10. Jaques Corseuil e a crítica de dança no Brasil

Autores

  • Beatriz Cerbino UFB

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2011.v3i1.%25p

Resumo

Resumo O crítico e jornalista de dança Jaques Corseuil escreveu, por quase trinta anos, para diversos periódicos, entre revistas e jornais, contribuindo para a construção de um ideal de dança cênica nacional, assim como para a formação de um público específico para a área. Seus escritos – entre críticas, matérias e perfis de bailarinos – formam um importante acervo da memória da dança no Rio de Janeiro e no Brasil. Palavras-chave | Jaques Corseuil | Crítica de dança | História da dança | Memória | Balé nacional Abstract For almost 40 years, the dance critic and journalist Jacques Corseuil wrote for various venues, including magazines and newspapers, contributing to the construction of a national ideal of dance as well as to the formation of a specific audience for the area. His writings – including reviews, texts and profiles of dancers – form an important patrimony of dance memory of Rio de Janeiro and Brazil. Keywords | Jaques Corseuil | Dance review | Dance history | Memory | National ballet Beatriz Cerbino é Doutora em História pela UFF, com estagio de doutoramento (visiting scholar) na Universidade de Nova York, no Programa de Estudos da Performance. Ela é professora da Universidade Federal Fluminense/UFF, no curso de Produção Cultural e no Programa de Pós-graduação em Ciência da Arte/PPGCA. Beatriz Cerbino holds a doctorate in History from Universidade Federal Fluminense/UFF, and held a doctoral research/visiting scholar fellowship in the Department of Performance Studies of the Tisch School the Arts, New York University. She is a professor at the Federal University Fluminense (UFF) in the undergraduate program of Cultural Production and in the Graduate Program in Science of Art/PPGCA. Este texto vincula-se à pesquisa do CNPq Anatomia de um pensamento: os escritos de Jaques Corseuil, e contou com o apoio do bolsista PIBIC/UFF, Igor Nunes Campos, aluno de graduação do curso de Produção Cultural. Uma primeira versão desse texto foi apresentada no VIII Encontro Nacional de História da Mídia, em abril de 2011. This essay is part of a CNPq (National Counsel of Technological and Scientific Development) research project, with research assistance from Igor Nunes Campos (PIBIC/UFF grant), an undergraduate student in the Cultural Production Program. A first version of this essay was presented at the VIII National Meeting of the History of the Media, in April of 2011.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Cerbino, UFB

Beatriz Cerbino é Doutora em História pela UFF, com estagio de doutoramento (visiting scholar) na Universidade de Nova York, no Programa de Estudos da Performance. Ela é professora da Universidade Federal Fluminense/UFF, no curso de Produção Cultural e no Programa de Pós-graduação em Ciência da Arte/PPGCA. Beatriz Cerbino holds a doctorate in History from Universidade Federal Fluminense/UFF, and held a doctoral research/visiting scholar fellowship in the Department of Performance Studies of the Tisch School the Arts, New York University. She is a professor at the Federal University Fluminense (UFF) in the undergraduate program of Cultural Production and in the Graduate Program in Science of Art/PPGCA. Este texto vincula-se à pesquisa do CNPq Anatomia de um pensamento: os escritos de Jaques Corseuil, e contou com o apoio do bolsista PIBIC/UFF, Igor Nunes Campos, aluno de graduação do curso de Produção Cultural. Uma primeira versão desse texto foi apresentada no VIII Encontro Nacional de História da Mídia, em abril de 2011. This essay is part of a CNPq (National Counsel of Technological and Scientific Development) research project, with research assistance from Igor Nunes Campos (PIBIC/UFF grant), an undergraduate student in the Cultural Production Program. A first version of this essay was presented at the VIII National Meeting of the History of the Media, in April of 2011.

Downloads

Como Citar

Cerbino, B. (2012). 10. Jaques Corseuil e a crítica de dança no Brasil. O Percevejo Online, 3(1). https://doi.org/10.9789/2176-7017.2011.v3i1.%p