A Business Model for Managing SOA Initiatives

Autores/as

  • Leonardo Guerreiro Azevedo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Thaíssa Diirr Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Fernanda Baião Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Flávia Santoro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Resumen

Para obter os benefícios corporativos com a implantação de uma abordagem SOA, não é suficiente tratar características técnicas. Uma estratégia alinhada ao negócio deve ser considerada como base para as atividades de implementação, validação, desenvolvimento e gestão de serviços. Um caso de negócio, um modelo de referência e uma arquitetura da organização devem ser estabelecidos. Este trabalho propõe objetivos, papéis e processos para governança SOA do ponto de vista da Arquitetura de Tecnologia de Informação. Os processos foram avaliados por especialistas na área de SOA que argumentam que adotariam os mesmos para a governança SOA em suas organizações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thaíssa Diirr, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Fernanda Baião, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor Adjunto do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Flávia Santoro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor Adjunto do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Descargas

Publicado

2014-10-22

Cómo citar

Azevedo, L. G., Diirr, T., Baião, F., & Santoro, F. (2014). A Business Model for Managing SOA Initiatives. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 7(1), 4–33. Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/isys/article/view/2114

Número

Sección

ARTIGOS REGULARES