A VALSA "TERNA SAUDADE": IMPLICAÇÕES TÉCNICAS PARA A ANÁLISE FONOGRÁFICA

Autores

  • David Pereira UNIRIO

Palavras-chave:

Análise de música gravada, banda de música

Resumo

Resumo: O repertório bandístico sintetizou materiais e estilos musicais, idéias e sons, formatados em um suporte sonoro prestigiado no início do século XX: o disco 78 rpm. Contudo, elementos interpretativos como andamento e tonalidade envolvem conhecimento prévio de detalhes técnicos, como a rotação dos discos; que, provavelmente, indica variações de velocidade e altura entre gravações históricas de uma mesma obra musical. Ou seja, a interferência do aparato tecnológico foi significativa no resultado final da execução. Palavras-chave: banda de música – valsa – gravações. Abstract: Music styles and materials, ideas and sounds were synthesized by band repertory, within a sophisticated media constructed in the beginning of the twentieth century, the 78 rpm disc. However, interpretative features such as measure and pitch need previous knowledge of characteristics like the speed that shows, probably, devices of tempo and pitch between old recordings of the same work. That is, the interference of mechanical technology was very important in the final result of performance. Keywords: brass band – waltz – recordings.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Pereira, UNIRIO

David Pereira de Souza – Doutorando em música pela UNIRIO, iniciou seus estudos na Escola de Música Villa-Lobos, no curso de teoria musical e clarineta sob a orientação do Prof. José Botelho. Durante este período atuou como integrante da Orquestra de Sopros Anacleto de Medeiros, sob a regência do maestro Luiz Vianna, e do Coral Villa-Lobos, sob a orientação do maestro Abelardo Magalhães. Como instrumentista, destaca-se sua participação na Orquestra Sinfônica Jovem do Teatro Municipal, Orquestra de Câmara da UNIRIO e na Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, desde 1992. Na carreira acadêmica, realizou os seguintes cursos: Bacharelado em Música, Graduação em Clarineta pela UNIRIO (1995); Especialização em Docência Superior pela Faculdade Bethéncourt Silva (2000) e Mestrado em Musicologia pela UNIRIO (2003). Atua, ainda, como Regente de Banda de Música e Professor de Clarineta na FAETEC, desde 1999.

Downloads

Publicado

2008-01-20

Como Citar

Pereira, D. (2008). A VALSA "TERNA SAUDADE": IMPLICAÇÕES TÉCNICAS PARA A ANÁLISE FONOGRÁFICA. Cadernos Do Colóquio, 8(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/coloquio/article/view/126

Edição

Seção

Documentação e história da música