REFERENCIAL PIAGETIANO PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MUSICAL
Palavras-chave:
Construtivismo, Psicogenética, Educação MusicalResumo
Este artigo resume a revisão teórica da minha pesquisa de doutorado intitulada “Integração de Abordagens da Teoria e da Prática em Escolas de Música através das Representações do Fazer Musical” e tem o objetivo de discorrer sobre o Construtivismo, a Psicogenética, e sua possível aplicação na Educação Musical. A literatura aponta que a pedagogia tem se apossado das descobertas piagetianas para embasar teoricamente suas abordagens construtivistas. Sob esta óptica, o desenvolvimento psicológico é visto como uma prolongação do desenvolvimento biológico, e se dá através da interação das estruturas internas do sujeito com o mundo exterior numa contínua busca de equilíbrio. Este texto revê alguns dos aspectos da teoria de Piaget que tem influenciado a pesquisa sobre o desenvolvimento cognitivo musical.Downloads
Downloads
Publicado
2009-02-04
Como Citar
do Amaral Manfrinato Justi, L. (2009). REFERENCIAL PIAGETIANO PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MUSICAL. Cadernos Do Colóquio, 9(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/coloquio/article/view/234
Edição
Seção
Música e educação