APONTAMENTOS SOBRE OS CORPOS/EDUCANDOS PELO VÉRTICE FOUCAULTIANO

Autores

  • Yvisson Gomes dos Santos Universidade Federal de Alagoas – UFAL

DOI:

https://doi.org/10.9789/1679-9887.2021.v19i1.109-122

Palavras-chave:

Foucault, Corpos, Escola

Resumo

O presente artigo trata sobre os corpos/educandos no âmbito da Educação. Têm-se como verniz teórico as concepções foucaultianas de vigilância e punição, a priori, nas quais se estendem a práticas do cuidado de si (FOUCAULT, 2010). Estabelecer uma diacronia e buscando uma sincronia entre esses dois temas (docilização e cuidado de si), indo em direção à estética da existência em Foucault, faz-nos pensar que a verticalidade de poderes que são colocados no âmbito escolar tende a inviabilizar os aspectos necessários dos corpos em suas diferenças e idiossincrasias. O ato individualizante, uma dessas verticalidades, dos corpos/educandos em uma atmosfera educativa poderá obliterar o modus operandi inerente aos discursos dos desejos, das altercações, do cuidado de si através da ética e da dietética foucaultianas na Escola – espaço não necessariamente físico, mas estético. Buscamos, como conclusão, reconhecer que o cuidado de si se dará com a observância de práticas que acionam os sujeitos aos vértices indissociados do cuidado de si.

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Biografia do Autor

Yvisson Gomes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Doutorando em Educação pelo PPGE/CEDU/UFAL. E-mail: yvissongomes@hotmail.com.

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Publicado

2021-08-11

Como Citar

GOMES DOS SANTOS, Y. APONTAMENTOS SOBRE OS CORPOS/EDUCANDOS PELO VÉRTICE FOUCAULTIANO. Psicanálise &amp; Barroco em Revista, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 109–122, 2021. DOI: 10.9789/1679-9887.2021.v19i1.109-122. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/10112. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres