THEODOR W. ADORNO: UM “CLÁSSICO”? ATUALIDADE E RELEVÂNCIA DO PENSAMENTO ADORNIANO PARA A MUSICOLOGIA BRASILEIRA

Autores

  • Frank Kuehn Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Adorno, filosofia contemporânea, musicologia, teoria crítica, teoria estética, ética

Resumo

Largamente aceito como pensador influente e de essencial importância para o entendimento do mundo contemporâneo, Adorno reúne vigor e liberdade ao transitar entre música e filosofia de modo original e pertinente. Sendo assim, o presente ensaio apresenta os principais aspectos do pensamento adorniano, revendo materiais que, direta ou indiretamente, revelem afinidade com os propósitos do meu projeto de doutoramento. Nesta tarefa, os principais objetivos são: a) o entendimento crítico da filosofia adorniana, principalmente do ponto de vista da sua atualidade; e b) a aproximação entre Adorno e a filosofia contemporânea da musicologia brasileira. Por questões metodológicas, o pensamento adorniano é distribuído em três grandes categorias que constituem o arcabouço filosófico e musical de Adorno: a) a teoria crítica; b) a teoria estética; e c) a ética. Abstract Widely accepted as an influential thinker, essential for understanding the contemporary world, Adorno combines vigor and freedom in moving between music and philosophy in an original and pertinent way. In this brief essay, I will consider some important aspects of Adorno’s philosophy, with emphasis on those points which, directly or indirectly, reveal an affinity with my doctoral research. In this task, I adopt as principal objectives: a) a critical understanding of Adornian philosophy, principally from the point of view of its contemporaneity; and b) linking Adorno and contemporary philosophy to Brazilian musicology. For methodological reasons, the Adornian thought is divided into three broad categories: a) critical theory; b) aesthetic theory; and c) ethics.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-10-21

Como Citar

Kuehn, F. (2007). THEODOR W. ADORNO: UM “CLÁSSICO”? ATUALIDADE E RELEVÂNCIA DO PENSAMENTO ADORNIANO PARA A MUSICOLOGIA BRASILEIRA. Cadernos Do Colóquio, 7(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/coloquio/article/view/108

Edição

Seção

Linguagem e estruturação musical