https://seer.unirio.br/simpom/issue/feedAnais do SIMPOM2023-03-02T15:13:02-03:00PPGMsecensinoppgm@unirio.brOpen Journal Systems<p><span style="font-family: Calibri, sans-serif; font-size: 15px;">Os Anais do SIMPOM </span><span style="font-family: Calibri, sans-serif; font-size: 15px;">abrigam comunicações de pesquisadores brasileiros e conferencistas internacionais, bem como de pós-graduandos em música ou com pesquisa em música em outras áreas apresentados no evento. Os artigos são submetidos à avaliação pelo Comitê Científico de cada SIMPOM, organização bienal do PPGM-UNIRIO.</span></p>https://seer.unirio.br/simpom/article/view/12462Tambores sagrados na universidade: algumas provocações2023-03-01T08:49:04-03:00Ferran Tamaritmaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">Música e espiritualidade são dois dos elementos que articulam minha vida acadêmica, pessoal e profissional. Como “tocador”, a dimensão sonoro-musical e os tambores rituais/sagrados são aspectos centrais e centros gravitacionais em torno dos quais giram minhas relações de afeto, respeito, trocas, aprendizados e eventualmente, trabalho. Partirei desse lugar para tecer, a partir da minha experiência, algumas provocações a modo de apontamentos iniciais sobre o tambor e seu lugar no imaginário musical acadêmico.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12465A revitalização do Carnaval Carioca: um contexto de disputas políticas e étnico raciais2023-03-01T08:53:27-03:00Thiago Borgesmaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">O tema desta comunicação é a revitalização do carnaval carioca iniciada na década de 80 do século XX e consolidada no início do século XXI. Faz-se uma relação entre a dimensão política desse movimento e o conceito de “Direito à Cidade” trabalhado por David Harvey. O objetivo central é demonstrar como a produção intelectual negra de autores como Clóvis Moura, Lélia Gonzales e Abdias Nascimento pode, em diálogo com esse conceito chave, enriquecer as pautas desse movimento. Além disso, pretende-se demonstrar a importância dos elementos político-culturais de origem negra no contexto da festa carnavalesca.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12463Músicos autônomos e racionalidade neoliberal na indústria fonográfica da era digital2023-03-01T08:50:48-03:00João Luís Menesesmaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">A indústria fonográfica, embora não seja uma atividade recente, está sob novas configurações desde que as plataformas digitais de </span><span class="fontstyle2">streaming </span><span class="fontstyle0">e as ferramentas de gravação se popularizaram entre músicos autônomos e consumidores de música em geral. A emergência de novos artistas nesse mercado faz pensar como os sujeitos se mobilizam para lidar com os novos dispositivos e, mais que isso, como o contato com a nova frente laboral potencializa os problemas do trabalho informal. Através de um ensaio teórico que correlaciona os conceitos de “doutrina do choque” (KLEIN, 2007) e “racionalidade neoliberal” (FOUCAULT, 2001) com trabalho musical, busca-se compreender como músicos autônomos incorporam condutas e discursos neoliberais. Mais do que observar as causas e consequências dessa eclosão, vale pensar a respeito do movimento que vem transformando a concepção de músico autônomo, de empresário de si mesmo. Sendo assim, pretende-se analisar como os novos artistas lidam com </span><span class="fontstyle0">o trabalho de produção fonográfica na era digital. Como foco de análise, utilizo algumas </span><span class="fontstyle0">experiências de cantores aracajuanos, que trabalham ativamente em produções autorais, desde, </span><span class="fontstyle0">pelo menos, o início de 2021, quando a lei Aldir Blanc, instituída durante a pandemia da </span><span class="fontstyle0">COVID-19, estimulou a produção de material artístico através de chamamentos públicos.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12461A dimensão sonora das migrações e os desafios à imaginação política2023-03-01T08:46:47-03:00Daniel Stringinimaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">A partir de trabalho etnográfico no campo da etnomusicologia, sugiro que os fluxos migratórios contemporâneos, tomados aqui através dos músicos, seus percursos e sonoridades, impõem questões às cidades, aos territórios, às cenas musicais, às instituições e às “paisagens sonoras” dos locais de destino. Tendo nos últimos anos acompanhado as produções e mobilizações de músicos haitianos no Brasil, aproximo, aqui, estas experiências etnográficas ao modo como o teórico Sandro Mezzadra aborda as migrações contemporâneas especificamente com relação a quanto os processos migratórios desafiariam os limites da nossa imaginação política.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12464O músico e as plataformas digitais: elementos para uma etnografia do trabalho em música no Século XXI2023-03-01T08:52:05-03:00Tássio Ramosmaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">Este trabalho tem como objetivo defender uma abordagem materialista na análise das relações sociais, voltada a informar uma etnografia do trabalho do músico mediante às atuais plataformas digitais de comunicação e de trabalho. Para tal, procuro elencar e desenvolver brevemente alguns elementos históricos e teóricos que podem ajudar a contextualizar o momento atual nos debates, no campo da antropologia, em torno de posições materialistas e culturalistas. Por fim, procuro indicar como as sociologias do trabalho e da comunicação, de bases materialistas, têm ajudado a aprofundar a análise de alguns aspectos importantes do processo etnográfico que tenho em curso. O presente trabalho tem caráter mais exploratório do que exaustivo e, com ele, pretendo estabelecer um ponto de partida para futuros aprofundamentos.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12500Aspectos de la utilización del pizzicato en las obras de Britten para violoncello2023-03-02T14:41:28-03:00Juan Ferrerasmaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">El texto presenta una aproximación a algunos aspectos de la utilización del pizzicato (tanto de mano derecha como de mano izquierda) en obras de Benjamin Britten para violoncello: la Sonata y las tres Suites. Para esto, realicé una revisión bibliográfica de trabajos que realizan propuestas similares, y un análisis en profundidad de las obras en cuestión, que incluye también su interpretación y estudio detallado durante los últimos años. Considero que este tipo de trabajos posibilitan un acercamiento más accesible a un repertorio desafiante tanto en su faceta técnica como expresiva e interpretativa.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12498Técnicas estendidas do saxofone e colaboração musical: uma perspectiva a partir da peça Pantomimas VIII de José Orlando Alves2023-03-02T14:38:51-03:00Jonatas Weimamaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">Este artigo traz uma breve contextualização sobre técnicas estendidas do saxofone e colaboração musical e, então, aborda esses dois pontos no relato de experiência sobre a composição da </span><span class="fontstyle2">Pantomimas VIII</span><span class="fontstyle0">, para flauta, saxofone alto e violoncelo, de José Orlando Alves. A peça é fruto da parceria colaborativa entre o autor deste trabalho e o compositor, no âmbito da pesquisa de doutorado em andamento que engloba este estudo, e constitui um reflexo das experimentações sobre diversas possibilidades idiomáticas do saxofone, a fim de proporcionar um maior vocabulário sonoro para o enriquecimento do discurso musical em prol da excelência do resultado artístico.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12496Revisão bibliográfica dos trabalhos que abordam obras de compositoras brasileiras para trompete2023-03-02T14:33:33-03:00Bianca Santosmaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">Este artigo apresenta uma revisão da literatura </span><span class="fontstyle0">de pesquisas acadêmicas que possuem como objeto de estudo obras para trompete de compositores brasileiros, a fim de identificar os trabalhos em que foram abordadas peças de compositoras. A partir de levantamento da produção acadêmica através da pesquisa bibliográfica e elementos da análise de conteúdo, pode-se averiguar que, de um universo de onze trabalhos e dezessete compositores pesquisados, apenas dois trabalhos abordaram a obra de uma compositora. Desta forma, esta investigação busca apresentar o estado da arte das pesquisas sobre repertório para trompete nos trabalhos academicamente orientados e a necessidade da divulgação e reconhecimento da produção das compositoras brasileiras.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12494A Sonatina em Ré Maior de Radamés Gnattali para flauta e piano: estudo dos aspectos históricos e caminhos interpretativos2023-03-02T14:31:18-03:00Adelson Brito Filhomaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">Esta comunicação apresenta uma pesquisa em andamento abordando aspectos históricos e interpretativos da </span><span class="fontstyle2">Sonatina em Ré Maior para Flauta e Piano </span><span class="fontstyle0">do compositor brasileiro Radamés Gnattali. Buscamos investigar de que maneiras o levantamento do contexto histórico e social, o estudo biográfico sobre o compositor, a análise formal, a audição de gravações e as respostas de questionários enviados a flautistas que gravaram a peça podem contribuir para uma interpretação fundamentada e uma performance de excelência da obra.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12507Iniciação ao estudo do acompanhamento no violino popular brasileiro: princípios básicos do xote e os exemplos práticos dos violinistas Ricardo Herz e Nicolas Krassik2023-03-02T14:50:32-03:00William Doylemaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">Faço neste artigo uma breve introdução ao xote, um subgênero do forró, e uso a música “No meu pé de serra”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, como representante do estilo musical. Para a finalidade do acompanhamento no violino, faço uma análise dos elementos rítmicos e harmônicos presentes no fonograma utilizado e demonstro como incorporá-los à técnica de arco e de mão esquerda no instrumento. Utilizo como suporte teórico autores que dialogam com o tema, tais como Climério de Oliveira Santos e Thiago de Oliveira Pinto. Exemplifico depois a prática do acompanhamento no xote através da transcrição de trechos das músicas “Evelise” e “Um Xote Apaixonado”, compostas e executadas pelos violinistas Nicolas Krassik e Ricardo Herz, respectivamente. Por fim, ofereço uma sugestão de acompanhamento para o xote “No meu pé de serra” no violino, baseado nas ideias desenvolvidas ao longo do artigo e nos exemplos demonstrados pelos dois violinistas de referência.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12505A preparação de um ciclo de canções: elementos subjetivos na interpretação do cantor2023-03-02T14:48:20-03:00Rômulo Santosmaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">O objetivo desse estudo é propor uma linha de pensamento na construção da interpretação do cantor a partir do ciclo de canções “Botando o mundo pra gozar e sem gozo nenhum” do compositor Caio Senna. O trabalho tem como eixo central estabelecer um olhar inicial para os aspectos subjetivos que norteiam os quatro poemas de Stela do Patrocínio, um paciente psiquiátrico, que sofria de esquizofrenia e que permaneceu durante trinta anos em sistema asilar. A investigação visa estabelecer uma compreensão à luz dos conceitos e recursos que abarcam a performance da música contemporânea, fundamentando-se em elementos técnicos, estéticos, cênicos e subjetivos, de maneira que o cantor tenha espaço para expressar suas potencialidades, sem se distanciar da essência da obra e das singularidades do seu criador.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12503Aprendendo um pravo horo online: Notas para um Estudo de Caso2023-03-02T14:45:19-03:00Pedro Paesmaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">Este artigo busca descrever o meu processo criativo de assimilação e aprendizado de aspectos da performance na clarineta no </span><span class="fontstyle2">pravo horo, </span><span class="fontstyle0">um gênero musical popular da Bulgária. Utilizando registros </span><span class="fontstyle2">online </span><span class="fontstyle0">de diversas versões de uma mesma melodia, intitulada </span><span class="fontstyle2">Donino Horo</span><span class="fontstyle0">, discuto sobre a popularidade da clarineta na região dos Bálcãs, bem como características estilísticas e estratégias de estudo e incorporação do gênero. Como parte de uma pesquisa de caráter autoetnográfico que busca construir possibilidades de diálogos interculturais através de transformações criativas, ao final apresento o registro em áudio de uma composição própria inspirada no gênero, executada por músicos brasileiros.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12501A abordagem microanalítica como ferramenta metodológica de avaliação da aprendizagem musical autorregulada2023-03-02T14:43:03-03:00Leandro Soaresmaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">No presente artigo, destaco a abordagem microanalítica como uma relevante ferramenta metodológica de avaliação da aprendizagem autorregulada (<em>s</em></span><em><span class="fontstyle2">elf-regulated learning </span></em><span class="fontstyle0"><em>– SRL</em>). Apresento um panorama sobre os referenciais teóricos relacionados aos constructos de autorregulação, aprendizagem autorregulada e aprendizagem musical autorregulada, a descrição das principais abordagens de avaliação da aprendizagem autorregulada presentes na literatura, as características principais da abordagem microanalítica, assim como as recentes propostas de aplicação dessa ferramenta de avaliação e de intervenção no campo da música. Objetivo, com o presente trabalho, destacar a abordagem microanalítica como uma promissora ferramenta metodológica para subsidiar pesquisas no contexto da </span><em><span class="fontstyle2">pedagogia da performance musical</span></em><span class="fontstyle0">.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12499Peixinho danse le frevo au Brésil, Gilberto Mendes (1999): Caminhos Interpretativos, Análise e Performance2023-03-02T14:40:06-03:00José de Carvalhomaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">Este trabalho aborda a obra </span><em><span class="fontstyle2">Peixinho danse le frevo au Brésil</span></em><span class="fontstyle0">, para quatro saxofones (soprano, alto, tenor e barítono) e um </span><span class="fontstyle2">performer</span><span class="fontstyle0">, de Gilberto Mendes (1999). Como foco principal, o texto objetiva apresentar apontamentos iniciais de soluções técnico-interpretativas a partir de relações estabelecidas entre estratégias de estudos deliberados, análise musical e preparação à performance. Em relação aos processos composicionais - como referencial teórico, os trabalhos de Martinez (2006), Mendes (1994), Santos (1997, 1999) e Rita Santos (2018). No que se refere às questões interpretativas e preparação da performance, como referência o trabalho de Rink (2002 e 2007). Acerca dos estudos deliberados utilizamos como base o trabalho de Dayse Mendes (2014).</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12497Tolomeo e Alessandro: Ovvero la Corona Disprezzata de Domenico Scarlatti. Análise e Construção da Personagem Seleuce2023-03-02T14:34:40-03:00Jessica Luanemaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">Este artigo visa apresentar um recorte de pesquisa de doutorado — em andamento — trazendo um breve panorama da ópera </span><span class="fontstyle2">Tolomeo e Alessandro: Ovvero La Corona Disprezzata</span><span class="fontstyle0">, do compositor italiano Domenico Scarlatti (1685–1757), com foco na personagem Seleuce. Mais especificamente, pretende realizar uma análise da ária </span><span class="fontstyle2">Io vivo mio bene</span><span class="fontstyle0">. O objetivo final deste estudo é relatar o processo de construção da personagem Seleuce, considerando o contexto histórico no qual a ópera se insere, a narrativa, a música e as questões decorrentes desse processo. Também serão abordadas as escolhas interpretativas e será feito o relato de experiência da construção da personagem. Este projeto se concretizou com a estreia da ópera no Brasil no dia 23 de outubro de 2021, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12495Linha de ações físicas: aplicando ferramentas da artesania do ator à preparação da performance cantada2023-03-02T14:32:29-03:00André Graboismaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">O presente artigo concentra-se na interpretação de canções enquanto práxis interdisciplinar, trazendo ferramentas da artesania do ator para o processo de preparação da performance cantada em cena, como os conceitos de </span><span class="fontstyle2">ação física </span><span class="fontstyle0">e </span><span class="fontstyle2">linha de ações físicas</span><span class="fontstyle0">, criados pelo diretor teatral e pedagogo russo Constantin Stanislavski. Tais conceitos fundamentam um dos principais procedimentos metodológicos da presente pesquisa de mestrado, aqui exemplificado na análise da letra da canção Curvas do Rio, do compositor baiano Elomar. Tal abordagem promove novo conhecimento técnico e acadêmico para o campo da performance cantada, podendo ser aplicado a repertórios de nacionalidades e estilos diversos.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12508Precisamos falar sobre o Conde de Almaviva: Poder, nobreza e vilania em Le Nozze di Figaro2023-03-02T14:52:01-03:00Yasmini Vargasmaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">Neste ensaio, trago uma perspectiva comparativa entre o personagem Conde de Almaviva da ópera </span><em><span class="fontstyle2">Le Nozze di Figaro </span></em><span class="fontstyle0">e <em>Don Giovanni</em> da ópera homônima, ambas de W. A. Mozart. Para enriquecer ainda mais esta comparação, traço este panorama com a ajuda de um terceiro personagem pertencente a nobreza, mítico e fortemente presente no imaginário coletivo: o Conde Drácula.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12506Jongo de piano: processo de construção e interpretação de um arranjo para piano do jongo Preta Velha Jongueira2023-03-02T14:49:29-03:00Verónica Fernandesmaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">O objetivo deste trabalho é a apresentação do meu processo do arranjo para piano solo do jongo </span><span class="fontstyle2">Preta Velha Jongueira</span><span class="fontstyle0">, de Lazir Sinval, assim como a demonstração dos caminhos percorridos para a elaboração da sua interpretação. Desta forma, realizei uma pesquisa acerca dos elementos que caracterizam o Jongo, a qual partiu das seguintes premissas: os pianistas que pretendem abordar o piano afro-brasileiro devem conhecer a fundo os instrumentos que dão voz ao gênero que pretendem representar, de forma a serem capazes de transpor, para as teclas, toda a riqueza rítmica e sonora que o caracteriza; o Jongo é uma manifestação cultural afro-brasileira com idiossincrasias que necessitam de uma metodologia que as respeite e abranja, sendo a roda o espaço de verdadeira aprendizagem deste; e a música de matriz africana é caracterizada por um fenômeno de circularidade que é contemplado através do conceito de clave que é a menor porção rítmica que define um ritmo. Desta forma, transcrevi os toques dos tambores do Jongo da Serrinha (caxambu, candongueiro e tambu), das palmas, e de dois passos de dança (tabeado e mancador). Conhecidos estes elementos, fiz a sua tradução para o piano, contemplando seus recursos técnico-instrumentais (toque, dedilhado ao teclado, uso dos pedais). Por fim, apresentei o meu arranjo de jongo para piano, assim como a minha interpretação para ele. No futuro, será importante enriquecer a partitura com mais elementos que forneçam caminhos interpretativos para que outros pianistas o possam tocar.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12504O konnakol como a nova regra do jogo: diferentes experimentações do mesmo assunto em diferentes contextos de improvisação jazzística2023-03-02T14:46:23-03:00Rogério Lopesmaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">Este texto disserta sobre o uso de uma concepção rítmica depreendida a partir do </span><span class="fontstyle2">konnakol </span><span class="fontstyle0">(silabação rítmica comum à música do sul da Índia) com fins de improvisação, em mais de um contexto musical jazzístico: uma composição de um grande expoente do </span><span class="fontstyle2">free jazz</span><span class="fontstyle0">, uma balada (composta tendo em mente o </span><span class="fontstyle2">free </span><span class="fontstyle0">jazz e o jazz europeu dos anos 1970-1980) e durante uma performance </span><span class="fontstyle2">solo </span><span class="fontstyle0">de improvisação livre.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12502Apreciação de gravações e os parâmetros articulação e andamento em Improviso de Joaquim Callado (1848-1880): um estudo para o intérprete flautista2023-03-02T14:44:10-03:00Paula Martinsmaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">Este texto é parte de uma pesquisa em andamento que trata da interpretação da peça </span><span class="fontstyle2">Improviso </span><span class="fontstyle0">do flautista e compositor Joaquim Callado sob a ótica dos conceitos de performance historicamente informada (DUFFIN, 1995) e intuição informada (RINK, 2007). Considerando a oralidade como parte da transmissão e práxis do choro no Brasil (ROSA, 2020), o estudo interpretativo se dá através da apreciação de registros fonográficos em conjunto com as partituras manuscritas encontradas. Articulação e andamento são dois parâmetros que apresentam distinções entre as versões escritas consultadas e que impactam de maneira expressiva no sotaque que se deseja imprimir à peça.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12481Educação Musical e Performance? Configurações de um musicar enquanto linguagem expressiva e artística2023-03-01T23:04:43-03:00Marta Brietzkemaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">O texto apresenta discussões sobre as performances de professores de instrumentos musicais, percebendo a dicotomia entre Educação Musical e Performance como ficcional e propondo a docência como linguagem e expressão artística. Parte da ideia de musicar e da revisão bibliográfica sobre ideias e concepções de performance, sob os pontos de vista artísticos e antropológicos. Articula essas ideias com entrevistas realizadas com doze professores de violoncelo de oito espaços musicais de diferentes regiões do Brasil. Para suas reflexões apoiase em Cristopher Small (1999), Lygia Clark (1980) e Carlos Kater (2020). Apresenta as ideias e práticas de performances com base em Richard Schechner (2006), Augusto Boal (2009), Daiana Taylor (2011), Elyse Pineau (2013) e Gilberto Icle (2013). Como considerações indica que as performances dos professores, por si só, configuram-se como musicares, sendo necessária, porém, a sua não fragmentação como pessoa. Aponta que a apropriação dessa ideia reforça práticas já realizadas e práticas cujas incorporações se mostram necessárias aos processos de educação/performance</span><span class="fontstyle0">/</span><span class="fontstyle0">proposição musical. Considera que as aparentes divisórias entre as subáreas as enfraquecem enquanto processo, e provocam rupturas no conhecimento estético e sensível dos sujeitos nelas envolvidos.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12479Plataforma Digital Trompete Orquestral: Material Didático sobre os Excertos Orquestrais para Trompete2023-03-01T23:01:06-03:00Francisco Pérezmaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">O presente artigo apresenta o processo de construção e os aspectos principais da plataforma online Trompete Orquestral. Conscientes das peculiaridades existentes no repertório orquestral e do pouco material em língua portuguesa que efetivamente contém soluções para as dificuldades técnicas-interpretativas inerentes a cada excerto, estamos elaborando um material didático no formato de plataforma digital. Os extratos irão conter textos explicativos, exercícios preparatórios, videoaulas, gravações, acesso a aulas, ou troca de vídeos com professores, e diversas informações que permitirão ao estudante ter os recursos necessários, no momento da preparação de uma audição orquestral.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12477Pensar a Educação Musical na perspectiva da Sociologia da Infância: algumas contribuições a partir de uma revisão de literatura2023-03-01T22:58:15-03:00Fabrício Alvesmaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">Este trabalho, que está centrado na Educação Musical, na perspectiva da Sociologia da Infância, constitui um recorte da pesquisa de Doutorado em Música, em andamento, intitulada </span><span class="fontstyle2">Música “para” e “com” as crianças: confluência das artes e Educação Infantil</span><span class="fontstyle0">, que tem por objetivo compreender escolhas pedagógicas e estéticas que coexistem em um modelo de aula de música que dialogue com as outras artes. O presente artigo busca pensar a educação musical infantil a partir da discussão de uma revisão de literatura de trabalhos na área de Educação Musical que partem da perspectiva da Sociologia da Infância, a qual tem fundamentado as perguntas norteadoras da presente pesquisa. Nesse sentido, destacam-se as contribuições de Sarmento (2002; 2003; 2007; 2009) e Cunha (2014), além de outros pesquisadores que têm colaborado para essa discussão interdisciplinar, na medida em que apontam para a necessidade de compreensão das especificidades do universo infantil.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12471Aprendizagem musical: uma revisão de literatura sobre as relações entre cognição e afetividade e suas influências na infância2023-03-01T12:40:22-03:00Andréa Queirozmaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">Esse trabalho é um recorte dos passos iniciais da revisão de literatura de uma pesquisa de doutorado em música realizada na Universidade Federal de Minas Gerais. O tema norteador da pesquisa consiste nas relações entre afetividade e cognição e suas influências na aprendizagem musical de crianças em aulas de música no contexto da escola regular. Até o presente momento, os trabalhos revisados mostram que a música, a afetividade e a cognição são partes integradoras no cotidiano das crianças no ambiente escolar e são intrínsecas ao seu aprendizado e desenvolvimento.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12469Estágios supervisionados curriculares em Música: percepções dos professores supervisores2023-03-01T12:37:20-03:00Alba Janesmaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">Este texto traz o recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento, cujo foco é compreender o papel do professor supervisor de estágio na formação dos licenciandos. A pesquisa de caráter qualitativo está sendo realizada por meio de grupo focal com os professores supervisores de estágio de música que atuam em Vitória-ES e em suas adjacências. Neste artigo, são apresentados os procedimentos metodológicos e alguns resultados do teste piloto realizado por meio de Grupo Focal-GF. Os dados coletados embasaram-se na análise temática. Foi possível observar que os quatro professores participantes do estudo piloto têm um forte compromisso ético, como o compromisso em receber estagiários para fortalecer a área. Esse grupo focal piloto possibilitou conhecer as percepções e os sentidos que os professores supervisores atribuem aos estágios. Os participantes, espontaneamente, também apontaram que os cursos e as disciplinas de estágio precisam fazer um direcionamento prévio mais abrangente antes de os licenciandos entrarem nos espaços escolares da Educação Básica. Ademais, demonstraram preocupação com concepções conteudistas que podem direcionar o estagiário a pensar que todos os conteúdos são apenas reproduzidos da mesma forma, em todas as turmas ou em todos os lugares. Eles se inquietam com a qualidade dos estágios, assumindo-os como significativos na formação docente.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12482O Currículo de Música praticado nas Escolas Municipais do Rio de Janeiro2023-03-01T23:05:57-03:00Noemi Teixeiramaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">Este texto apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento que tem como um de seus objetivos compreender como novos saberes são elaborados ao longo do tempo para colocarem-se como referência nos documentos orientadores do ensino de música na Rede Municipal do Rio de Janeiro. Os procedimentos são baseados na análise de documentos curriculares produzidos por essa Rede de ensino, identificando as continuidades, descontinuidades, semelhanças e diferenças na construção de modelos estruturais. O referencial teórico adotado neste texto tem como base os estudos sobre currículo de Gimeno Sacristán e a crítica aos modelos de ensino conservatoriais e tradicionais, debatidos por Antônio Jardim e Maura Penna, buscando uma reflexão sobre a construção dos saberes que envolvem propostas e caminhos para um ensino e aprendizado plural, que entrelace práticas e vivências de todos os envolvidos no processo da educação e da construção de um currículo no espaço escolar.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12480Ensino de violino para iniciantes e música brasileira: uma revisão de literatura2023-03-01T23:03:10-03:00João Rochaelmaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">Este poster tem como objetivo apresentar um recorte de revisão de literatura sobre iniciação ao violino e música brasileira. O termo “música brasileira” é entendido como um repertório musical amplo que engloba canções folclóricas, música regional de tradição popular, música brasileira de concerto, música brasileira composta para violino, especialmente para a iniciação ao instrumento, música popular do Brasil e música popular brasileira (MPB). A partir da revisão bibliográfica proposta, pretendem-se discutir as temáticas abordadas pela literatura e a presença/ausência de temas relevantes para se pensar uma nova abordagem do ensino e aprendizagem do violino para iniciantes na faixa etária de 10 a 12 anos, priorizando-se o repertório de músicas brasileiras. Este levantamento bibliográfico integra pesquisa de mestrado profissional em Artes, em andamento, que visa a elaboração e análise de uma proposta pedagógica de iniciação ao violino mediada pela música brasileira. A iniciação ao violino, seu processo de ensino e aprendizagem, integra a área de estudos da Pedagogia do Instrumento. A sistemática de busca e seleção de trabalhos adotou a metodologia de pesquisa bibliográfica para mapear e analisar os trabalhos sobre iniciação ao violino e música brasileira. Os trabalhos encontrados na busca realizada foram organizados em quadros e gráficos. Seus títulos e resumos foram submetidos a um procedimento de Análise de Conteúdo. Neste artigo, são apresentados dez trabalhos acadêmicos, categorizados nas seguintes temáticas: repertório; metodologia; ensino superior; ensino coletivo; história do ensino do instrumento e projeto social. Os resultados tiveram como foco dissertações e teses que indicam uma predominância de trabalhos que discutem a metodologia, que se estende, de forma indireta, para as outras temáticas, sejam em aulas individuais sejam em ensino coletivo.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12478Deficiência e capacitismo: reflexões sobre a inclusão na aula de música2023-03-01T22:59:32-03:00Flávia Fagundesmaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">O texto é fruto de estudo de doutorado em andamento, cujo objeto é a inclusão de alunos com deficiências nas aulas de música. No artigo aqui apresentado são discutidos os conceitos de deficiência e capacitismo. Além da apresentação desses conceitos, na seção final são trazidos exemplos de como o capacitismo pode se manifestar nas aulas de música, propondo reflexões sobre a inclusão de estudantes com deficiência.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12472“Filhas do Conservatório”: A atuação de professoras premiadas com medalha de ouro pelo Conservatório de Música e a construção de suas identidades pessoais e profissionais2023-03-01T12:41:45-03:00Clara Albuquerquemaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">Este trabalho é um recorte de minha pesquisa de doutorado, que busca elaborar uma narrativa sobre a atuação das professoras de música no Rio de Janeiro no Período Regencial e Segundo Reinado. Utilizo uma abordagem histórico-documental com base em revisão de literatura, e diferentes fontes de época e atuais. As principais fontes utilizadas têm sido os periódicos da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e documentos institucionais do Museu D. João VI da Academia de Belas Artes. No estudo aqui desenvolvido, teço reflexões sobre as atuações de um grupo específico de professoras, ex-alunas premiadas com medalha de ouro no Conservatório de Música, com base nas relações entre memória e identidade. Concluiu-se que este grupo compartilhava experiências de vidas e marcos memoriais comuns, construindo uma comunidade afetiva que influenciou a constituição de suas identidades pessoais e profissionais. O conhecimento do papel ativo destas mulheres pode auxiliar na construção de minha própria memória e identidade, assim como das professoras de música nos dias de hoje.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12470Música na Educação Básica: diferenças culturais e interculturalidade na aula de Artes/Música2023-03-01T12:38:58-03:00Alexandre Nadermaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">Ao considerarmos as diferentes vivências dos estudantes que integram o espaço escolar, temos como princípio da ação pedagógica o reconhecimento da diversidade e a promoção do diálogo entre pessoas com experiências e conhecimentos musicais diversos. Nessa perspectiva, de valorização da heterogeneidade e do reconhecimento dos distintos grupos, o presente artigo é parte de uma pesquisa de doutorado, em desenvolvimento, intitulada </span><span class="fontstyle2">Música na Educação Básica: diferenças culturais e interculturalidade na aula de Artes/Música</span><span class="fontstyle0">, à qual tem por objetivo compreender as práticas desenvolvidas por professores da rede pública de Mossoró, pensando a respeito da alteridade cultural dos alunos e como trabalham o reconhecimento dos saberes em que a aprendizagem é vista como singular e não padronizadora de corpos e subjetividades. Neste texto, me limito a apresentar qual sentido atribuído aos termos cultura, currículo e interculturalidade que utilizo para refletir sobre as concepções e práticas pedagógico-musicais. O universo da pesquisa são as aulas de Artes/Música do 6º ao 9º ano da educação básica da cidade de Mossoró. Com relação a coleta de dados esta se dará, principalmente, por meio de entrevistas e observação das atividades no contexto escolar. Espero, ao final da pesquisa, tendo em vista que a mesma está em andamento, levantar os principais sentidos atribuídos ao trabalho intercultural e compreender como essas atividades vêm sendo trabalhadas nas aulas de Artes/Música da educação básica no município em questão.</span> </p>2024-02-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12483Sobre jaulas, grades e metrônomos: reflexões sobre o currículo a partir das significações de professores de música2023-03-01T23:07:51-03:00Olga Oliveiramaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">Este artigo consiste em uma discussão teórica desenvolvida em uma pesquisa de doutorado em andamento que trata do currículo e da teoria curricular na perspectiva pósestrutural. Tais reflexões são tecidas por meio de diálogos entre os autores do campo curricular e as falas de três professores de música da rede municipal de João Pessoa, que mostram suas significações acerca do currículo. Por fim, defende-se o currículo como prática de significação, pensando-o como espaço pleno de possibilidades para uma educação musical comprometida e eticamente responsável, que conteste a normatividade das teorias curriculares rígidas.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12456Análise quantitativa das Fichas de Matrícula do Centro Musical do Rio de Janeiro (1907 – 1941)2023-02-28T13:56:31-03:00Isaac Andrademaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">O projeto de pesquisa em acervos sediados no Rio de Janeiro do PPGM/UNIRIO, iniciado em 2019, contemplou o trabalho exploratório no acervo do Sindicato do Músicos do Estado do Rio de Janeiro (SindMusi), o qual possui diversos tipos de documentos sobre a vida laboral dos músicos no Rio de Janeiro desde início do século XX, nessa época denominado Centro Musical do Rio de Janeiro (CMRJ). Este artigo é parte da minha dissertação de mestrado (2022), o qual trata especificamente sobre a análise quantitativa de um dos tipos de documentos deste Fundo, são estes, as Fichas de Matrícula do CMRJ. As informações contidas nas fichas contêm: nome; data de nascimento; naturalidade; filiação; endereço; tipo de sócio; data de admissão; número da carteira profissional e assinatura do músico. Com essa análise quantitativa é possível desenvolver panoramas sobre relações musicais e de trabalho dos músicos que atuavam na música carioca no início do século XX.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12454As toadas da cantoria nordestina à luz das noções de arquivo e repertório2023-02-28T13:43:59-03:00Philippe Meyohasmaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">A partir do que Diana Taylor, pesquisadora especializada nos estudos de performance, desenvolve no livro “Arquivo e repertório”, este trabalho se pretende a discriminar e discutir sobre quais seriam as representações dessas duas noções dentro da manifestação poético-musical nordestina da cantoria de viola, especialmente no que tange ao material melódico sobre o qual a poesia improvisada é versada. Para tal, foi tido como base textos acadêmicos produzidos nas últimas quatro décadas que descrevem e debatem sobre o repente sertanejo.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12452O psicodelismo e a atuação feminina no cenário brasileiro: Um olhar para os encartes de disco e a produção sonora do rock psicodélico em seus anos iniciais (1968-1974)2023-02-28T13:40:08-03:00Nathália Trottamaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">O objetivo deste artigo é mapear a produção musical feminina no rock psicodélico brasileiro mainstream em seus anos iniciais (1968-1974). É de interesse desta pesquisa identificar e analisar as diferentes influências, performances e particularidades desenvolvidas pelas bandas aqui selecionadas. De uma forma preliminar, serão esmiuçadas algumas capas e contracapas de álbuns com o intuito de obter uma maior compreensão acerca da arte visual produzida no contexto do rock psicodélico no período histórico mencionado.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12449O Eugenismo e a Música na Belle Époque (1907-1908): perspectivas a partir do acervo do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro2023-02-28T13:33:32-03:00Hudson Limamaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">O relato de pesquisa em andamento considera fontes que possam colaborar na compreensão sobre o eugenismo ocorrido no campo da música de concerto entre os anos de 1907 e 1908 na cidade do Rio de Janeiro. As fontes documentais do acervo do Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro (SindMusi), fundado em 1907 com o nome de Centro Musical do Rio de Janeiro (CMRJ) pode ajudar sobre a ciência de como as relações de poder, a partir dos discursos, podem interferir nas práticas musicais. Em acréscimo, buscamos compreender como ocorria a organização das atividades profissionais e investigar as condições de trabalho dos músicos. Há foco nas práticas políticas que acentuavam o eugenismo no período da </span><span class="fontstyle2">Belle Époque </span><span class="fontstyle0">carioca. Análises de matérias publicadas em jornais do período mostram o Centro Musical do Rio de Janeiro como um importante fórum aglutinador de músicos, com forte influência na contratação de músicos mestiços e negros nas práticas da performance no Rio de Janeiro. A partir do encontro com o acervo foram estabelecidos parâmetros para a organização e a análise do material de pesquisa. Tal estudo vem colaborar com pesquisas desenvolvidas junto a linha “Documentação e História da Música” do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e da </span><span class="fontstyle2">University of Texas at Austin </span><span class="fontstyle0">(LLILAS). O primeiro documento observado pelo pesquisador, no acervo, foi a primeira ata de reunião do CMRJ com a assinatura do compositor Francisco Braga, autor do hino à Bandeira Brasileira e presidente da instituição, considerado pela crítica da época como mestiço.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12447Memória, identidade e diferença nas práticas musicais em Laje do Muriaé em finais do século XIX e a chegada da colonialidade do saber em música: uma constatação a partir de uma fonte histórica e da crítica à narrativa sobre Giuseppe Masini2023-02-28T13:15:32-03:00Adler Tatagibamaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">Três trabalhos sobre aspectos históricos da região noroeste fluminense, mais especificamente Laje do Muriaé (RJ), guardadas as suas especificidades, destacam que um músico italiano, chamado Giuseppe Masini, havia chegado na localidade, a partir da segunda metade do século XIX, vindo do Rio de Janeiro e que modificou completamente a vida cultural lajense. O objetivo deste ensaio é abordar uma discussão sobre como a presença do músico italiano pode ser analisada também como a própria presença da colonialidade, constitutiva da modernidade de um saber musical, praticada na região destacada, atuando na mentalidade da pequena freguesia. Notamos que o processo de aburguesamento da sociedade lajense é, de fato, impulsionado pela ascensão econômica da região, sobretudo, a partir das lavouras de café. Contudo, acredito ter sido acentuado também pela presença de uma música cortesã de matriz europeia. Contribuindo assim para a afirmação de um colonialismo do pensamento musical na microrregião e também suas adjacências, com reflexos perenes. O gênero historiográfico da micro-história permite reconhecer realidades conjunturais, já conhecidas, através da exploração das fontes destacadas em trabalhos anteriores e fontes recém desveladas. Apoio os argumentos nos estudos sobre cultura, identidade e diferença, para a compreensão do contexto sociocultural analisado. Pretendo discutir como a presença de Giuseppe Masini, relatada no texto de Manoel Ligiéro (1960), que destaca a passagem de Masini pela região, em diálogo com o registro contido em uma fonte histórica da atividade do músico italiano, confirmam a existência de uma colonialidade entre as práticas musicais historiadas na região.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12455A luta do Centro Musical do Rio de Janeiro pela melhoria das condições de trabalho do músico de cinema em 19112023-02-28T13:46:11-03:00Rafael Silvamaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">A primeira exibição de cinema no Rio de Janeiro ocorreu em 1896. Com ela, posteriormente, veio a necessidade da música, seja ela para acompanhamento ou como um espetáculo à parte. Um ambiente novo de trabalho para músicos se estabelecia, gerando a necessidade de regulamentação para este tipo de atividade. O Centro Musical do Rio de Janeiro (CMRJ), representante de uma parcela dos músicos entre 1907 e 1941 na então capital do Brasil, teve como função criar uma tabela de honorários para o trabalho no cinema. Para demonstrar essas informações, recorri ao levantamento realizado pelo “Grupo de Estudos em Cultura Trabalho e Educação”, responsáveis por organizar o acervo do Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro, e que inclui as atas das reuniões da diretoria do CMRJ. O presente estudo traz “pistas” sobre quais eram as reivindicações destes músicos, suas origens geográficas, suas formações, seus repertórios e em que lugar do cinema eles executavam suas tarefas. O objetivo da pesquisa é entender como ocorria esse “novo” tipo de trabalho no cinema, além de constatar as questões trabalhistas ali envolvidas. Para enriquecer o entendimento sobre esse cenário carioca, foi necessário comentar brevemente sobre Paschoal Segreto, fundador da primeira sala de exibição no Rio de Janeiro, analisando como se deu o surgimento do cinema na cidade. O texto a seguir é baseado em algumas informações presentes no capítulo 1 de minha dissertação de mestrado em andamento, que tem como objeto “As relações de trabalho do músico carioca no cinema silencioso: Um recorte de 1896 a 1929.”</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12453Considerações sobre a Leitura Musical na Educação e Trabalho do Contrabaixista de Estúdio do século XX2023-02-28T13:41:53-03:00Pedro Aunemaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">O presente artigo busca trazer questões, impressões e algumas conclusões acerca do lugar do domínio da leitura musical na formação e na prática profissional de contrabaixistas ligados ao mercado de gravação de música popular. A partir da análise de entrevistas realizadas ao longo da elaboração da dissertação de mestrado “O Contrabaixista de Estúdio da MPB”, buscamos tratar do domínio da leitura por parte dos músicos de estúdio enquanto recurso valioso para o sucesso no mercado de trabalho. Buscamos, também, abordar o domínio da leitura por seu aspecto simbólico, como fonte de distinção junto ao meio de música popular pela tradicional ligação entre a leitura e a educação formal de música.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12451O fado: trajetória, mutações e partilha desde o fim da ditadura de Salazar até o século XXI2023-02-28T13:38:14-03:00Marilda Bottinomaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">O presente ensaio explora registros documentais sobre o atual estado do fado, reflexo da sua adaptação à contemporaneidade, sendo enquadrados, dessa forma, aspectos múltiplos ao gênero musical. Como qualquer outro gênero, o fado foi tocado pelo tempo, marcado por diferentes conjunturas sociais, culturais e estéticas, mantendo, contudo, uma forte ligação com sua “autenticidade”, conforme aponta Rui Vieira Nery (2004), no sentido de aproximar aspectos de expressividade entre o intérprete e o público. A partir da sua trajetória histórico-musical, fazse uma reflexão sobre o seu percurso evolutivo num período que abrange o final da ditadura de Salazar até os dias atuais do século XXI. É contemplada, ainda, a diversidade desse universo muito próprio, destacando-se sua capacidade de partilhar espaços e públicos, de processos performativos comuns, transcorrendo um itinerário de sentidos e um entendimento que supera barreiras ou conflitos de identidade, trazendo questões e propostas para um olhar sobre o novo fado.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12448A Sociedade Beneficência Musical2023-02-28T13:18:27-03:00Anne Meyermaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">Pretendemos neste artigo apresentar um pequeno histórico sobre a Sociedade Beneficência Musical</span><span class="fontstyle0">3</span><span class="fontstyle0">. Esta entidade, cuja criação foi liderada pelo músico Francisco Manuel da Silva, atuou como ordenadora do campo musical carioca no seu período de existência (1833- 1896) a partir de uma tripla atuação: representação classista dos músicos, sistematização do ensino de música e construção do gosto musical/ampliação de mercado de atuação para músicos de vertente erudita. Sua trajetória decisiva na conformação do mercado musical da época se reflete até hoje na esfera artística carioca.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12490A Invenção da Poesia: O processo de criação de um texto dramático-musical2023-03-01T23:34:24-03:00Rafael Bezerramaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">Este artigo pretende apresentar um recorte da minha pesquisa de doutorado, que consiste na criação de uma obra cênico-musical. Tal obra exibe sete cenas ao longo de aproximadamente 50 minutos de duração e foi inspirada na vida e produção artística do poeta paraense Jurandyr Bezerra. Para essa pesquisa, além da música, foram escritos um conto e um libreto originais. No presente artigo, apresento a primeira etapa da criação do texto dramáticomusical, ou seja, o processo de desenvolvimento do conto, material inicial utilizado na composição da obra cênico-musical </span><span class="fontstyle2">A invenção da Poesia</span><span class="fontstyle0">. A leitura e análise de contos e peças teatrais brasileiras serviram de fundamentação no processo criativo. Como resultado, pode-se observar como a convergência entre eventos biográficos do poeta e suas poesias se tornam elementos de ficção, pois o sentimento por Luci e as diferentes frustrações que experimenta estimulam a criação poética de Jurandyr.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12488Em busca do tempo encapsulado: dispositivo intertextual na criação de música-teatro2023-03-01T23:31:30-03:00Pedro Lealmaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">Esta comunicação tem por objetivo apresentar os resultados parciais da pesquisa de doutorado em que investigo processos de intertextualidade na criação de uma peça de músicateatro. Trata-se do mapeamento de um processo composicional a partir de metodologias de Pesquisa Artista em música, sobretudo, a prática da intertextualidade heurística para criação, em que o convívio crítico-comparativo de múltiplos textos fornece conceitos que guiam as decisões composicionais e dramatúrgicas. A identificação de constantes poéticas, ou seja, zonas de interesse e problemas recorrentes nas peças e textos que componho e escrevo, guiam meus gestos compositivos e as análises de obras de terceiros empreendidas na pesquisa. Dessa dinâmica, é extraído um ciclo de produção-reflexão cujo objetivo é articular os nexos significativos da peça a ser realizada.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12486||: (À) Intertextualidade (é) o Estranho Retorno Infinito :||2023-03-01T23:29:17-03:00Gabriel Maddalenamaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">A intertextualidade é um conceito que designa a criação de uma obra a partir de obras anteriores, a presença de uma obra em outras, ou, ainda, o diálogo entre diferentes obras. No trabalho </span><span class="fontstyle2">A Acústica da Influência: uma recomposição da intertextualidade na música, </span><span class="fontstyle0">criamos a chamada </span><span class="fontstyle3">Bússola Intertextual</span><span class="fontstyle0">, um instrumento por meio do qual elaboramos uma proposta original para classificar e sistematizar a intertextualidade no âmbito musical, realizando uma vasta compilação e unificação de tipologias intertextuais. Agora, no presente artigo, que faz parte da nossa atual pesquisa de doutorado, o objetivo é enfocar o aspecto cíclico do fenômeno da intertextualidade e ressaltar a sua percepção como uma espécie de </span><span class="fontstyle3">Estranho Retorno Infinito</span><span class="fontstyle0">: uma representação matemático-filosófico-poética da constante, onipresente e eterna recorrência intertextual. Para compor tal representação, apresentaremos nosso encadeamento entre três teorias de diferentes autores, áreas e épocas: o </span><span class="fontstyle3">Teorema do Macaco Infinito </span><span class="fontstyle0">de Émile Borel, o </span><span class="fontstyle3">Eterno Retorno </span><span class="fontstyle0">de Friedrich Nietzsche e as </span><span class="fontstyle3">Voltas Estranhas </span><span class="fontstyle0">de Douglas Hofstadter. Traçamos um ciclo inteiramente permeado e regido pelo conceito de intertextualidade. Revelamos antecedentes intertextuais nas origens teóricas ou artísticas (e, a serem mostrados em um próximo momento, descendentes intertextuais em análises musicais e aplicações composicionais) das três teorias abordadas, as quais inspiraram a proposta original de encadeamento entre elas, que, por sua vez, descortinou em si mesmo uma metáfora da intertextualidade, a qual ainda se refletiu na própria estrutura deste artigo. Todo esse circuito está, ademais, sintetizado no conteúdo e na forma do nosso título.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12484Multi-performance em espetáculos cênico-musicais: reflexões sobre o papel do intérprete nas interfaces entre música e teatro e sua importância para o desenvolvimento e realização da obra no teatro amador2023-03-01T23:26:45-03:00Diogo Rebelmaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">Este ensaio busca refletir sobre em que medida a figura do intérprete, particularmente a do ator-cantor, mostra-se, cada vez mais, indispensável à realização de espetáculos cênicomusicais por companhias de teatro amador. O papel desse artista, nas interfaces entre música e teatro, será posto aqui, em que, a partir de nossa experiência como compositor, arranjador e diretor musical em espetáculos de teatro onde a música é fundamental para o desenvolvimento da dramaturgia, comentários acerca da ação do artista generalista e do artista especialista serão realizados. A complexidade de uma performance multifacetada para o intérprete que, simultaneamente, atua e canta — e, eventualmente, dança e toca instrumentos musicais, — bem como os campos de interação entre criação musical e performance teatral como consequência da colaboração do intérprete durante o processo de criação e realização da obra serão, também, observadas.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12491Um “passo” a mais na composição de frevo de rua: Dialética criativa entre música e dança com base nas fronteiras do gênero e suas tópicas2023-03-01T23:35:27-03:00Rodolfo dos Santosmaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">O presente trabalho visa apresentar o caminho de busca para o processo criativo referente à composição de frevos de rua a partir do “passo” (dança do frevo). Através da Investigação Artística, a estratégia de construção da narrativa para a criação das obras é estruturada, de modo a conduzir a produção de conhecimento. Como condição de contorno, pretende-se manter as obras dentro das fronteiras do frevo. Para tanto, a teoria das tópicas será utilizada para construção de tópicas que funcionem como pontos de referência que busquem trazer as composições para o universo do gênero. Dois frevos de rua serão apresentados como experimentos dessa possibilidade de permanência nos signos do frevo, como parte da fundamentação desse processo e como alicerces para as composições a partir da dança.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12489Modo Construção: A consonância ludomusical entre a música de Jerry Martin e o jogo The Sims2023-03-01T23:32:36-03:00Pedro Zismanmaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">Este artigo tem o objetivo de demonstrar uma consonância ludomusical entre o jogo eletrônico </span><em><span class="fontstyle2">The Sims </span></em><span class="fontstyle0">e sua trilha sonora através da análise da peça “</span><span class="fontstyle2">Under Construction/New Beginnings" </span><span class="fontstyle0">de Jerry Martin e da sua relação com a parte do jogo em que ela está inserida. Para defender a hipótese de que há de fato uma consonância ludomusical, utilizamos a ideia de </span><span class="fontstyle2">referente </span><span class="fontstyle0">(PRESSING, 1988. p.52) na improvisação musical e conceitos da área de ludomusicologia.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12487Diferenças entre as delimitações de música de concerto, música popular, e música pop, à luz da crítica ao conceito de “música séria”2023-03-01T23:30:29-03:00Lucas Cassanomaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">O presente artigo tem como objetivo explicar uma proposta de delineação dos conceitos de música de concerto, música popular e música </span><span class="fontstyle2">pop</span><span class="fontstyle0">, a partir da crítica ao conceito de “música séria”, tomando como referencial teórico o conceito de competência musical de Blacking (1973), expandido por Thèberge (1995) e Grayck (2007), através da noção de capital cultural. Para a delineação de tais práticas, tomou-se como metodologia o uso do referencial teórico do conceito de </span><span class="fontstyle2">som</span><span class="fontstyle0">, proposto por Delalande (2001), tanto quanto do de fonografia, como proposto por Brown (2000). O intuito é delimitar como essas três práticas soam de acordo com seus paradigmas, evitando valorá-las, já que esta valoração é o objeto de nossa crítica.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12485“Festas da Xica” de Paulo Moura: um Lugar Interacional-Formativo (LIF)2023-03-01T23:28:01-03:00Eduardo Lucasmaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">O presente texto apresenta uma análise da textualidade audiotátil de Paulo Moura (1932-2010) em Festas da Xica (1987), considerando os pressupostos da Teoria das Músicas Audiotáteis (TMA) e do conceito de Lugar Interacional-Formativo (LIF), arcabouço teórico que contempla as especificidades de experiências estéticas e culturais de músicas como o jazz, o rock, a música brasileira instrumental, as músicas improvisadas e a </span><span class="fontstyle2">World Music</span><span class="fontstyle0">. Para tanto, realizou-se uma análise </span><span class="fontstyle2">microgroovêmica </span><span class="fontstyle0">com o aporte do software </span><span class="fontstyle2">Open Source</span><span class="fontstyle0">, </span><span class="fontstyle2">Sonic Visualiser</span><span class="fontstyle0">. Foram considerados três aspectos objetivos de análise: recursos interpretativos, o tempo e o centróide espectral.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12467Brasil, o país das cantoras: Reflexões sobre colonialidade de gênero e canto popular brasileiro2023-03-01T09:05:47-03:00Marcela Velonmaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">Como se dá o encontro da colonialidade de gênero, conceito desenvolvido por Maria Lugones (2019), com o fenômeno da “desvocalização do logos”, como formulado por Adriana Cavarero (2011), no contexto do canto popular brasileiro? Com essa primeira reflexão, desenvolvi uma proposta de análise para a pesquisa de doutorado – na qual observo três coletivos de mulheres músicas – a partir de uma abordagem feminista e decolonial. O presente artigo é um recorte da introdução ao capítulo que trata sobre o material musical, incluindo algumas vocalidades.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12468Elementos De Textura Em Nica’s Dream2023-03-01T09:08:57-03:00Thiago Trajanomaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">Este artigo apresenta a aplicação de parte da proposta de análise desenvolvida em minha pesquisa de doutorado. Com foco na instrumentação da base, procurando elucidar os processos de organização dos elementos texturais constituintes do plano do acompanhamento e a interação com o plano da melodia no combo de </span><span class="fontstyle2">jazz</span><span class="fontstyle0">. Foi usada, aqui, a composição Nica’s Dream, de Horace Silver, na gravação do grupo </span><span class="fontstyle2">The Jazz Messengers, </span><span class="fontstyle0">como estudo de caso.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12466Gravação de tomadas guia: hipóteses sobre permanência2023-03-01T09:02:42-03:00Kezo Nogueiramaico.lopes@unirio.br<p><span class="fontstyle0">O presente artigo versa sobre práticas de gravação musical em estúdios, tendo em vista a relação entre as tomadas (</span><span class="fontstyle2">takes</span><span class="fontstyle0">) guia e o conceito de </span><span class="fontstyle2">Umwelt</span><span class="fontstyle0">, com contribuições teóricas de Jakob von Uexküll e a noção de intersubjetividade citada por Philip Tagg. Mais especificamente, uma discussão sobre a questão do processo de integração e permanência das guias nos processos de gravação multipista acontecerá neste artigo. Assim, podemos concluir como as guias transitam nos gestos criadores, ressoando sistemicamente na cadeia de produção musical.</span> </p>2024-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOMhttps://seer.unirio.br/simpom/article/view/12446Expediente VII SIMPOM2023-02-28T13:01:29-03:00Maico Lopesmaico.lopes@unirio.br2024-02-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Anais do SIMPOM