EM BUSCA DO PALCO LEGÍVEL: PRÁTICAS CENOGRÁFICAS DA ATUALIDADE E SUAS DENOMINAÇÕES

Autores

  • Andrea Renck Reis Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2016.v8i1.p.%2054-72

Resumo

RESUMO O texto propõe um questionamento sobre as práticas cênicas da atualidade e suas nomenclaturas. Utilizando como base teórica textos de Pavis, Aronson e Howard, os termos em língua inglesa space design, scene design, set design, performance design e sound design serão discutidos a partir de uma seleção de espetáculos, instalações cênico-artísticas e experiências cênicas realizadas recentemente. Palavras-chave: cenografia; espaço cênico; performance design; Quadrienal de Praga; sound design. ABSTRACT The article aims to discuss contemporary scenic practices and their nomenclatures. Using as theoretical basis concepts of Pavis, Aronson e Howard, terms like space design, scene design, set design, performance design and sound design will be argued from a selection of theatrical spectacles, scenic-art installations and performing experiments recently performed. Keywords: scenography; scenic space; performance design; Prague Quadrennial; sound design.

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Biografia do Autor

Andrea Renck Reis, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Assistente do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA-UFRJ). Cenógrafa e Pesquisadora. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGAC/UNIRIO). Assistant Professor in the Performing Arts Department, Fine Arts School of the Federal University of Rio de Janeiro (EBA-UFRJ). Setdesigner and Researcher. PhD student at Postgraduate in Performing Arts Program at Federal University of the State of Rio de Janeiro (PPGAC/UNIRIO).

Publicado

2016-07-02

Como Citar

Reis, A. R. (2016). EM BUSCA DO PALCO LEGÍVEL: PRÁTICAS CENOGRÁFICAS DA ATUALIDADE E SUAS DENOMINAÇÕES. O Percevejo Online, 8(1), 54–72. https://doi.org/10.9789/2176-7017.2016.v8i1.p. 54-72

Edição

Seção

Dossiê Cidade, Cena e a Performatividade