Registro Fotográfico de Porções Alimentares para Lactentes
Aspectos metodológicos
Resumen
Objetivos: Elaborar protocolo metodológico para registro fotográfico de porções de alimentos/preparações e refeições regionais para a estimativa de consumo alimentar de crianças de 6 a 8 meses de idade durante a introdução alimentar. Métodos: Estudo experimental executado em quatro etapas: (1) - seleção dos alimentos/preparações, cálculo da capacidade gástrica e estabelecimento da porção alimentar, (2) - seleção dos utensílios e preparo, (3) - realização de estudo e ensaio fotográfico piloto (4) - execução do estudo experimental, cálculo da ficha técnica contendo a composição centesimal e análise de dados. Registros fotográficos realizados em triplicata da porção M. Resultados: Elaborou-se 50 alimentos/preparações foram trabalhados neste estudo, sendo 38% (frutas), 18% (hortaliças), 18% (raízes e cereais), 16% (peixes e ovos) e 10% (leguminosas), seguindo os pressupostos para alimentação saudável. Para ilustrar o processo metodológico, elegeram-se registros fotográficos de 2 preparações e de 01 refeição completa. Observou-se variação nas gramaturas em equivalência de medidas caseiras das três marcas de colheres estudadas. Conclusão: Os resultados apresentados sugerem a inserção destes alimentos regionais na alimentação de crianças no primeiro ano de vida, além de revelar que o uso de fotografias de porções alimentares pode se apresentar como instrumento importante.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.
