TRILHAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO MOVENTE

Main Article Content

Andrea Nascimento Elias
http://orcid.org/0000-0003-4697-9245

Resumo

Considerando o método cartográfico para pesquisa nas Artes Cênicas, a comunicação objetiva compartilhar o status da pesquisa sob título “Quando um desejo conduz a uma poética e um olhar constrói um corpo: práticas em dança contemporânea”, evidenciado os movimentos sempre necessários de atualização do olhar frente à labilidade do objeto-problema. Dessa forma, busca problematizar a construção de campos de saber forjados no fazer e questiona a relação desse saber com o predicativo criança em ações formativas nas Artes Cênicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Elias, A. N. (2017). TRILHAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO MOVENTE. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, 1(2), 209–213. Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/6789
Seção
XVII Colóquio
Biografia do Autor

Andrea Nascimento Elias, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Unirio, mestre em Artes Cênicas, Especialista em Educação Estética e Licenciada em Artes pela mesma instituição. É diretora e coreógrafa, bailarina, atriz, educadora e produtora cultural. Em 2003 criou e dirige, desde então, a Cia de Dança Teatro Xirê que mantém pesquisa e criação continuadas sendo, no Rio de Janeiro, pioneira na produção em dança contemporânea destinada ao olhar de crianças. Publicou o artigo “Filmografia Felliniana: corpos que narram porque dançam” (Revista O Percevejo Online. Dossiê Temático “Artes Cênicas e Filosofia - corpo e imagem”, v. 2., n. 1: 2010) e a caixa "Cadê a Dança?" (a caixa contém 3 DVD's com os espetáculos de repertório da Cia Xirê acompanhados, cada um, de um "brinquedo de dançar": os livros "O Grande Livro das Profissões" e "Ciranda de Dedo"; e o jogo "CO-LA-COR-PO"). Foi premiada pelo Fundo Ibero Americano de Artes Escenicas, pela Funarte/Ministério da Cultura. Seus espetáculos têm circulado Brasil, Argentina, Equador, Alemanha, Espanha, Itália e Índia.