Distância de Barbieri: uma métrica para identificar similaridade entre perfis de consumidores

Autores/as

  • Luiz Eugênio Barbieri Universidade de Passo Fundo
  • Cristiano Roberto Cervi Universidade de Passo Fundo

Palabras clave:

Sistema de recomendação, Filtragem baseada em conteúdo, Distância Levenshtein, Similaridade

Resumen

O presente trabalho insere-se nos estudos de sistemas de recomendação com filtragem baseada em conteúdo, tendo como motivação para seu desenvolvimento a observação do comportamento de usuários em um sistema de gestão empresarial. A principal contribuição do trabalho é o desenvolvimento da Distância de Barbieri, uma métrica cujo propósito é medir a similaridade entre compradores com base em seu histórico de compras. A métrica foi desenvolvida para situações nas quais não existem dados de avaliação do comprador para o produto adquirido. Como não necessita de ratings para os itens, pois a similaridade acontece quando compradores adquirem muito ou pouco de um mesmo produto, é possível identificar a similaridade do perfil de consumidores com base em seu histórico de compras. Para realizar os experimentos de validação da métrica, utilizou-se um método de comparação entre perfis de compradores, que apresentou resultados satisfatórios no cálculo da similaridade.

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Biografía del autor/a

Luiz Eugênio Barbieri, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Computação Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada da Universidade de Passo Fundo, com ênfase em Sistemas de Recomendação. Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Passo Fundo (2016). Atualmente é Programador - Ren9ve Softwares. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em desenvolvimento de softwares e sistemas de recomendação.

Cristiano Roberto Cervi, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo, mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas atividades estão ligadas a Universidade de Passo Fundo onde é professor nos cursos de graduação e pós-graduação da área de informática. Na graduação foi coordenador do curso de Sistemas de Informação por dois mandatos. Na pós-graduação lato sensu coordenou o curso de Sistemas de Computação e o curso de Desenvolvimento de Software, este último em três edições. Na extensão foi membro da Comissão de Extensão e Assuntos Comunitários e desde julho de 2010 é vice-presidente da Câmara de Extensão do Conselho Universitário. Na pesquisa é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) onde desenvolve projetos nas áreas de engenharia de software, banco de dados e linguagens de programação atuando nos seguintes temas: sistemas de recomendação, modelagem de perfil de usuários, modelagem de software e cidades inteligentes. Foi diretor do Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo por dois mandatos (07/2010 a 07/2018). É o atual vice-reitor administrativo da Universidade de Passo Fundo, eleito para o período 07/2018 a 07/2022.

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Publicado

2019-12-24

Cómo citar

Barbieri, L. E., & Cervi, C. R. (2019). Distância de Barbieri: uma métrica para identificar similaridade entre perfis de consumidores. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 13(1), 144–158. Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/isys/article/view/8572

Número

Sección

ARTIGOS REGULARES