). Atua nas áreas da Arte, Arte- Educação e Educação Especial. É professora de Artes Cênicas do Instituto Benjamin Constant (IBC).

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Publicado

2017-05-25

Como Citar

Andrade, A. F. (2017). A MOÇA DOS OLHOS DE SANGUE. O Percevejo Online, 8(2), 136–158. https://doi.org/10.9789/2176-7017.2016.v8i2.136-158