AMUSIA E A QUESTÃO DA INCLUSÃO NO ENSINO DE MÚSICA

Autores

  • Frederico Neves de Aguiar Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Cristine Branco Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar a amusia, enquanto deficiência que carece de ações profissionais e pedagógicas específicas, e refletir a respeito de sua situação no ensino de música propondo inclusão. A pesquisa é de natureza bibliográfica, baseada na revisão de textos que descrevem algumas disfunções neurológicas no campo da percepção e execução especificamente musicais e, que abordam a questão da inclusão no ensino de maneira geral. A diversidade com que amusia pode apresentar-se demonstra a necessidade de que os profissionais da área musical estejam aptos a identificar esta deficiência, de modo que sejam capazes de estabelecer ações profissionais específicas e interdisciplinares para os diversos casos apresentados. Abstract This article aims to identify the amus, while disability that requires specific actions and teaching professionals, and reflect thesituation in respect of its proposed inclusion of music education. This is a literature search, based on the review of texts that describe some neurological disorders in the field of perception and specifically musical performance, and which address the question of inclusion in general education. The iversity that can present amus demonstrates the need for professionals in the area musical are able to identify this deficiency in order to be able to establish professional actions for specific and interdisciplinary the cases presented.

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Publicado

2010-03-11

Como Citar

de Aguiar, F. N., & Branco, C. (2010). AMUSIA E A QUESTÃO DA INCLUSÃO NO ENSINO DE MÚSICA. Cadernos Do Colóquio, 10(2). Recuperado de https://seer.unirio.br/coloquio/article/view/558

Edição

Seção

Psicologia da Música