Contribuições de espaços não-formais de educação na transformação social e divulgação científica: uma aprendizagem baseada no projeto de extensão universitária “Conhecendo o Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO) - Ciência, Arte e Educação”

Autores/as

  • Camila Victória Sousa Oliveira Professora substituta da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Doutoranda em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Isabela Duarte Paiva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Daniel Meira dos Anjos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO) Coordenador de Projetos e Técnico do CENABIO
  • Danielle Ferreira Silva Ferraz Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Beatriz Vaz de Araujo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Quéren Hapuque Beserra Lucas Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Renata Travassos Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem
  • Adalberto Ramón Vieyra Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO) Diretor Geral do CENABIO
  • Isalira Peroba Rezende Ramos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO) Diretora Adjunta de Extensão e Tecnológica do CENABIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2021.v9i1.29-50

Resumen

A educação é um direito social, sendo uma potente ferramenta para a conscientização dos nossos direitos enquanto cidadãos, além da formação do senso de cidadania. Entretanto, para que essa educação transformadora aconteça de forma efetiva, existe ao menos um grande desafio: entendermos que, para além da educação formal, existem também as contribuições dos espaços não formais de educação, a exemplo do projeto de extensão universitária “Conhecendo o Cenabio – Ciência, Arte e Educação” do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem. O projeto “Conhecendo o Cenabio” busca promover oficinas pedagógicas baseadas em quatro pilares: ciência, arte, inteligência emocional e ação social. Dessa forma, executamos de forma transdisciplinar experimentos científicos, jogos e dinâmicas de grupo.  Entendemos que as ações extensionistas promovidas pelo Cenabio, em parceria com instituições de ensino, complementam a educação formal, sendo capazes de fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo ainda para a transformação social e a divulgação científica.

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Publicado

2021-06-30

Cómo citar

Oliveira, C. V. S., Paiva, I. D., dos Anjos, D. M., Ferraz, D. F. S., de Araujo, A. B. V., Lucas, Q. H. B., Travassos, R., Vieyra, A. R., & Ramos, I. P. R. (2021). Contribuições de espaços não-formais de educação na transformação social e divulgação científica: uma aprendizagem baseada no projeto de extensão universitária “Conhecendo o Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO) - Ciência, Arte e Educação”. RAÍZES E RUMOS, 9(1), 29–50. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2021.v9i1.29-50