A Evasão no Curso de Sistemas de Informação sob uma perspectiva tridimensional de fatores

Autores/as

  • Juliana Saraiva Universidade Federal da Paraíba
  • Amanda Cavalcante Universidade Federal da Paraíba
  • Vanessa Dantas Universidade Federal da Paraíba

Palabras clave:

Sistemas de Informação, Evasão, Fatores Humanos e Sociais, Desempenho acadêmico.

Resumen

Os altos índices de evasão na graduação vêm demandando pesquisas para entender este fenômeno, inclusive em cursos como Sistemas de Informação. Assim, este trabalho investigou a evasão sob a perspectiva de fatores acadêmicos, humanos e sociais na UFPB. Um survey foi respondido por 53 evadidos e uma análise quantitativa sobre dados gerados pelo Sistema de Controle Acadêmico da instituição - 243 registros -  foi realizada, indicando a falta de políticas públicas e universitárias referente a auxílios financeiros como uma das maiores causas de evasão. Os resultados sugerem que não há diferença no deficit de aprendizagem e nas taxas de cancelamento de matrícula de alunos de diferentes gêneros e origem escolar (pública ou privada), demonstrando que decisões institucionais devem ser tomadas levando em conta uma visão tridimensional sobre os fatores de evasão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-06-18

Cómo citar

Saraiva, J., Cavalcante, A., & Dantas, V. (2020). A Evasão no Curso de Sistemas de Informação sob uma perspectiva tridimensional de fatores. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 13(3), 05–24. Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/isys/article/view/9519

Número

Sección

VERSÕES ESTENDIDAS DE ARTIGOS SELECIONADOS