Uma Abordagem Prática com Foco em Gestão de TIC para Ensino de SI para Alunos de Graduação em Computação

Autores/as

Resumen

Ensinar a disciplina de Sistemas de Informação (SI) para alunos graduandos dos cursos de computação (licenciatura, bacharelado e enge- nharia) ligados a Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), exige uma adaptação na forma de abordar o conteúdo programático da disciplina de SI. Este artigo apresenta uma abordagem prática que exemplifica a aplicação do conhecimento adquirido com o estudo do conteúdo programático da disciplina de SI em organizações de TIC onde os discentes atuam. O levantamento do perfil dos alunos permitiu verificar que a abordagem adotada se adequa à realidade dos alunos. O conteúdo programático e sua importância foram avaliados aplicando-se um questionário aos alunos. As respostas revelaram que a abordagem de ensino adotada aumentou a compreensão dos alunos sobre SI e a motivação para aplicar este conhecimento nas atividades profissionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edison Ishikawa, Universidade de Brasília (UnB)

Professor do Departamento de Ciência da Computação da UnB. Atua nas áreas de SI, Sistemas Distribuídos, Multimídia e Web semântica

Célia Ghedini Ralha, Universidade de Brasília - UnB

Professor of departamento de Ciência da Computação - UnB Currently, her research focus is on Intelligent Information Systems, particularly using agent-based models and multi-agent systems, covering aspects of intelligent agent interaction protocol associated to other technologies such as complex events simulation and data mining, applied to different domain areas, such as Bioinformatics, Computer Forensics, Environmental Analysis.

Publicado

2016-07-27

Cómo citar

Ishikawa, E., & Ralha, C. G. (2016). Uma Abordagem Prática com Foco em Gestão de TIC para Ensino de SI para Alunos de Graduação em Computação. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 9(2). Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/isys/article/view/5410

Número

Sección

ARTIGOS DE EDIÇÃO ESPECIAL