Contribuições de espaços não-formais de educação na transformação social e divulgação científica: uma aprendizagem baseada no projeto de extensão universitária “Conhecendo o Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO) - Ciência, Arte e Educação”
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2021.v9i1.29-50Resumo
A educação é um direito social, sendo uma potente ferramenta para a conscientização dos nossos direitos enquanto cidadãos, além da formação do senso de cidadania. Entretanto, para que essa educação transformadora aconteça de forma efetiva, existe ao menos um grande desafio: entendermos que, para além da educação formal, existem também as contribuições dos espaços não formais de educação, a exemplo do projeto de extensão universitária “Conhecendo o Cenabio – Ciência, Arte e Educação” do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem. O projeto “Conhecendo o Cenabio” busca promover oficinas pedagógicas baseadas em quatro pilares: ciência, arte, inteligência emocional e ação social. Dessa forma, executamos de forma transdisciplinar experimentos científicos, jogos e dinâmicas de grupo. Entendemos que as ações extensionistas promovidas pelo Cenabio, em parceria com instituições de ensino, complementam a educação formal, sendo capazes de fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo ainda para a transformação social e a divulgação científica.
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