Fatores de Inserção Profissional em Música: reflexões a partir de um estudo sobre egressos dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais
Resumen
Resumo: O presente artigo traz resultados da última etapa de um estudo sobre egressos dos cursos técnicos dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais (CEM). Realizei um Survey com egressos dos anos de 2010, 2011 e 2012 de dez CEM com o objetivo de investigar a sua inserção profissional. Apresento neste trabalho a análise dos dados de cada CEM participante da pesquisa. A análise foi complementada com informações e dados sobre o CEM, sua cidade e região, assim como com entrevistas semiestruturadas, realizadas com diretores e professores. Os resultados evidenciaram diferenças consideráveis nos resultados de cada CEM, comprovando a asserção de Alves (2003), que aponta a região que o indivíduo vive como um fator secundário de inserção profissional. O estudo comprova que, ainda que comunguem de uma mesma proposta curricular, a inserção profissional dos egressos dos CEM depende de fatores que envolvem não somente o aluno e a escola, mas também o lugar e a sociedade.
Palavras-chave: Inserção profissional em música. Cursos técnicos de música. Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais.
Factors of Professional Insertion in Music: reflections based on a study about former students of the Minas Gerais State Conservatories of Music
Abstract: This article introduces results of the last stage of a completed study about former students of the Minas Gerais State Conservatories of Music (CEMs) technical education programs. I realized a survey with former students from 10 out of the 12 CEMs in the years of 2010, 2011 and 2012, with the aim of to investigate their professional insertion. I present in this work the data analysis of each participant CEM. The data analysis was complemented with information and data about CEMs, their city and region, as well as semi-structured interviews with directors and teachers. The results evidenced considerable differences of each CEM, which confirm Alves (2003) assertion that the region that the individual lives is a secondary factor of professional insertion. The study proves that, although the former CEM students share the same curricular proposal, their professional insertion depends of factors that involve not only the student and the school, but also the place and society.
Key-words: Professional insertion in music. Technical programs of music. Minas Gerais State Conservatories of Music.