https://seer.unirio.br/revistadebates/issue/feedDEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música2024-01-05T19:04:10-03:00Maya Suemi Lemosrevista.debates@unirio.brOpen Journal Systems<p><strong>Debates - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO</strong> é uma publicação semestral do PPGM/UNIRIO, e tem por finalidade prover um espaço para a discussão de temas relevantes na área da música em todas as suas vertentes, assim como para a difusão da produção derivada da pesquisa acadêmica na área. A revista aceita colaborações para os dossiês temáticos periodicamente divulgados pela comissão editorial, assim como artigos de temática livre submetidos em fluxo contínuo. São aceitas contribuições em português, espanhol e inglês.</p> <p>A revista tem utiliza a licença <em>Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual.</em></p> <p><strong>e-ISSN:</strong> 2359-1056 | <strong>Ano de criação:</strong> 1997 | <strong>Área do conhecimento:</strong> Música | <strong>Qualis:</strong> B1 (Artes)</p>https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/13049Sobre memória, criação musical e Paulinho da Viola2024-01-05T19:04:10-03:00Mário Sèvemarioseve@gmail.com<p>Apresentação do dossiê temático "Memória e Criação Musical".</p>2024-01-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Músicahttps://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12883Memória do futuro2023-08-14T20:20:57-03:00Jô Gondarjoogondar@gmail.com<p>O artigo desenvolve a relação entre memória, criação e sonoridade numa perspectiva psicanalítica e filosófica, apontando a relevância dos sons e do ritmo na constituição da memória, da subjetividade e da criação. Na psicanálise, as pesquisas sobre autismo e sobre as relações entre os bebês e suas mães mostram a importância da sonoridade e do ritmo na constituição subjetiva. Na filosofia, Henri Bergson faz da memória e de suas contrações rítmicas as condições da liberdade e da criação. A ideia que atravessa todo o artigo é a de que a memória possui uma função paradoxal: ao mesmo tempo em que conserva o passado possibilita a invenção do futuro. </p>2024-01-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Músicahttps://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12885"Nostalgias de las cosas que han pasado"2023-08-24T11:44:22-03:00Avelino Romero Simões Pereiraavelino.pereira@unirio.br<p>O artigo propõe que o tango tem sido um dos modos pelos quais a sociedade argentina se relaciona com seu passado, inscrevendo em música e versos o processo histórico vivenciado entre as décadas de 1880 e 1960. Trata-se de uma memória musical e social, afetiva e política, construída e atualizada ao longo de mais de um século de história. Desde a redemocratização argentina em 1983, o tango tem sido objeto de interesse cultural e comercial, em ações institucionais e no resgate promovido pela indústria fonográfica. Esse movimento é na verdade intrínseco à própria trajetória histórica do tango nas vertentes de dança, música e poesia. São analisados os casos da poesia de Homero Manzi, responsável pela renovação da poética “tanguera” nos anos 1930 e 40, e da música de Astor Piazzolla, cujo “tango nuevo” dos anos 1950 em diante propunha atualizar a tradição numa expressão contemporânea. Em um e em outro, porém, as notas da nostalgia e da melancolia, da homenagem e da representação do passado marcam o caráter de memória coletiva inscrito tanto nos versos quanto na música.</p>2024-01-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Músicahttps://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12914A memória coletiva dos músicos2023-08-24T11:43:02-03:00Rafael Vellosorafavelloso@gmail.com<p>Este artigo tem como objetivo trazer algumas reflexões sobre o processo de criação musical associado à memória coletiva, com base nos trabalhos de Halbwachs (1992), Schultz (1964) e Cook (2007). Busca-se também ampliar essa discussão para outros temas, como a improvisação, interpretação e a composição. O foco inicial será em cada um desses tópicos, examinando a memória musical, a criação e a construção de solos através de conceitos relacionados aos estudos de improvisação adaptados à prática do choro. Tal relação foi proposta com base nas análises das performances de dois solistas de saxofone, Jaime Araújo e Juarez Araújo, que fizeram parte do trabalho de campo para minha pesquisa de mestrado realizada na UFRJ em 2003. As referências teóricas e metodológicas incluem diálogos no campo da etnografia com Laplantine (2014); nos estudos de performance com Nettl (1997), e Turino (2008); nos estudos sobre gêneros musicais com Middleton (2002); e nos estudos de improvisação com Cazes (2019), Côrtes (2012), Ferand (1956), Horsley (1980) e Blum (1997).</p>2024-01-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Músicahttps://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12880Clube da Esquina2023-08-18T10:07:07-03:00João Victor Marques da SilvaJoao.V99@edu.pucrs.brCristiano Hamanncristiano.hamann@pucrs.br<p>O presente estudo procura investigar como a música negra brasileira mobiliza experiências de resistência política, aspecto intrinsecamente relacionado ao processo de (re)memoração e narrativa social. Para tanto, a memória é entendida não só como movimento subjetivo de invocação do passado, mas como produção social a partir das demandas atuais. A pesquisa foi elaborada numa perspectiva cartográfica, sendo realizada durante um ano de trabalho de campo em Porto Alegre em territórios quilombolas e pesquisa ativa de músicas e registros culturais derivados do percurso citadino. Foi possível elencar como pontos nodais da pesquisa; o quanto a lógica de branqueamento historicamente estruturada no Brasil produz, para as populações negras, um não saber sobre si, elemento que denota o valor da produção de memória como política; a importância da relação entre ocupação de territórios urbanos e produção musical negra, ou seja, a criação de espaços dialógicos; e, por fim, a importância da memória musical negra como formação subjetiva marginal, potência de pertencimento e identificação social contranormativa.</p>2024-01-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Músicahttps://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12881Amigos da Boa Música2023-08-24T11:40:36-03:00Camila Roberta Muniz Serracamila.serra@unesp.brJuliano Maurício de Carvalhojuliano.mauricio@unesp.br<p>Este artigo apresenta o Clube Amigos da Boa Música (ABM) realizado na cidade de Bauru desde a década de 1940. O problema de pesquisa deste estudo surge da investigação em torno das transformações do setor da música no contexto da indústria criativa a partir do Clube ABM. Para alcançar o objetivo de apresentar a trajetória do Clube Amigos da Boa Música na cidade de Bauru no contexto da indústria criativa foi realizada uma pesquisa bibliográfica tendo como referência conceitos relacionados à arte musical, música, indústria criativa e setor da música. Em seguida, foi realizado um estudo de caso identificando as motivações para a iniciativa na cidade de Bauru, bem como sua retomada; as etapas para a organização e promoção desta iniciativa na cidade; o impacto deste evento no setor da música da cidade e nos participantes do clube; o investimento necessário para a ocorrência dos encontros; e o perfil da equipe que organiza os encontros na cidade. Após o relato sobre o ABM desde sua criação até os dias atuais, identificaram-se transformações que o clube sofreu ao longo dos anos, observando a evolução e o protagonismo das tecnologias de gravação e sua importância no setor da música na cidade de Bauru. O percurso de oitenta anos do Clube ABM ilustra aspectos da indústria criativa ressaltando a importância da criatividade no mercado de trabalho, favorecendo a economia, a tecnologia e a cultura, contexto em que o clube se insere na construção de sua história.</p>2024-01-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Músicahttps://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12922Desmemória2023-08-18T09:31:44-03:00Simone do Rocio Citsimocit@gmail.com<p>Este texto relata um percurso criativo que surgiu a partir da escuta da obra <em>Everywhere at the end of time</em>, do compositor inglês James Leyland Kirby. A composição de Kirby, que assina a obra com o codinome <em>The Caretaker</em>, é uma representação musical dos danos causados pelo Mal de Alzheimer na memória. Um dos recursos expressivos utilizados na obra foi a deterioração eletrônica de uma canção de amor americana, da década de 1930, intitulada <em>Heartaches</em><em>, </em>de Al Hoffman e John Klenner. A mim foi proposto pelo violonista curitibano André Garcia o exercício de criar uma nova letra para essa canção amorosa, abordando a mesma temática de <em>Everywhere at the end of time</em> – os efeitos do Mal de Alzheimer – para que, na sequência, ela pudesse ser arranjada e executada como um choro. O exercício foi desenvolvido tendo como base alguns procedimentos frequentemente adotados pelo compositor Chico Buarque para letrar canções. Esses procedimentos foram extraídos de depoimentos concedidos por ele, ao longo da sua carreira musical. Foram criadas duas versões de letras provisórias e uma definitiva, em parceria, intitulada <em>Desmemória</em>; as três versões tratam da perda de memória processual e da dificuldade de assimilação de novas lembranças, tratando o Alzheimer no seu potencial efeito analgésico ao apagar, entre tantas outras lembranças, as dores amorosas do passado. Sendo um dos objetivos do exercício criativo reproduzir o modo buarqueano de letrar melodias, os principais recursos utilizados no processo foram o uso de um dicionário analógico e de um dicionário de rimas, seguidos da atenção a alguns fundamentos da Literatura, como as formas poéticas e a prosódia. Ao final do relato o link de acesso para uma versão gravada do choro canção <em>Desmemória</em> é disponibilizado, para viabilizar a escuta.</p>2024-01-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Músicahttps://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12934Gêneros musicais e expectativa2023-08-23T21:15:15-03:00Cláudia Azevedoclazev2010@gmail.com<p>Em dezembro de 2011, Gal Costa lançou o álbum de estúdio, <em>Recanto</em> (Universal Music) no qual todas as canções são de autoria de Caetano Veloso compostas, em sua maioria, especialmente para ela. A obra, majoritariamente eletrônica, representou uma surpresa estética em meio ao repertório da cantora. Dentre as faixas de <em>Recanto</em>, “Neguinho” foi objeto de uma experiência analítica acerca da formação de sentido em música. Testes de recepção musical, acrescidos de entrevistas semiestruturadas posteriores à escuta, foram utilizados para aferir associações, musicais ou não, feitas por treze ouvintes adultos não-músicos e de nível de escolaridade similar (universitário), acima de 40 anos. A audição do material, testes e entrevistas foram realizados saparada e individualmente. Os participantes declararam não conhecer a canção e, como era esperado, a maioria das associações mostrou referência à música eletrônica e a cenários urbanos. Entretanto, 69% dos participantes do teste não reconheceram a voz da cantora – considerada uma das mais importantes e conhecidas intérpretes da história da música brasileira popular - devido à quebra de expectativa acerca do gênero musical associado a ela.</p>2024-01-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Músicahttps://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12887O Suvaco de Cobra da Penha Circular e o choro na década de 19702023-08-24T11:37:46-03:00ALBERTO BOSCARINO JUNIORalberto.junior@cefet-rj.br<p>Este artigo propõe uma análise do convívio cotidiano de um botequim carioca sob a perspectiva sociológica, histórica, musicológica e da ocupação de territórios geográficos associados ao conceito de patrimônio cultural. O objetivo é apresentar o contexto de práticas musicais e relações sociais ocorridas no Bar Suvaco de Cobra da Penha Circular (RJ), entre as décadas de 1970 e 1980, ressaltando personagens, músicos e, sobretudo, a importância do gênero Choro como elemento de resgate da memória coletiva e de afirmação da identidade cultural carioca. As rodas de choro do Suvaco de Cobra resgataram obras de grandes autores, intérpretes e promoveram a iniciação de músicos e compositores que atuam hoje no cenário cultural brasileiro. O suporte teórico adotado se fundamenta no conceito de memória e espaço proposto por Maurice Halbwachs, nos estudos de memória coletiva e individual, de Michael Pollak, entre outros. A apropriação do espaço geográfico por indivíduos integrantes de uma rede social e cultural é baseada nos conceitos de Howard Becker na busca de se compreender a constituição social de um botequim carioca. A metodologia contempla a revisão de literatura e o resgate da memória através de entrevistas concedidas pelos integrantes do Suvaco de Cobra ao autor deste artigo.</p>2024-01-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Músicahttps://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/13047Expediente2024-01-05T18:41:37-03:002024-01-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Músicahttps://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/13048Editorial2024-01-05T18:48:39-03:00Maya Suemi Lemosmayasuemi@gmail.comMário Sèvemarioseve@gmail.com2024-01-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Músicahttps://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12871Desafios da docência no ensino superior de música2023-08-14T21:23:02-03:00Ricardo Abdalla Barrosricardoabdalla02@gmail.comMaria Antonia Ramos de Azevedomaria.antonia@unesp.brFernando Stanzione Galiziafernandogalizia@ufscar.br<p>Esse artigo resulta de uma tese de doutorado em Educação. A questão que guiou o estudo foi: quais saberes docentes predominam entre os professores bacharéis dos cursos de Música das três universidades estaduais paulistas investigadas e quais precisam ser desenvolvidos na busca pela qualidade da docência visando à superação de uma ação pedagógica pautada na lógica do ensino instrumental ao invés de uma formação que vai além da aprendizagem de um determinado instrumento musical? Amparada no paradigma qualitativo, realizou-se três tipos de coleta de dados junto aos docentes: questionário online, entrevistas semiestruturadas e observações participantes. A análise se deu a partir dos pressupostos de análise de conteúdo de Bardin (2011). O referencial teórico foi construído a partir das ideias de autores da área de Educação e de Educação Musical, como Tardif (2014); Gauthier, Martineau, Desbiens, Malo e Simard (2013); Azevedo (2009) e Araújo (2005). Nas considerações finais, destacamos a importância do desvelamento dos saberes docentes contribuindo com a sua ação pedagógica como professores, que atuam em cursos de música, pois suas ações profissionais estão vinculadas à docência e não apenas a ação instrumentalista de ensinar. Nesse sentido, urge mais estudos e pesquisas que façam avançar a qualificação da docência dos professores de música no ensino superior.</p>2024-01-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Músicahttps://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12953La apropiación de golpes de arco a través de la tutoría entre iguales en el aula de violín2023-11-01T19:49:46-03:00Monserrat Trujillo- Peñamonserrat.trujillo.p@gmail.comLaia Viladotlaia.viladot@uab.cat<p>A pesar de que las prácticas musicales son eminentemente grupales, la tradición cultural de la enseñanza musical docta es altamente regulada y depende del aprendizaje individual, en donde el conocimiento se traspasa de forma directa de profesor a alumno. Ante esta realidad, la tutoría entre iguales resulta ser una estrategia interesante en la enseñanza y aprendizaje instrumental, porque propone un modelo en el cual las diferencias de nivel no se ven como un problema si no como un recurso. Los instrumentos de cuerda frotada, para conseguir una riqueza en la interpretación de diversas articulaciones, necesitan dominar la técnica de la mano derecha llamada <em>golpes de arco.</em> El objetivo de este estudio es analizar la apropiación de dos golpes de arco (spiccato y martelé) en estudiantes de grado elemental de violín a través de la tutoría entre iguales. Para ello, se desarrolla e implementa una intervención didáctica complementaria a las clases de violín. Se centra el estudio en una pareja de rol fijo y se analiza bajo el paradigma cualitativo como estudio de caso, teniendo la tutora 16 años y 12 la tutorada. Los datos se obtienen a través de videos de las sesiones, fichas de observación del profesor de violín y cuestionarios a las alumnas, los cuales son analizados y posteriormente triangulados. Los resultados muestran que la tutoría entre iguales facilita la apropiación del spiccato y del martelé en el violín, especialmente en la alumna con el rol de tutora. Estos resultados coinciden con otros trabajos previos sobre la identificación de aspectos clave para la apropiación dentro de la tutoría entre iguales y se suman, a modo de contribución, al campo específico de la educación musical instrumental.</p>2024-01-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música