Evento virtual interdisciplinar em universidade pública no Brasil: reflexões e saberes na temática HIV/AIDS
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10i1.185-196Palabras clave:
Extensão, Pandemia, HIV, AIDSResumen
Relata-se nesse texto a vivência de um evento virtual organizado pela integração de projetos do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, realizado em dezembro/2021, objetivando comemorar o “Dia da luta contra a AIDS”. Devido ao contexto pandêmico, o mesmo foi mediado por tecnologias digitais, planejado por estudantes e docentes dos Grupos de Extensão (APHETO e NUTDOC), contou com palestrantes de diversas áreas de atuação e instituições. No total foram 107 (100%) inscrições; 38 (35,5%) participaram da atividade na parte da manhã, com debates em mesa redonda e 39 (36,4%) na ação referente ao período da tarde, sob modalidade em roda de conversa. O formulário de avaliação foi respondido por 23 (21,4%) dos participantes, os quais registraram que o mesmo favoreceu a troca de saberes interdisciplinares na temática HIV/AIDS e afirmaram que participariam de edições futuras. Notou-se que tais eventos são formas dialógicas de ampliar conhecimentos ligados ao contexto do HIV.
Descargas
Citas
AGUIAR, B. G. et al. Execução de projetos de extensão em período de pandemia: autoavaliação e estratégias. Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade, v. 3, n. 01, p. 176-191, 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf>. Acesso em: 09 abr. 2022.
DE MORAES, C. H. et al. Educomunicação em Tempos de Crise: Adaptação de Projetos no Apoio ao Ensino Remoto. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 17-30, 2021.
FERREIRA, B.; NEVES, A. L. M. das. Aids e Covid-19: entre olhares e experiências. Revista Psicologia e Saúde, v. 13, n. 1, p. 203–215, mar. 2021.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS (FORPROEX). Política Nacional de Extensão Universitária. Gráfica da UFRGS. Porto Alegre, RS, 2012 (Coleção Extensão Universitária; v. 7). Disponível em: <https://xn--extenso-2wa.ufrj.br/images/LEGISLACAO/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf>. Acesso em: 06 abr. 2022.
GIACOMELLI, E. et al. EVENTOS REMOTOS E PANDEMIA DE COVID-19: LEVANTAMENTO DE OPINIÃO SOBRE O APRENDIZADO VIRTUAL. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 2020.
GONÇALVES, N. G. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e
Extensão: um princípio necessário. Perspectiva, Florianópolis/SC, v.
, n. 3, p. 1229-1256, set. /dez., 2015.
LACERDA, A. L. et al. A importância dos eventos científicos na formação acadêmica: estudantes de biblioteconomia. Revista ACB, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 130–144, 2008.
MILTÃO, R. M. S. A. Limites e Possibilidades da Atuação do Serviço Social no Serviço de Assistência Especializada/SAE a Pessoas que Vivem com HIV/Aids. In: Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 16., 2019, Brasília. Anais... Brasília: Abepss, 2019. p.1-12. Disponível em: <https://broseguini.bonino.com.br/ojs/index.php/CBAS/article/view/1583/1545>. Acesso em: 07 abr. 2022.
PALÁCIO M. B, et al. O cuidado em HIV/AIDS e a atenção primária em saúde: possibilidades de integração da assistência. Psico, Porto Alegre, PUCRS, v.43, n.3, p.360-367, 2012.
PEREIRA, T. M. V.; GIR, E.; SANTOS, A. S. T. dos. Pessoas vivendo com HIV e mudanças na rotina diária decorrentes da pandemia da COVID-19. Escola Anna Nery, v. 25, 25 ago. 2021. Disponível em: <http://www.scielo.br/j/ean/a/mFhTc8YyTGZfwpWvJssHt3f>. Acesso em: 9 abr. 2022.
PINHO, P.S. et al. Trabalho remoto docente e saúde: repercussões das novas exigências em razão da pandemia da Covid-19. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, 2021.
SANTOS, R. A. et al. Percepções do graduando de enfermagem sobre a importância do acompanhante do paciente internado. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 5, n. 1, p. 1425-1438, jan./abr. 2015.
SCHUCHMANN, A. Z. et al. Isolamento social vertical X Isolamento social horizontal: os dilemas sanitários e sociais no enfrentamento da pandemia de COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 2, p. 3556-3576, 2020.
SILVA, M. C. L. et al. SIMPÓSIO NACIONAL DE FONOAUDIOLOGIA ONLINE SOBRE OPORTUNIDADES APÓS A GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA COVID-19. Revista Ciência e Estudos Acadêmicos de Medicina, n. 14, 2021.
SOARES, L. R. et al. A interface ensino-pesquisa-extensão na construção discente: relato de experiência de um projeto universitário. Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão. v. 5, n.10, 2021.
SOARES, L. R. et al. Aspectos Clínicos Epidemiológicos, Autopercepção da Imagem Corporal e Nutricionais de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS Atendidos por um Serviço de Assistência Especializada. In: VIANA, M. R. (Org.). Experiências, Sabores e Afetos[livro eletrônico]. 1 ed. Macaé: Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, 2021. p. 200-225.
ZIKAN, F. E. et al. Arte e extensão no campo da saúde -elos em educação. Raízes e Rumos, Rio de Janeiro, v.9, n.2, p. 44-63, jul.-dez., 2021. Disponível em: <http://seer.unirio.br/raizeserumos/article/view/11299/10722>. Acesso em: 07 abr.2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 RAÍZES E RUMOS
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.