Evento virtual interdisciplinar em universidade pública no Brasil: reflexões e saberes na temática HIV/AIDS

Autores/as

  • Tiago de Melo Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)
  • Eduarda Guimarães UFRJ - Centro Multidisciplinar Macaé/RJ
  • Yara da Silva Teodoro Rangel UFR J- Centro Multidisciplinar Macaé/RJ
  • Valentina Verginea da Costa Lopes UFRJ - Centro Multidisciplinar Macaé/RJ
  • Livia da Silva Oliveira UFRJ - Centro Multidisciplinar Macaé/RJ
  • Geani de Oliveira Marins Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ)
  • Ana Paula Medeiros Menna Barreto UFRJ - Centro Multidisciplinar Macaé/RJ
  • Lismeia Raimundo Soares UFRJ - Centro Multidisciplinar Macaé/RJ
  • Silvia Thees Castro Ambulatório do Programa Municipal SAE/IST/Aids de Macaé-RJ

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10i1.185-196

Palabras clave:

Extensão, Pandemia, HIV, AIDS

Resumen

Relata-se nesse texto a vivência de um evento virtual organizado pela integração de projetos do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, realizado em dezembro/2021, objetivando comemorar o “Dia da luta contra a AIDS”. Devido ao contexto pandêmico, o mesmo foi mediado por tecnologias digitais, planejado por estudantes e docentes dos Grupos de Extensão (APHETO e NUTDOC), contou com palestrantes de diversas áreas de atuação e instituições. No total foram 107 (100%) inscrições; 38 (35,5%) participaram da atividade na parte da manhã, com debates em mesa redonda e 39 (36,4%) na ação referente ao período da tarde, sob modalidade em roda de conversa. O formulário de avaliação foi respondido por 23 (21,4%) dos participantes, os quais registraram que o mesmo favoreceu a troca de saberes interdisciplinares na temática HIV/AIDS e afirmaram que participariam de edições futuras. Notou-se que tais eventos são formas dialógicas de ampliar conhecimentos ligados ao contexto do HIV.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tiago de Melo Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

Extensionista Projeto APHETO. Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Eduarda Guimarães, UFRJ - Centro Multidisciplinar Macaé/RJ

Discente do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro e extensionista do projeto APHETO (Bolsista PROFAEX) 

Yara da Silva Teodoro Rangel, UFR J- Centro Multidisciplinar Macaé/RJ

Discente do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro e extensionista do projeto APHETO (Bolsista PROFAEX)

Valentina Verginea da Costa Lopes, UFRJ - Centro Multidisciplinar Macaé/RJ

Discente do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro e extensionista do projeto APHETO (Bolsista PROFAEX)

Livia da Silva Oliveira, UFRJ - Centro Multidisciplinar Macaé/RJ

Discente do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro e extensionista do projeto APHETO (Bolsista PROFAEX)

Geani de Oliveira Marins, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ)

Discente de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente.

Ana Paula Medeiros Menna Barreto, UFRJ - Centro Multidisciplinar Macaé/RJ

Docente de Nutrição Clínica da UFRJ - Centro Multidisciplinar Macaé/RJ, Brasil

Lismeia Raimundo Soares, UFRJ - Centro Multidisciplinar Macaé/RJ

Docente de Nutrição Clínica da UFRJ - Centro Multidisciplinar Macaé/RJ, Brasil.

Silvia Thees Castro, Ambulatório do Programa Municipal SAE/IST/Aids de Macaé-RJ

Médica do Ambulatório do Programa Municipal SAE/IST/Aids de Macaé-RJ-Brasil.

Citas

AGUIAR, B. G. et al. Execução de projetos de extensão em período de pandemia: autoavaliação e estratégias. Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade, v. 3, n. 01, p. 176-191, 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf>. Acesso em: 09 abr. 2022.

DE MORAES, C. H. et al. Educomunicação em Tempos de Crise: Adaptação de Projetos no Apoio ao Ensino Remoto. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 17-30, 2021.

FERREIRA, B.; NEVES, A. L. M. das. Aids e Covid-19: entre olhares e experiências. Revista Psicologia e Saúde, v. 13, n. 1, p. 203–215, mar. 2021.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS (FORPROEX). Política Nacional de Extensão Universitária. Gráfica da UFRGS. Porto Alegre, RS, 2012 (Coleção Extensão Universitária; v. 7). Disponível em: <https://xn--extenso-2wa.ufrj.br/images/LEGISLACAO/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf>. Acesso em: 06 abr. 2022.

GIACOMELLI, E. et al. EVENTOS REMOTOS E PANDEMIA DE COVID-19: LEVANTAMENTO DE OPINIÃO SOBRE O APRENDIZADO VIRTUAL. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 2020.

GONÇALVES, N. G. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e

Extensão: um princípio necessário. Perspectiva, Florianópolis/SC, v.

, n. 3, p. 1229-1256, set. /dez., 2015.

LACERDA, A. L. et al. A importância dos eventos científicos na formação acadêmica: estudantes de biblioteconomia. Revista ACB, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 130–144, 2008.

MILTÃO, R. M. S. A. Limites e Possibilidades da Atuação do Serviço Social no Serviço de Assistência Especializada/SAE a Pessoas que Vivem com HIV/Aids. In: Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 16., 2019, Brasília. Anais... Brasília: Abepss, 2019. p.1-12. Disponível em: <https://broseguini.bonino.com.br/ojs/index.php/CBAS/article/view/1583/1545>. Acesso em: 07 abr. 2022.

PALÁCIO M. B, et al. O cuidado em HIV/AIDS e a atenção primária em saúde: possibilidades de integração da assistência. Psico, Porto Alegre, PUCRS, v.43, n.3, p.360-367, 2012.

PEREIRA, T. M. V.; GIR, E.; SANTOS, A. S. T. dos. Pessoas vivendo com HIV e mudanças na rotina diária decorrentes da pandemia da COVID-19. Escola Anna Nery, v. 25, 25 ago. 2021. Disponível em: <http://www.scielo.br/j/ean/a/mFhTc8YyTGZfwpWvJssHt3f>. Acesso em: 9 abr. 2022.

PINHO, P.S. et al. Trabalho remoto docente e saúde: repercussões das novas exigências em razão da pandemia da Covid-19. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, 2021.

SANTOS, R. A. et al. Percepções do graduando de enfermagem sobre a importância do acompanhante do paciente internado. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 5, n. 1, p. 1425-1438, jan./abr. 2015.

SCHUCHMANN, A. Z. et al. Isolamento social vertical X Isolamento social horizontal: os dilemas sanitários e sociais no enfrentamento da pandemia de COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 2, p. 3556-3576, 2020.

SILVA, M. C. L. et al. SIMPÓSIO NACIONAL DE FONOAUDIOLOGIA ONLINE SOBRE OPORTUNIDADES APÓS A GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA COVID-19. Revista Ciência e Estudos Acadêmicos de Medicina, n. 14, 2021.

SOARES, L. R. et al. A interface ensino-pesquisa-extensão na construção discente: relato de experiência de um projeto universitário. Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão. v. 5, n.10, 2021.

SOARES, L. R. et al. Aspectos Clínicos Epidemiológicos, Autopercepção da Imagem Corporal e Nutricionais de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS Atendidos por um Serviço de Assistência Especializada. In: VIANA, M. R. (Org.). Experiências, Sabores e Afetos[livro eletrônico]. 1 ed. Macaé: Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, 2021. p. 200-225.

ZIKAN, F. E. et al. Arte e extensão no campo da saúde -elos em educação. Raízes e Rumos, Rio de Janeiro, v.9, n.2, p. 44-63, jul.-dez., 2021. Disponível em: <http://seer.unirio.br/raizeserumos/article/view/11299/10722>. Acesso em: 07 abr.2022.

Publicado

2022-09-22

Cómo citar

de Melo Silva, T., Guimarães, E. ., da Silva Teodoro Rangel, Y. ., Verginea da Costa Lopes, V., da Silva Oliveira, L., de Oliveira Marins, G. ., Medeiros Menna Barreto, A. P. ., Raimundo Soares, L., & Thees Castro, S. (2022). Evento virtual interdisciplinar em universidade pública no Brasil: reflexões e saberes na temática HIV/AIDS. RAÍZES E RUMOS, 10(1), 185–196. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10i1.185-196