Interdisciplinaridade e Teoria de Redes: rede semântica de cliques baseada em ementas e rede de componentes curriculares

Autores

Palavras-chave:

Teoria de redes, Currículo, Disciplinas, Programas de pós-graduação.

Resumo

Este trabalho propõe investigar a rede semântica de cliques baseada em ementas de um programa de pós-graduação de doutorado. Foram coletadas 46 ementas de componentes curriculares. Usando alguns índices de redes sociais e complexas como ponto de partida, observou-se que as centralidades de grau, proximidade e intermediação são índices adequados para perceber a coerência e consistência da proposta de um programa com seu ementário. E a identificação dos temas em comum às ementas auxilia na percepção das interações entre os componentes curriculares de um programa.

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Publicado

2019-08-26

Como Citar

Andrade, J. C., Barreto, R. S. F. D., Cunha, M. do V., Ribeiro, N. M., & Pereira, H. B. de B. (2019). Interdisciplinaridade e Teoria de Redes: rede semântica de cliques baseada em ementas e rede de componentes curriculares. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 12(3), 24–52. Recuperado de https://seer.unirio.br/isys/article/view/8126

Edição

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VERSÕES ESTENDIDAS DE ARTIGOS SELECIONADOS