Complementando o Aprendizado em Programação: Revisitando Experiências no Curso de Sistemas de Informação da USP

Autores

  • Luciano Antônio Digiampietri Universidade de São Paulo
  • Sarajane Marques Peres Universidade de São Paulo
  • Fábio Nakano Universidade de São Paulo
  • Norton Trevisan Roman Universidade de São Paulo
  • Priscilla Koch Wagner Universidade de São Paulo
  • Bárbara Barbosa Claudino Silva Universidade de São Paulo
  • Beatriz Teodoro Universidade de São Paulo
  • Douglas Fernandes Pereira da Silva Jr. Universidade de São Paulo
  • Guilherme Vinícius Alvez Pereira Universidade de São Paulo
  • Guilherme Oliveira Borges Universidade de São Paulo
  • Gustavo Ruggeri Pereira Universidade de São Paulo
  • Marcelo Ventura dos Santos Universidade de São Paulo
  • Maruscia Baklizky Universidade de São Paulo
  • Vitor de Almeida Barros Universidade de São Paulo

Resumo

O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade de São Paulo trabalha pela constante melhoria na formação que oferece para seus alunos, o que requer um trabalho contínuo de inovação e aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem executados por seus professores e alunos. Na busca desta melhoria, os professores e alunos vêm realizando algumas ações, dentre as quais estão as experiências apresentadas neste artigo: as disciplinas de Desafios de Programação e o Campeonato de Programação para Calouros. Ambas estão focadas na complementação do aprendizado de lógica de programação, algoritmos e estruturas de dados -- assuntos difíceis do ponto de vista didático, mas imprescindíveis na formação técnica de qualidade. O presente artigo revisita e estende análises sobre essas experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Antônio Digiampietri, Universidade de São Paulo

Professora Pesquisadora na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Atuante no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação

Sarajane Marques Peres, Universidade de São Paulo

Professor Pesquisador na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Atuante no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação

Fábio Nakano, Universidade de São Paulo

Professor Pesquisador na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Atuante no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação

Norton Trevisan Roman, Universidade de São Paulo

Professor Pesquisador na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Atuante no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação

Priscilla Koch Wagner, Universidade de São Paulo

Aluna de graduação no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação e bolsista do Programa de Educação Tutorial

Bárbara Barbosa Claudino Silva, Universidade de São Paulo

Aluna de graduação no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação e ex-bolsista do Programa de Educação Tutorial

Beatriz Teodoro, Universidade de São Paulo

Aluna de graduação no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação e bolsista do Programa de Educação Tutorial

Douglas Fernandes Pereira da Silva Jr., Universidade de São Paulo

Aluno de graduação no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação e ex-bolsista do Programa de Educação Tutorial

Guilherme Vinícius Alvez Pereira, Universidade de São Paulo

Aluno de graduação no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação e ex-bolsista do Programa de Educação Tutorial

Guilherme Oliveira Borges, Universidade de São Paulo

Aluno de graduação no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação e bolsista do Programa de Educação Tutorial

Gustavo Ruggeri Pereira, Universidade de São Paulo

Aluno de graduação no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação e ex-bolsista do Programa de Educação Tutorial

Marcelo Ventura dos Santos, Universidade de São Paulo

Aluno de graduação no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação e ex-bolsista do Programa de Educação Tutorial

Maruscia Baklizky, Universidade de São Paulo

Aluna de graduação no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação e bolsista do Programa de Educação Tutorial

Vitor de Almeida Barros, Universidade de São Paulo

Aluno de graduação do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação

Downloads

Publicado

2014-09-20

Como Citar

Digiampietri, L. A., Peres, S. M., Nakano, F., Roman, N. T., Wagner, P. K., Silva, B. B. C., Teodoro, B., da Silva Jr., D. F. P., Pereira, G. V. A., Borges, G. O., Pereira, G. R., dos Santos, M. V., Baklizky, M., & Barros, V. de A. (2014). Complementando o Aprendizado em Programação: Revisitando Experiências no Curso de Sistemas de Informação da USP. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 6(1), 5–29. Recuperado de https://seer.unirio.br/isys/article/view/2178

Edição

Seção

ARTIGOS REGULARES