PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE CRATIVIDADE NA EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL

Autores

  • Solange Costa de Freitas Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • José Nunes Fernandes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Considerando-se a importância da criatividade na Educação Musical, realizou-se esta pesquisa com o objetivo de apresentar um panorama da produção científica no Brasil. A revisão de literatura foi realizada com base em artigos científicos, resenhas, comunicações de pesquisa, relatos de experiência, Pôsteres e projetos artísticos e socioculturais, apresentações audiovisuais, publicados em revistas e anais da ABEM- Associação Brasileira de Educação Musical; Opus, Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música- ANPPOM; no período de 1992 a 2008; Revista Arte_Online/ CEART; Revista-pesquisa da UDESC; Revista Cognição e Artes Musicais, dos anos 2006, 2007 e 2008. E a Revista Permusi. E ainda em trabalhos de Teses e Dissertações em Música, Artes/música, Educação, Comunicação e Semiótica de cursos de Pós-graduação de instituições nacionais. Os trabalhos foram selecionados segundo o critério da presença no título de alguma das seguintes termos: criatividade; criar; processos criativos; expressão criativa; criação. Constatou-se uma irregularidade substancial na produção científica nas duas últimas décadas, no campo da Educação Musical. Temas como criatividade em grupo, processo criativo, formação do professor e a criatividade de seus alunos, em estudos descritivos e exploratórios no ensino formal e informal, dentre outros, necessitam ser investigados. Abstract According to the important of Music Education’s creativity, this search was made to introduce an overview of the scientific production in Brazil. The literature review was performed based on scientific articles, reviews, communications research, reports of experience, Posters and artistic projects and cultural, audiovisual presentations, which were published in magazines and annals of the ABEM - Brazilian Association for Music Education; Opus, Journal of the National Association for Research in Music and Graduate Course’s-ANPPOM; in the period 1992 to 2008; Magazine Arte_Online / CEART; search for journal-UDESC; journal Cognition and Musical Arts, from the years 2006, 2007 and 2008, and the magazine Permusi. Even in studies of Theses and Dissertations in Music, Arts / Music, Education, Communication and Semiotics of Graduate Course’s of national institutions. The works were selected based on the title, which might have one of the following terms: creativity, create, creative processes, creative expression, creation. It is a substantial irregularity in the scientific production in the last two decades, on the field of Music Education. Issues such as creativity in a group, creative process, the training of teachers and creativity of their students in exploratory and descriptive studies in the formal and informal education, among others, must be investigated.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

de Freitas, S. C., & Fernandes, J. N. (2010). PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE CRATIVIDADE NA EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL. Cadernos Do Colóquio, 10(2). Recuperado de https://seer.unirio.br/coloquio/article/view/553

Edição

Seção

Psicologia da Música