A adoção de práticas de governança de TIC na gestão dos processos de negócio e de software: um survey no âmbito das empresas sergipanas
Keywords:
Governança de TIC. Survey. Processos de Negócio. Projeto de Software. Alinhamento Estratégico.Abstract
Uma falha no mapeamento ou na definição dos processos de negócio e de software pode provocar sérios riscos às organizações, que passaram a dar atenção cada vez maior a essas questões, principalmente no que se refere ao alinhamento do desempenho, à organização e à estratégia a ser seguida. Os processos, além de ser eficientes e eficazes, devem agregar valor aos objetivos empresariais. Com isso, as organizações são levadas a adotar práticas e metodologias que permitam monitorar os resultados e a relação destes com a estratégia da organização. Este artigo apresenta os resultados de um survey, com CIOs da Associação dos CIOs do estado de Sergipe, acerca da gestão dos processos de negócio, dos processos de software e da utilização de práticas de governança de TIC. Como resultados, em apenas 19% dos casos, evidenciou-se uma adoção integral do processo de desenvolvimento de software com o intuito de assegurar que o software a ser desenvolvido atenda às necessidades das organizações. No mesmo patamar de minoria, foi individuado que só 33% das empresas identificam e mapeiam integralmente os principais processos de negócio. Em paralelo, as principais práticas de governança de TIC utilizadas foram ITIL (63%), Planejamento Estratégico de TIC (PE de TIC) próprio ou personalizado (56%) e PMBOK (42%). Além disso, em apenas 23% das organizações, os principais processos de negócio foram suportados por sistemas informatizados. Isso pode estimular mais investimentos das organizações em aprimoramento dos processos de negócio, processos de desenvolvimento de software e utilização de práticas de governança de TIC para atingir as metas e os objetivos estratégicos da organização.Downloads
References
Aaker, D. A.; Kumar, V.; Day, G. S. Pesquisa de Marketing. 1ª ed. São Paulo: Atlas. 2004.
Babbie E. Métodos de Pesquisas de Survey. Tradução Guilherme Cezarino. Belo Horizonte: Ed. UFMG; 1999.
Baldam R., Valle R., Rozenfeld H. Gerenciamento de processos de negócio BPM –Uma referência para implantação prática. São Paulo: Campus; 2014.
Basili V., Weiss D. A Methodology for Collecting Valid Software Engineering Data. IEEE Transactionson Software Engineering 1984 Nov;10(3):728-738.
Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Perfil da Indústria nos Estados (acesso em 2016, oct. 08). Disponível em: http://perfilestados.portaldaindustria.com.br/estado/se>.
Jaana M., Teitelbaum M., Roffey T. IT Strategic Planning in a Pediatric Hospital: Overview of the Process and Outcomes. HICSS 2012: 2910-19.
Lima R. Planejamento estratégico alinhado com a tecnologia da informação. In: II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica. João Pessoa. 2007.
Rogério F.C., Amboni N. Planejamento estratégico de tecnologia da informação orientado ao alinhamento de negócios das empresas: O Caso do Grupo de Cios de Santa Catarina. In: V Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGeT), 2008, Rezende RJ. . Rio de Janeiro RJ: aedb; 2008. v. 1. p. 1-14.
Scheer A.W.. ARIS: business process framework. 2ª Ed. Berlin: Springer; 1998.
Sommerville I. Engenharia de Software. Tradução André Maurício de Andrade Ribeiro; revisão técnica KechiHirama. São Paulo: Addison Wesley; 2003.
Tarouco H.H., Graeml A.R. Governança de tecnologia da informação: um panorama da adoção de modelos de melhores práticas por empresas brasileiras usuárias. Revista de Administração 2011;46(1):07-18.
Van, S. R, Berghout, E. (1999). The Goal/Question /Metric Method: A practical guide for quality improvement of software development. Mc Graw-Hill.