A APRENDIZAGEM MUSICAL NO “BANDÃO” DA ESCOLA PORTÁTIL DE MÚSICA

Autores

  • Elza Greif PPGM - Unirio

Palavras-chave:

Ensino aprendizagem em música

Resumo

RESUMO O presente texto aborda a pesquisa realizada sobre a aprendizagem musical no Bandão da Escola Portátil de Música e apresenta os dados iniciais colhidos na fase exploratória da investigação. Focaliza aspectos filosóficos e históricos do ensino e aprendizagem da música, considerando o pensamento de filósofos sobre a arte e a música e o pensamento de estudiosos da educação em geral e do ensino da música em particular, que sustentam teoricamente o trabalho. Palavras-chave: aprendizagem musical, “modelo conservatorial”, pensamento pedagógico-curricular contemporâneo. ABSTRACT This paper deals with musical learning in the Big Band (Bandão) of the Portable Music School (Escola Portátil de Música) and presents the initial data of our research. It focuses on the philosophical and the historical aspects involved in music teaching and learning, considering the philosophers’ thoughts about art and music, as well as the thoughts of experts’ in general education and especially musical education, which give theoretical support to this investigation. Keywords: musical learning, conservatory’s pattern, contemporary thought on pedagogy and curriculum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elza Greif, PPGM - Unirio

Doutora em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM), do Centro de Letras e Artes da UNIRIO. Mestre em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário. Professora do Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário (Licenciatura em Música e Musicoterapia) e do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro – ISERJ (Curso Normal Superior).

Downloads

Publicado

2008-04-22

Como Citar

Greif, E. (2008). A APRENDIZAGEM MUSICAL NO “BANDÃO” DA ESCOLA PORTÁTIL DE MÚSICA. Cadernos Do Colóquio, 8(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/coloquio/article/view/124

Edição

Seção

Música e educação