Registro Fotográfico de Porções Alimentares para Lactentes

Aspectos metodológicos

Autores/as

Resumen

Objetivos: Elaborar protocolo metodológico para registro fotográfico de porções de alimentos/preparações e refeições regionais para a estimativa de consumo alimentar de crianças de 6 a 8 meses de idade durante a introdução alimentar. Métodos: Estudo experimental executado em quatro etapas: (1) - seleção dos alimentos/preparações, cálculo da capacidade gástrica e estabelecimento da porção alimentar, (2) - seleção dos utensílios e preparo, (3) - realização de estudo e ensaio fotográfico piloto (4) - execução do estudo experimental, cálculo da ficha técnica contendo a composição centesimal e análise de dados. Registros fotográficos realizados em triplicata da porção M. Resultados: Elaborou-se 50 alimentos/preparações foram trabalhados neste estudo, sendo 38% (frutas), 18% (hortaliças), 18% (raízes e cereais), 16% (peixes e ovos) e 10% (leguminosas), seguindo os pressupostos para alimentação saudável. Para ilustrar o processo metodológico, elegeram-se registros fotográficos de 2 preparações e de 01 refeição completa.  Observou-se variação nas gramaturas em equivalência de medidas caseiras das três marcas de colheres estudadas. Conclusão: Os resultados apresentados sugerem a inserção destes alimentos regionais na alimentação de crianças no primeiro ano de vida, além de revelar que o uso de fotografias de porções alimentares pode se apresentar como instrumento importante.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Acely Oliveira Mercês Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Nutricionista e Bacharel Interdisciplinar em Saúde. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências da Saúde.  Santo Antônio de Jesus, BA, Brasil.

Thaiane Veiga Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Nutricionista e Bacharel Interdisciplinar em Saúde. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências da Saúde.  Santo Antônio de Jesus, BA, Brasil.

Thais da Silva do Livramento, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Discente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Nutrição.  Santo Antônio de Jesus, BA, Brasil.

Maria Carla de Jesus Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, na Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Valéria Macedo Almeida Camilo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Nutrição.  Santo Antônio de Jesus, BA, Brasil.

Jerusa da Mota Santana, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Saúde Pública. Docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Nutrição.  Santo Antônio de Jesus, BA, Brasil.

Publicado

2025-08-11