DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música
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<p><strong>Debates - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO</strong> é uma publicação semestral do PPGM/UNIRIO, e tem por finalidade prover um espaço para a discussão de temas relevantes na área da música em todas as suas vertentes, assim como para a difusão da produção derivada da pesquisa acadêmica na área. A revista aceita colaborações para os dossiês temáticos periodicamente divulgados pela comissão editorial, assim como artigos de temática livre submetidos em fluxo contínuo. São aceitas contribuições em português, espanhol e inglês.</p> <p>A revista tem utiliza a licença <em>Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual.</em></p> <p><strong>e-ISSN:</strong> 2359-1056 | <strong>Ano de criação:</strong> 1997 | <strong>Área do conhecimento:</strong> Música | <strong>Qualis:</strong> B1 (Artes)</p>pt-BRrevista.debates@unirio.br (Maya Suemi Lemos)revista.debates@unirio.br (Maya Suemi Lemos)Sun, 08 Dec 2024 00:00:00 -0300OJS 3.2.1.4http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss60INTRODUÇÃO AO DOSSIÊ
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<p>Introdução ao dossiê temático DIGITALIDADE E ARQUIVOS EM TRÂNSITO - SABERES PARTILHADOS ENTRE MEMÓRIA E MÚSICA.</p>Susana Sardo, Regina Abreu, Maya Suemi Lemos
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https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/13742Sat, 30 Dec 2023 00:00:00 -0300TRÁNSITO A LA VIRTUALIDAD
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<p>En el artículo se discuten algunas de las consecuencias que tiene la virtualización del <br />archivo sonoro para la investigación. Con este propósito, me aboco a discutir un momento de la <br />archivación que llamo “fiebre de la descarga”, el sistema de distribución continua a través de las <br />plataformas comerciales de distribución de música – streaming –, el carácter ubicuo del registro <br />sonoro – sound file –, el empoderamiento que adquiere el usuario final a través de la pantalla y las <br />demarcaciones existentes entre archivos institucionales y no-institucionales. Para finalizar me refiero <br />a un estado de deriva en la que entra el archivo en el entorno virtual y a la n</p>Miguel A. Garcia
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https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/13206Sat, 30 Dec 2023 00:00:00 -0300O ÁLBUM FONOGRÁFICO E A DIGITALIZAÇÃO DA CULTURA
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<p>Este artigo resulta de uma interlocução reflexiva entre dois processos de pesquisa que vêm lidando com acervos musicais e a relação entre música, memória e socialidade. O procedimento consistiu em acionar o “modelo teórico” da tese de doutorado de um dos autores para gerar o vocabulário e a abordagem interpretativa da atuação do segundo no campo específico dos acervos fonográficos. O fio narrativo é o dos “encontros etno(fono)gráficos” que resultaram no argumento que aqui é ensaiado. Entendemos que os LPs-álbuns analógicos constituíram um modo singular de fazer fonogramas de <em>performances</em> musicais e, simetricamente, criar <em>performances</em> musicais com fonogramas. Mostramos que as articulações de técnica, arte e ritualidade em torno do fazer música e do fazer discos de música são de complexidade equivalente à dos vínculos envolvidos na escuta e nas lides de pesquisa e re-memoração, no fazê-los (re)circularem. Com base nisso, afirmamos que, a despeito do que percebemos como “fragmentação do álbum analógico”, que decorre da migração para os suportes digitais, subsiste uma memória pervasiva do “formato-álbum” capaz de gerar ou participar de modalidades contemporâneas de experiência da música digitalizada.</p>Sabrina Dinola, Charles Gavin
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https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/13208Sat, 30 Dec 2023 00:00:00 -0300ACERVO DJALMA CORRÊA
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<p>Neste artigo serão apresentadas considerações sobre os processos de preservação do vasto acervo do músico e pesquisador Djalma Corrêa (1942-2022). Reunido ao longo de mais de 50 anos, o rico conteúdo analisado - que inclui gravações sonoras em fitas rolo, fotografias (negativo e slides), filmes em Super-8, entre outros - retrata aspectos da música brasileira, incluindo temas como: as culturas populares; as religiões de matriz africana; a música eletrônica e a música percussiva afro-brasileira. Entre 2015 e 2022, ao longo das etapas de desenvolvimento de alguns projetos culturais, foi estabelecida uma colaboração estreita entre o colecionador, seu filho, José Caetano Dable Corrêa, e a antropóloga, Cecília de Mendonça, para o desenvolvimento de ações de identificação, acondicionamento, digitalização, catalogação, descrição, pesquisa e difusão dessas coleções.</p>Cecília de Mendonça, José Caetano Dable Correa
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https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/13235Sat, 30 Dec 2023 00:00:00 -0300CANHOTO DA PARAÍBA
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<p>Francisco Soares de Araújo foi um violonista e compositor relacionado ao gênero choro. Como tocava violão como canhoto, mas sem inverter as cordas do instrumento, ficou conhecido pelo nome artístico de Canhoto da Paraíba. Nascido em 1926 em Princesa Isabel, cidade localizada no sertão do estado da Paraíba, em 1953 se mudou para a capital, João Pessoa, e depois, em 1958, para Pernambuco, onde permaneceu até o fim de sua vida. Antes restrito à atuação regional, se tornou conhecido nacionalmente a partir da segunda metade dos anos 1970 no contexto do chamado “ressurgimento” do choro, através de suas parcerias com o produtor de seu primeiro disco distribuído em âmbito nacional, Paulinho da Viola, com quem viajou pelo país pelo <em>Projeto Pixinguinha</em>. Atuou até 1998, quando interrompeu suas atividades como músico por motivos de saúde. Veio a falecer em 2008. Esse artigo pretende discorrer sobre como a trajetória artística de Canhoto da Paraíba se insere na história do choro e da música popular brasileira.</p>Júlio Córdoba Pires Ferreira
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https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/13351Sun, 08 Dec 2024 00:00:00 -0300VIOLINO POPULAR BRASILEIRO
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<p>“Violino Popular” ou “Violino Popular Brasileiro” são os termos usados por alguns violinistas e músicos em geral para se referir à inserção do violino no contexto da música popular brasileira. Embora esse ainda pareça um fenômeno novo ou inesperado, nota-se que durante o surgimento do rádio, o violino foi amplamente utilizado no contexto não-erudito. Por razões que ainda carecem de maior pesquisa, na segunda metade do século XX, o violinista popular deixou de frequentar este ambiente musical, para só voltar aos holofotes no início do século seguinte. O presente artigo pretende ilustrar a trajetória desse instrumento em nossa cultura popular usando o levantamento das principais gravações como base argumentativa.</p>Guilherme Pimenta
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https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12848Sun, 08 Dec 2024 00:00:00 -0300BANDAS FILARMÔNICAS, HABITUS E APRENDIZAGEM MUSICAL
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<p>Investigamos neste artigo o caso de uma banda filarmônica – a 22 de Novembro, de Paudalho-PE –, que tem atuado por cerca de 150 anos também como espaço de ensino da música para gerações de músicos. Partindo do pressuposto de que o objetivo inicial da aprendizagem é que os aprendizes de música possam atuar na própria banda de música, a instituição oferece aulas de teoria musical e prática instrumental para indivíduos residentes na comunidade local e regiões vizinhas, podendo eles, futuramente, desenvolver seus estudos musicais em escolas profissionalizantes e cursos superiores de música (locais onde a prática do repertório erudito se diferencia bastante dos dobrados, frevos e músicas populares vivenciadas na Banda 22 de Novembro). O trabalho apoia-se nas contribuições teóricas de Pierre Bourdieu e de Bernard Lahire sobre o habitus como ação disposicionalista, bem como em seus desenvolvimentos em termos do <br />construto teórico de um habitus conservatorial, e, empiricamente, em extensiva pesquisa de campo com entrevistas e documental. </p>Jorge Ventura de Morais, José Guilherme Palha
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https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/13172Sun, 08 Dec 2024 00:00:00 -0300VOZ ENTRECORTADA
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<p>Este artigo relata a experiência da criação de <em>Voz entrecortada</em>, para flauta, voz e corpo, um processo colaborativo entre dois artistas-investigadores. Numa postura ligada à pesquisa artística, buscamos elaborar uma metodologia que repensa a dimensão corpórea na atividade musical, abarcando tanto composição quanto performance e, paralelamente, questionando a relação tradicionalmente hierárquica entre compositor/a-intérprete. A partitura foi gerada a partir de materiais extraídos de improvisos sonoros e corporais da flautista, tomando forma enquanto escrita posteriormente. A partir do texto musical foi desenvolvida uma narrativa que aborda movimentos corporais e sonoridades vocais não habituais, assim explorando outras formas de usar o corpo como expressão na performance. <em>Voz Entrecortada</em> traz reflexões acerca de imagens poéticas relacionando voz e instrumento, diferentes formas de encarar o tempo no decurso criativo, assim como atravessamentos e aprendizagens mútuas valorizando o corpo, suas potencialidades e subjetividades como elemento essencial na criação musical. Desta forma, observamos que improvisação, escrita e performance intermodulam-se ao longo do processo e não representam etapas rígidas, mas fases maleáveis em interação.</p>Pedro Yugo Sano Mani, Letícia Maia Durante
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https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/13084Sun, 08 Dec 2024 00:00:00 -0300POLTERGEIST
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<p>O presente texto empreende uma investigação da obra “Poltergeist” de Austeclínio Lopes de Farias, destinada à execução em flauta solo, propondo uma análise da intersecção entre concepções conceituais e suas interações com a materialidade inerente ao processo composicional. De igual importância é o destaque atribuído aos ensaios colaborativos com a intérprete Vanessa Maria André, cuja contribuição se mostra medular na tessitura da peça. Nesse contexto, a noção de “imagem” assume um papel intermédio, englobando os polos, ideias e materiais que permeiam o tecido composicional. São alçadas à superfície as concepções de “involução” de Dufourt, bem como as estratégias de repetição e variação inerentes ao corpus artístico do pintor Alfredo Volpi, reverenciado como referência artística por um ponto de vista tanto sonoro quanto visual. A abordagem aspira à emancipação do espaço gráfico na escrita musical, assentando-se em uma paralela centralização da materialidade sonora, que se sobrepõe com primazia às categorias conceituais de ordem principalmente abstrata. Em um paralelismo, tais mudanças de paradigma são equiparadas ao modernismo pictórico, sob o prisma das concepções de Greenberg, que primou pela ênfase na planaridade e nos materiais pictóricos, concebidos como elementos imanentes da criação artística. A reflexão culmina com a exploração do conceito de anamorfose, engendrando uma ilustração da mutabilidade da percepção como mediada pela rememoração, em especial no contexto de um objeto retratado, cujo trama se enreda em uma multiplicidade de combinações e permutações de parâmetros musicais, conferindo a “Poltergeist” uma variabilidade contínua do motivo musical. A influência assertiva das estratégias de Volpi na cristalização da obra é enfatizada, congruente com a reflexão exauriente acerca da “pré-audibilidade” assinalada por Grisey, numa intersecção com a emancipação do espaço gráfico, aspectos os quais se imiscuem ao longo de toda a investigação empreendida.</p>Austeclínio Lopes de Farias
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https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12888Sun, 08 Dec 2024 00:00:00 -0300DIALOGISMO E ATO RESPONSIVO NA INTERPRETAÇÃO MUSICAL
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<p>Essa pesquisa aborda as questões dialógicas em um contexto analítico na obra para violão denominada “Estudio Sin Luz”, do violonista e compositor espanhol Andrés Segóvia. A hipótese para a via interpretativa adotada baseia-se na imagem proposta pelo título da peça, isto é, a ausência de luz. Discutiremos, assim, como as tomadas de decisões expressivas pode ser modificadas por meio dessa interpretação, entendida como posição responsiva do músico. Nota-se que o nome da obra se deu a partir de uma cirurgia que o compositor fez nos olhos, sofrendo uma cegueira temporária. As implicações da falta de luz podem, então, ser analisadas também a partir do idiomatismo instrumental, fundamentado pelo posicionamento de mãos e escolhendo menor utilização de saltos no braço do instrumento. A partir dessa perspectiva, questionamos os meios técnicos a serem adotados para efetivar a imagem na dimensão timbrística da interpretação, discutindo aspectos motores que viabilizam tais decisões, considerando regiões tonais e possíveis “cores” que a execução pode externar. Como aparato teórico e metodológico utilizaremos os livros <em>Para uma Filosofia do Ato Responsável</em> de Mikhail Bakhtin, partindo do pressuposto do ato responsivo do intérprete imanente à obra, e <em>Problemas da Poética de Dostoiévski</em> e <em>Estética da Criação Verbal</em>, do mesmo autor, de onde adotamos o conceito de dialogismo. </p>Caio Cezar Braga Bressan, William Teixeira
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https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/13323Sun, 08 Dec 2024 00:00:00 -0300LENDO “IDENTIDADE E DIFERENÇA” DE HEIDEGGER PELOS CAMINHOS DA MÚSICA
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<p>Esse artigo parte do sentido de identidade e diferença como tratado por Heidegger na parte central de sua conferência no ano 1957 para entender a dinâmica da música independentemente de um vínculo com sua conceituação ou valoração. Ainda neste âmbito, o artigo articula a unidade de ser e pensar para apontar alguns modos de presentificação da música e como ela também é co-pertencimento em ato poético - <em>poiesis</em>.</p>Rubia Mara de Almeida Siqueira
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https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12847Sun, 08 Dec 2024 00:00:00 -0300PASSADO E PRESENTE DA MÚSICA CARIOCA
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<p>Este artigo examina a interseção entre música e transformações urbanas no Rio de Janeiro, reconhecido como o epicentro cultural do Brasil. O estudo tem como objetivo compreender como a produção musical, influenciada por interesses de classe, reflete e antecipa as mudanças urbanísticas na cidade. Para tanto, considera a evolução dos gêneros musicais cariocas como termostato das dinâmicas sociais e espaciais. A pesquisa adota uma abordagem metodológica histórico-cultural, investigando de que maneira as expressões musicais se relacionam com os processos de modernização urbana tecnológica e suas implicações para a classe trabalhadora. É realizada uma discussão em torno do conceito de popular e erudito desde o século XIX na música brasileira, sua relação com o urbanismo carioca, e como essas mesmas questões e contradições reaparecem contemporaneamente no contexto das tecnologias digitais na cidade. Além disso, o artigo explora as perspectivas contemporâneas da música no contexto das transformações sociais e culturais em curso.</p>Lucas Cassano, Elisa de Oliveira Morais Nacur Cassano, Robert Moses Pechman
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https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/13110Sun, 08 Dec 2024 00:00:00 -0300REPERTÓRIO PORTUGUÊS PARA PIANO SOLO COM TÉCNICAS ESTENDIDAS
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<p>No século XX, o piano foi um dos principais instrumentos para experimentos de novas técnicas e sonoridades. Mesmo constatando que técnicas expandidas são utilizadas na música portuguesa para piano há mais de 60 anos, a falta de repertório do século XXI em recitais, concertos e currículos de/para piano revela um desafio técnico e estético para docentes, intérpretes e estudantes do instrumento. A partir da classificação de progressividade (Vaes, 2009) e da utilização pedagógica das técnicas expandidas ao piano (Tsanko, 2020) em junção à classificação de progressividade de repertório canônico de nível elementar e intermediário (Zorzetti, 2010 e Uzler, 1991), esse artigo apresenta cinco peças para piano para os níveis iniciante e intermediário, de compositores e compositoras portuguesas que utilizam técnicas expandidas. Objetiva-se, desse modo, trazer à luz algumas obras que podem promover a familiaridade com essas diferenciadas técnicas pianísticas já nos primeiros anos de aprendizagem<strong>.</strong></p>Gisele de Oliveira Mota
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https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/13170Sun, 12 Jan 2025 00:00:00 -0300 (BOURDIEUSIANDO) PRÁTICAS DE SELEÇÃO VOCAL EM COROS ESCOLARES
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<p>Este artigo resulta de uma pesquisa de doutorado concluída e visa compreender as práticas de dez professores de coros escolares mineiros, no ensino de crianças que ainda não desenvolveram a afinação vocal. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, que produz dados a partir da realização de entrevistas semiestruturadas, após a aprovação do projeto pelo Comitê de Pesquisa e Ética com Seres Humanos. Os dados que emergem das entrevistas são analisados por meio de processos de codificação e de categorização, cujos referenciais são Bogdan e Biklen (1994) e Farias, Impolcetto e Benites (2020). Os dados históricos surgem de artigos publicados na Revista do Ensino, criada em 1925 pela Diretoria da Instrução do Governo de Minas Gerais. A teoria utilizada para a compreensão do objeto de estudo é a noção de Pierre Bourdieu de que práticas sociais são fruto de <em>habitus</em> e capital, sob a influências das forças que atuam em um campo. A pesquisa conclui que os professores entrevistados adotam práticas de seleção vocal, explicitas e tácitas, em seus coros escolares. Em parte, essas práticas resultam da falta de formação na área e das condições de trabalho fornecidas pelas instituições escolares, tais como: tempo de aula reduzido; excesso de alunos por aula; inadequação dos espaços físicos e supervaloriação do produto artístico em detrimento do processo educativo-musical.</p>Débora Andrade
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https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/13366Sat, 30 Dec 2023 00:00:00 -0300FRAGMENTOS DE MEMÓRIA
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<p>O Núcleo de Acervos da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (ESMU/UEMG) é responsável pela guarda de dez acervos musicais e obras avulsas de diferentes cidades mineiras. Dentre eles, destacamos o Arquivo Lodi, um arquivo pessoal constituído por fontes musicais impressas e outros documentos textuais datados do final do século XIX e século XX. Este arquivo foi objeto de estudo do projeto “Fragmentos de memória: tratamento e estudo de documentos pertencentes a Fernando Coelho resguardados no Arquivo Lodi/Núcleo de Acervos ESMU-UEMG”, realizado em 2023 com apoio do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa da UEMG - Papq/UEMG, cujo objetivo foi investigar a relação do pianista Fernando Coelho (1904-1971) com a Escola de Música da UEMG e com outros músicos contemporâneos a partir do tratamento da documentação pertencente a este músico resguardada no arquivo em questão. Para tanto, realizou-se a higienização, inventariação e acomodação completa do arquivo, além da identificação e digitalização dos documentos relacionados a Fernando Coelho. Neste processo, foram listados 250 itens do Arquivo Lodi sendo 19 deles relacionados a Fernando Coelho. Este artigo pretende apresentar o processo de desenvolvimento e os resultados deste projeto de pesquisa realizado no Arquivo Lodi.</p>Aline Azevedo Costa, Mirna Azevedo Costa, Ravi Barbosa Moura
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