Design Science Research para o Desenvolvimento de um Modelo da Participação em Bate-papo

Auteurs

  • Edmilson Barcelos Rocha Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Mariano Pimentel Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Morganna Carmem Diniz Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Flávia Maria Santoro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Résumé

O grande crescimento da Educação a Distância no Brasil e o intenso uso do bate-papo nessa modalidade motivaram o estudo apresentado neste artigo. A pesquisa tem um duplo objetivo: demonstrar a influência do tamanho do grupo na participação em bate-papo educacional e produzir um modelo matemático para estimar a quantidade máxima de alunos que devem participar de um bate-papo mantendo o nível de participação desejado pelo professor. A metodologia usada foi a Design Science Research, que orienta a realização de uma pesquisa comportamental aliada à produção de um artefato. As estimativas produzidas pelo modelo foram confrontadas com dados reais e mostraram precisão adequada corroborando para sua validade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Edmilson Barcelos Rocha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Doutorando em Informática no PPGI-Unirio pesquisando o uso de Sistemas Colaborativos na Educação a Distância.

Téléchargements

Publiée

2015-07-15

Comment citer

Rocha, E. B., Pimentel, M., Diniz, M. C., & Santoro, F. M. (2015). Design Science Research para o Desenvolvimento de um Modelo da Participação em Bate-papo. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 8(1), 18–41. Consulté à l’adresse https://seer.unirio.br/isys/article/view/4342

Numéro

Rubrique

VERSÕES ESTENDIDAS DE ARTIGOS SELECIONADOS