ATUAÇÃO EXPANDIDA NOS SUPORTES FÍLMICO, FOTOGRÁFICO E SONORO

Main Article Content

Marília Guimarães Martins
http://orcid.org/0000-0003-2626-9641

Resumo

O Projeto de Pesquisa de Doutorado "Atuação expandida nos suportes fílmico, fotográfico e sonoro: convergências e tensões entre ator e personagem nas encenações de Brace up!, E se elas fossem para Moscou? e Esfíncter" vincula-se às pesquisas desenvolvidas sobre as práticas, procedimentos e poéticas do ator na cena teatral e suas imbricações tanto com a arte da performance como com as artes audiovisuais, como o cinema, a fotografia, os dispositivos digitais e virtuais, entre outros.

Palavras-chave: trabalho do ator, escrita cênica, teatro performativo, cinema e fotografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Guimarães Martins, M. (2017). ATUAÇÃO EXPANDIDA NOS SUPORTES FÍLMICO, FOTOGRÁFICO E SONORO. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, 1(2), 42–46. Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/6722
Seção
XVII Colóquio
Biografia do Autor

Marília Guimarães Martins, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Centro de Letras e Artes (CLA); Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-UNIRIO)

Marília Guimarães Martins é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO (Bolsista CAPES) / Linha de Pesquisa Poéticas da Cena e do Texto Teatral, sob a orientação da Profa Flora Süssekind. Mestra pelo mesmo programa e linha de pesquisa, sob a orientação da Profa Angela Materno (Bolsista CNPQ. Professora Substituta (Assistente A) do Curso de Direção Teatral da ECO-UFRJ (2017). Atriz formada pelo Curso Profissionalizante de Ator, na Faculdade da Cidade, coordenado por Bia Lessa, e diretora graduada em Artes Cênicas (habilitação: Direção Teatral) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Membro colaborador da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Professora Substituta das disciplinas de "Interpretação" e "Linguagem Teatral", por dois anos, na graduação dos cursos de Cenografia e Licenciatura em Artes da Faculdade de Belas Artes da UFRJ; Professora de interpretação e de Direção Teatral do Centro de Estudo Artístico Experimental (Sesc-Tijuca), coordenado por Ana Kfouri (2000-2010); Professora da "Oficina de Criação Teatral" do Centro Cultural da UERJ (1995-1999); Professora de Interpretação, no Centro Cultural da Faculdade Cândido Mendes (1994-1995); Diretora Artística do Grupo de Teatro da Pediatria Brasileira, formado por crianças (2008-2016). Foi editora assistente da Revista "O Percevejo nº 9: Teatro Contemporâneo e Narrativas" (Bolsista IC ? FAPERJ, 1999-2001). Integrou por 15 anos a Cia. Teatral do Movimento, dirigida por Ana Kfouri, e é fundadora da Os Cênicos Cia de Teatro. Em seu currículo constam mais de trinta peças de teatro, nas quais atuou ou dirigiu. Atuou ainda em cinema e em novelas na Rede Globo e Rede Record. Foi coordenadora e diretora artística do Núcleo de Radiodramaturgia EBC (Empresa Brasil de Comunicação), onde dirigiu e atuou em mais de 60 peças de radioteatro, veiculadas nas Rádios MEC e Nacional (2011-2015). Também dirige e atua no programa de radioteatro Perguntar e Pensar, tendo já realizado mais de 400 programas (2008-2016). Trabalhou ainda com diretores como: Marco André Nunes, Gilberto Gawronski, Sílvia Paselo, Alexandre Mello, Moacyr Goés, Denise Saraceni, Almir Telles, Lauro Goés, Larissa Elias, Roberval Duarte, Fabiano de Freitas, Ribamar Ribeiro, Henrique Andrade, entre outros.