Neoclassicismo e Nacionalismo musical na obra de Camargo Guarnieri

Autores/as

Palabras clave:

Camargo Guarnieri, Nacionalismo Musical, Música de Concerto

Resumen

Este artigo propõe a apresentar, em uma perspectiva panorâmica, a obra musical de Camargo Guarnieri, considerando-a do ponto de vista de uma confluência entre uma linguagem musical nacionalista genuinamente brasileira e uma perspectiva neoclássica moderna bem expressa no tratamento da forma musical. Neste sentido, demonstra-se a presença das formas neoclássicas na obra do compositor. A principal orientação de análise relaciona-se à constituição de uma linguagem nacionalista brasileira na obra de Camargo Guarnieri

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Biografía del autor/a

José D'Assunção Barros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em História. Prodessor Permanente do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2023-12-29

Cómo citar

Barros, J. D. (2023). Neoclassicismo e Nacionalismo musical na obra de Camargo Guarnieri. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 27(1), 37–61. Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12714

Número

Sección

Artículos