Análise de Algoritmos de Classificação para Detecção de Emoções em Tweets em Português Brasileiro

Auteurs

  • Daniel P. Kansaon Departamento de Ciência da Computação / Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Michele A. Brandão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)
  • Saulo A. de Paula Pinto Instituto de Ciências Exatas e Informática/Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)

Mots-clés :

análise de emoções, redes sociais, algoritmos de classificação

Résumé

Com o crescente acesso à Web, grande quantidade de conteúdos são produzidos diariamente. O estudo de tais conteúdos permite a descoberta de novos conhecimentos. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma análise de algoritmos que permitem a detecção de emoções em tweets no idioma português brasileiro. Assim, são considerados dez algoritmos, desde árvores de decisão e classificadores baseados no modelo de Bayes, abordando ao todo, sete classes de emoções: triste, chateado, amor, feliz, raiva, inveja e ironia. Os resultados da avaliação experimental são melhores ao classificar relações de emoções distintas, chegando a acurácia de 85% com um algoritmo Naive Bayes. Por outro lado, relações entre sentimentos próximos apresentam resultados inferiores a 70% de acerto em alguns casos. Ademais, algoritmos de classificação baseados no Naive Bayes apresentam resultados eficientes em variados contextos, além de terem comportamento consistente independente do idioma.

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Publiée

2019-08-26

Comment citer

Kansaon, D. P., Brandão, M. A., & Pinto, S. A. de P. (2019). Análise de Algoritmos de Classificação para Detecção de Emoções em Tweets em Português Brasileiro. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 12(3), 116–138. Consulté à l’adresse https://seer.unirio.br/isys/article/view/8229

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