O EXPERIMENTAL E O INVISÍVEL NOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO: Reflexões Acerca da Companhia García Sathicq

Contenu principal de l'article

Jazmín García Sathicq
Narciso Telles

Résumé

Este escrito é um texto meta-reflexivo, de auto investigação sobre o meu processo criativo, através dos procedimentos de criação e de pesquisa realizados para a criação dramatúrgica e cênica que desenvolvo na Companhia Garcia Sathicq (La Plata/Argentina) e, ao mesmo tempo, pensar teórica e criticamente sobre estes processos. Nosso objetivo é analisar, refletir e conceituar sobre aspectos da direção, da atuação e da experimentação prática desenvolvida e que não são necessariamente visíveis aos espectadores.


Palavras Chaves: Criação cênica; Dispositivos artísticos; Companhia Garcia Sathicq


ABSTRACT
This paper proposes itself as a meta-reflective, self-investigative text about my creative process, through the study of the mechanisms of creation and research carried out for the dramaturgical and scenic creation that I develop in the Garcia Sathicq Company, and at the same time, to think theoretically and critically about these processes. Our objective is to analyze, reflect on, and conceptualize aspects of directing, acting, and practical experimentation developed that are not necessarily visible to the spectators.


Keywords: Scenic creation; Artistic devices; Garcia Sathicq Company

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Details de l'article

Rubrique
Entrevistas
Bibliographies de l'auteur

Jazmín García Sathicq, Universidade Nacional de La Plata (UNLP)

Formada pela Escola de Teatro de La Plata como atriz e professora de teatro (1999 e 2000). Pós-graduação internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária (FLACSO, 2022). Atualmente cursa o Doutorado em Artes na Faculdade de Artes da Universidade Nacional de La Plata (turma de 2025). Membro colaboradora da Unidade de Pesquisa em Artes Cênicas do Instituto de História da Arte Argentina e Americana, Faculdade de Artes, Universidade Nacional de La Plata.

Narciso Telles, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Teatreiro, ator, diretor e dramaturgista. Doutor em Teatro (UNIRIO, 2007), realizou estágio pós doutoral na UDESC, 2012 e Universidad Autônoma Metropolitana/Universidad Castilla de la Macha, 2017 - Programa Estágio Sênior/CAPES). É Professor Titular do Curso de Teatro, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisador do CNPq e do GEAC/UFU. Tem estudos, publicações e prática artística na área de Artes/Teatro, com ênfase em Interpretação/Atuação/Improvisação; Pedagogia do Teatro e Cena Contemporânea. Diretor Artístico do Rugido Coletivo de Teatro -Uberlândia-MG (@rugidocoletivo).