PRÁTICAS PARA HABITAR O CORPO O SILÊNCIO, A ESCUTA E A ATENÇÃO NO TRABALHO DO ATOR-PERFORMER
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Resumo
Practices to Inhabit the body – Silence, Listening and Attention in the Work of the Actor-Performer
RESUMO: Este texto examina algumas práticas do ator-performer que abrem caminhos para o alargamento da percepção, em que o mundo é extensão do interior do ator-performer e o interior é uma extensão do mundo. Esta ideia de prolongamento opõe-se aos dualismos da separação e oposição. Implica um trabalho de desprogramação do regime habitual de atenção e a aceitação de maneiras de operar em que, para não estarmos divididos, aceitamos estar ao mesmo tempo relaxados e atentos, ativos e passivos, em movimento e na imobilidade, em corrida e contemplação, com uma atenção fluida que é também porta para o fluxo e para o visível, por vezes ínfimo, para o invisível e para o desconhecido. Em que se busca habitar o corpo e ao mesmo tempo um esquecimento de si. Partindo de encontros de trabalho com o Open Program do Workcenter de Jerzy Grotowski e Thomas Richards, com Alain Alberganti e com François Kahn, bem como do estudo da literatura sobre o ofício do ator, analisam-se três elementos fundamentais na busca por outras formas de perceber: o silêncio, a escuta e a atenção.
Palavras-chave: Atenção; Ator-performer; Escuta; Percepção; Silêncio.
ABSTRACT: This text examines some practices of the actor-performer which give possibilities to broaden the perception, in which the world is an extension of the inner life of the actor-performer and the inner life is an extension of the world. This idea of prolongation is opposed to the dualisms of separation and opposition. It implies a work of deprogramming the usual attention regime and the acceptance of ways of operating in which, in order not to be divided, we accept to be at the same time relaxed and attentive, active and passive, in movement and immobility, contemplating while running. The movements are continually crossed by the imaginary, with a fluid attention that is also a door to the flow and to the visible, sometimes micro, to the invisible and to the unknown. In which the body is sought to inhabit and at the same time a selfforgetfulness. From work meetings with Open Program of the Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, Alain Alberganti and François Kahn, as well as studies of philosophy and literature regarding the actor’s craft, the authors analyze three fundamental elements in the search of other ways of perception: silence, listening and attention.
Keywords: Actor-performer; Attention; Listening; Perception; Silence.