Autobiografias e a possibilidade de uma cena engajada: as experiências de proyecto prometeu e testigo de las ruínas do grupo mapa teatro
DOI:
https://doi.org/10.9789/2176-7017.2012.v4i1.%25pResumo
Resumo O presente trabalho se propõe a refletir sobre a exploração de dinâmicas artísticas que se estabelecem nas fronteiras entre ficção e realidade, a partir da experiência teatral Proyecto Prometeu e Testigo de Las Ruínas, coordenada pelo grupo colombiano Mapa Teatro. Pretendemos estabelecer, assim, ponderações acerca dos pressupostos estéticos e éticos inscritos nessas propostas teatrais, que tiveram como mote de criação levantar discussões referentes à desapropriação que vinham sofrendo moradores do, hoje extinto, bairro Santa Inês a partir das impressões, lembranças e relatos pessoais desses antigos moradores. O presente trabalho concentra sua análise especificamente nos modos e objetivos do uso de autobiografias dos antigos moradores na construção das ações cênicas desses espetáculos. Palavras-chave | Mapa Teatro | Autobiografia | Teatro Documentário Abstract This paper presents a reflection on the artistic dynamics that are established at the boundaries between fiction and reality. To do so, it studies the theatrical experience proposed by Proyecto Prometeu and Testigo de Las Ruínas, coordinated by the colombian group Mapa Teatro. We pretend to raise some considerations on the aesthetic and ethical presuppositions written into these theatrical projects, whose original creative impulse was to as stimulate discussions related to the expropriation suffered by residents of the presently extinguished neighborhood of Santa Inês, by drawing on the impressions, memories and personal reports of former residents. This paper examines specifically the ways and goals of the use of personal narratives of former residents in constructing the scenic actions of these performances. Key-words | Mapa Teatro | Autobiography | Documentary Theater Heloisa Marina da Silva é mestranda do Programa de Pós Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina, sob orientação do Prof. Dr. Stephan Baumgärtel. Heloisa Marina da Silva is a master's student of the Graduate Program in Theatre at the University of the State of Santa Catarina, under the supervision of Prof. Dr. Stephan Baumgärtel. Stephan Arnulf Baumgartel possui doutorado em Literaturas da língua inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e pós-doutorado na ECA/USP (2009-2010) com estudos sobre a dramaturgia brasileira contemporânea. Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina na área de história do teatro e dramaturgia. Stephan Arnulf Baumgartel holds a PhD in English Literature at Universidade Federal de Santa Catarina (2005) and a postdoctorate at ECA/USP (2009-2010) with studies on Contemporary Brazilian dramaturgy. He is currently professor at the Universidade do Estado de Santa Catarina in Theatre History and Drama. Integra em PDFDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-01
Como Citar
da Silva, H. M., & Baumgartel, S. A. (2012). Autobiografias e a possibilidade de uma cena engajada: as experiências de proyecto prometeu e testigo de las ruínas do grupo mapa teatro. O Percevejo Online, 4(1). https://doi.org/10.9789/2176-7017.2012.v4i1.%p
Edição
Seção
Ensaios Livres