PERCORRENDO A HISTÓRIA DO PENSAMENTO CURRICULAR

Autores

  • Rogério Borda Gomes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

currículo, pensamento curricular, educação.

Resumo

O presente texto parte de algumas considerações sobre o pensamento curricular de 1450 até o final do século XX, quando o currículo passa a ser considerado como um discurso, com poder de destruição ou construção do ensino. A palavra “currículo” teve origem no esporte e se refere à teorização sobre o que se deve ensinar e aprender, podendo ser também o que se ensina e o que se aprende na prática. Abstract The present text follows from some considerations on the thoughts the formulation of curricula from 1450 until the end of the twentieth century, when the curriculum came to be considered as a discourse, with powers of enriching or destroying teaching. The word “curriculum” originated in the practice of sport and refers to the theorizing on what should be taught and learnt, while it can also refer to what is taught and what is learnt in practice.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-10-21

Como Citar

Gomes, R. B. (2007). PERCORRENDO A HISTÓRIA DO PENSAMENTO CURRICULAR. Cadernos Do Colóquio, 7(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/coloquio/article/view/104

Edição

Seção

Música e educação