Re(Aprendendo) novas formas de ensinar: ações de extensão adaptadas para aprendizagem durante a pandemia de Covid-19

Autores

  • Amanda Curiel Trentin Corral Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-3138-3927
  • Larissa Artimos Ribeiro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Gisella de Carvalho Queluci Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Priscila de Castro Handem Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Devido à necessidade de isolamento social, as tecnologias começaram a ser utilizadas como estratégias facilitadoras para as atividades de ensino. Este é um relato de experiência sobre o Projeto de Extensão Capacitação em Metodologias Ativas de Ensino para Educação em Saúde teve os seguintes produtos técnicos elaborados: 1) criação da cartilha “Mente e Corpo Ativos: dicas de atividades a distância em tempos de isolamento social”; 2) manual de Organização de Eventos Online; 3) organização do “Webinário Metodologias Ativas para o Ensino de Enfermagem” 4) vídeo “Manual do Google Meet”. Os materiais e o evento permitiram uma reflexão acerca da interação entre docentes e discentes em tempos de isolamento social. Os resultados esperados foram alcançados com sucesso, principalmente no que se refere à formação de uma rede de disseminação de conteúdo, garantindo o direito social à educação através da capacitação dos alunos para uma intervenção fundamentada e eficaz em suas comunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Curiel Trentin Corral, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Diretora Científica da Comissão Nacional de Ligas de Geriatria e Gerontologia. Bolsista de Extensão do Projeto Capacitação em Metodologias Ativas de Ensino para Educação em Saúde. Voluntária da Cruz Vermelha Brasileira. Coordenadora do Projeto Voluntário Octo Brasil. 

Larissa Artimos Ribeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda de Enfermagem na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é Bolsista de Extensão do Projeto Capacitação em Metodologias Ativas de Ensino para Educação em Saúde e membro da Liga Acadêmica de Pediatria Multidisciplinar (LAPEM). Atuou como monitora da disciplina de Semiotécnica II da EEAP (2020).

Gisella de Carvalho Queluci, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor Associado do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi Professor da Universidade Federal Fluminense no período de 2006-2019. Doutorado e Mestrado em Enfermagem pela EEAN/UFRJ. Pós -Doutorado em Epistemologia para Enfermagem pela EEAN/UFRJ. Docente Colaborador do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde - UFF. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologias no Espaço Hospitalar /UNIRIO.

Priscila de Castro Handem, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta 3 do Departamento de Enfermagem Fundamental/EEAP/UNIRIO
Doutora em Ciências PPGENFBIO/UNIRIO

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Trentin Corral, A. C., Ribeiro, L. A., Queluci, G. de C., & Handem, P. de C. (2021). Re(Aprendendo) novas formas de ensinar: ações de extensão adaptadas para aprendizagem durante a pandemia de Covid-19. RAÍZES E RUMOS, 9(1), 131–142. Recuperado de http://seer.unirio.br/raizeserumos/article/view/11003