7. Laboratórios experimentais sobre a interpretação melodramática: metodologia e aspectos pedagógicos.

Autores

  • Paulo Merisio UFU

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2009.v1i2.%25p

Resumo

Este trabalho parte de um estudo de caso para estabelecer alguns aspectos que norteiam a realização de Laboratórios Experimentais em Teatro. Com base na experiência do Laboratório Experimental A interpretação melodramática nos circos-teatros (UFU/ Uberlândia/MG, 2003.1), disseca analiticamente as etapas deste procedimento metodológico, ressaltando sua importância como ferramenta de investigação da cena e como elemento propulsor de experiências pedagógicas no campo teatral. Palavras-chave | Laboratórios experimentais | pedagogia do ator | melodrama | métodos de pesquisa | circo-teatro Abstract This work proposes to study some aspects that guide the performance in Theatre Experimental Laboratories. Based on the experience of the Experimental Laboratory on the melodramatic interpretation in the circus-theatre (UFU / Uberlândia / MG, 2003.1), analyzes the methodological steps of this procedure, emphasizing its importance as a tool of investigation in theatre scene and as a stimulating factor of educational experience in this area. Keywords | experimental laboratories | pedagogy of the actor | melodrama | methods of research | circus-theatre PAULO MERISIO possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1987), graduação em Artes Cênicas, habilitação Cenografia (1991), mestrado em Teatro (1999) e doutorado em Teatro (2005), pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Formado ator pela Escola de Teatro Martins Penna (1993). Atualmente é professor do Curso de Teatro e do Mestrado em Artes da Universidade Federal de Uberlândia; membro da Comissão Assessora de Avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – área Teatro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação e direção Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: interpretação teatral, encenação, teatro infanto-juvenil, espaço cênico, melodrama, circo-teatro e teatro popular. Dirige, desde 2002, o grupo uberlandense Trupe de Truões. PAULO MERISIO, PhD has a Bachelor’s Degree in Architecture and Urbanism from the Fluminense Federal University (1987) and in Scenic Arts (Scenography, 1991) from UNIRIO, where he also received his Master’s Degree (1999) and Doctorate in Theater (2005). Graduated from the Martins Pena Theater School (1993). Is a Professor of Theater and Arts at the Federal University of Uberlândia, as well as a member of the Assessment Advisory Committee of the National Institute of Studies and Educational Research in the field of Theater. He works with the following themes: theatrical interpretation, staging, children’s theater, scenic space, melodrama, circus-theater and popular theater, and has directed, since 2002, the Trupe de Truões group from Uberlândia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-01-25

Como Citar

Merisio, P. (2010). 7. Laboratórios experimentais sobre a interpretação melodramática: metodologia e aspectos pedagógicos. O Percevejo Online, 1(2). https://doi.org/10.9789/2176-7017.2009.v1i2.%p